Precauções gerais
-
A presença de objetos soltos junto aos pés do condutor pode interferir com a utilização dos pedais e provocar um acidente.
-
Concentre-se na estrada durante a condução. A principal responsabilidade do condutor é a utilização da viatura de forma segura e legal. Não devem ser utilizados quaisquer dispositivos portáteis, equipamentos ou outros sistemas que distraiam o condutor durante a condução.
-
Antes de comutar para a posição D (Condução) ou R (Marcha-atrás), observe o espaço em torno do seu veículo para ver se existem pessoas a passar, especialmente crianças.
-
Arrume em segurança os itens que guarda no veículo. Quando ocorre uma travagem brusca ou uma viragem rápida do volante, os objetos soltos podem cair ao chão e interferir com o funcionamento dos pedais, podendo provocar um acidente.
-
Não conduza sob a influência do álcool, drogas ou outras substâncias nocivas. Se conduzir, não beba. Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode afetar os seus reflexos e capacidades de perceção e avaliação das situações.
A condução sob o efeito de drogas ou outras substâncias nocivas é tão ou mais perigosa do que a condução sob o efeito do álcool.
-
Use sempre calçado apropriado para conduzir o veículo. O uso de calçado desadequado (saltos altos, botas de esqui, sandálias, etc.) pode afetar a sua capacidade de utilizar os pedais do travão e do acelerador.
-
Se o seu veículo ficar preso em neve, lama, areia, etc., tente baloiçá-lo movendo-o para a frente e para trás. Não efetue este procedimento com pessoas ou objetos perto do veículo. Durante este procedimento, o veículo pode andar repentinamente para a frente ou para trás, provocando lesões ou danos materiais nas pessoas ou objetos existentes nas imediações.
-
Ao conduzir em subidas ou descidas, mude sempre a alavanca seletora para D (Condução) para avançar ou para R (Marcha-atrás) para fazer marcha-atrás e verifique a posição da alavanca seletora indicada no painel de instrumentos antes de conduzir. Conduzir na direção oposta à da mudança selecionada pode criar uma situação perigosa, pois desliga o veículo e afeta o desempenho da travagem.
-
Use SEMPRE o seu cinto de segurança. Numa colisão, um ocupante sem cinto corre muito mais riscos de sofrer lesões graves ou fatais do que um ocupante com o cinto corretamente colocado.
-
Evite altas velocidades em curvas ou ao mudar de direção.
-
Não faça movimentos bruscos do volante, como no caso de mudanças abruptas de faixa ou curvas rápidas e apertadas.
-
O risco de capotamento aumenta grandemente com a perda de controlo do veículo a alta velocidade.
-
Em muitos casos, o condutor perde o controlo do veículo quando duas ou mais rodas saem da estrada e o condutor efetua uma sobreviragem para retomar a estrada.
-
Se o seu veículo sair da via de rodagem, não faça movimentos bruscos com o volante. Em vez disso, abrande antes de voltar para dentro das marcações da via.
-
Nunca ultrapasse os limites de velocidade afixados na sinalização.