Precauções
|
|
Antes de manusear uma bateria, leia sempre atentamente as instruções que se seguem: |
|
|
Mantenha cigarros acesos e outras fontes de chama ou faísca longe da bateria. |
|
|
O hidrogénio, um gás altamente combustível, está sempre presente nas células da bateria, podendo explodir se inflamado. |
|
|
Mantenha as baterias fora do alcance das crianças, uma vez que estas contêm ÁCIDO SULFÚRICO que é altamente corrosivo. Não deixe o ácido da bateria entrar em contacto com a pele, os olhos, peças de vestuário ou o acabamento da pintura do veículo. |
|
|
Se o eletrólito da bateria lhe entrar para os olhos, lave-os com água limpa durante pelo menos 15 minutos e procure imediatamente assistência médica. Se o eletrólito entrar em contacto com a pele, lave bem a zona de contacto. Se sentir dor ou sensação de queimadura, procure imediatamente assistência médica. |
|
|
Para carregar ou trabalhar perto de uma bateria, coloque proteção ocular. Se trabalhar num espaço fechado, assegure sempre a sua ventilação. |
|
|
As baterias e pilhas usadas não devem ser descartadas para o lixo, porque podem ser danosas para o meio ambiente e para a saúde humana. Entregue as baterias e pilhas usadas nos locais apropriados e de acordo com a legislação em vigor. |
-
Ao levantar uma bateria com invólucro plástico, uma pressão excessiva no invólucro pode originar uma fuga de ácido da bateria, causando lesões pessoais. Levante a bateria com a ajuda de um suporte ou com as mãos em cantos opostos.
-
Nunca tente recarregar a bateria com os cabos desta ligados.
-
O sistema de ignição elétrico funciona em alta tensão. Nunca toque nestes componentes com o indicador READY ON ou quando o botão EV está na posição ON.
O desrespeito dos avisos anteriores pode resultar em lesões graves ou fatais.
-
Ao recarregar a bateria, tome as seguintes precauções:
-
A bateria tem de ser retirada do veículo e colocada num local com boa ventilação.
-
Afaste a bateria de cigarros e fontes de faíscas ou chamas.
-
Vigie a bateria durante o carregamento e suspenda ou reduza a carga se as células da bateria começarem a borbulhar violentamente ou a temperatura do eletrólito de uma célula ultrapassar os 49 °C (120 °F).
-
Coloque proteção ocular para vigiar a bateria durante o carregamento.
-
Desligue o carregador da bateria pela seguinte ordem:
-
Desligue o interruptor principal do carregador da bateria.
-
Retire o grampo negativo do borne negativo da bateria.
-
Retire o grampo positivo do borne positivo da bateria.
-
-
-
Antes de efetuar a manutenção ou a recarga da bateria, desligue todos os acessórios e o veículo.
-
Para desligar a bateria, o cabo negativo da bateria tem de ser retirado em primeiro lugar e instalado em último lugar.
-
Recomendamos que use baterias de substituição de um cconcessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Nunca substitua um fusível por outro com uma classificação diferente.
-
Um fusível com capacidade mais elevada pode provocar danos e um incêndio.
-
Nunca utilize um arame ou folha de alumínio para substituir um fusível, mesmo que seja apenas uma medida temporária. pois poderá provocar danos extensivos nos fios elétricos e até provocar um incêndio.
-
Não modifique ou adicione arbitrariamente a cablagem elétrica do veículo.
-
Antes de realizar trabalhos nas luzes, acione firmemente o travão de estacionamento, coloque o botão EV para a posição OFF (desligado) e desligue as luzes, para evitar a deslocação repentina do veículo e queimaduras nos dedos ou choques elétricos.
-
Lembre-se de substituir a lâmpada fundida por outra com o mesmo consumo em watts. Caso contrário, poderá provocar danos extensivos nos fios elétricos e até provocar um incêndio.
-
Tenha em atenção que as lâmpadas podem estar quentes e queimar os dedos.
-
-
Não utilize gasolina, querosene, diluente ou outros solventes nestas peças ou nas suas proximidades.
-
Não tente retirar os limpa-para-brisas manualmente.
-
A utilização de escovas do limpa para-brisas não recomendadas pode provocar o mau funcionamento ou até mesmo uma avaria no limpa para-brisas.
-
Não deixe o braço do limpa para-brisas cair contra o para-brisas, pois pode riscá-lo ou rachá-lo.
-
Se aplicar demasiada força ao braço da limpa para-brisas ao puxar a escolva, poderá danificar a parte central.
-
Se ligar dispositivos eletrónicos não homologados à bateria, esta poderá ficar descarregada. Nunca ligue dispositivos não homologados à bateria.
-
Ao substituir um fusível ou relé fundido por um novo, certifique-se de que o novo fusível ou relé fica bem fixo pelos respetivos retentores. O relé ou fuso não completamente apertado pode causar danos nos sistemas de ligações elétricas do veículo e possivelmente um incêndio.
-
Não remova fusíveis, relés ou terminais presos por parafusos ou porcas. Se o fizer, os fusíveis, relés e terminais mal apertados poderão provocar um incêndio. Se os fusíveis, relés e terminais presos por parafusos ou porcas estiverem fundidos, consulte uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Não coloque outros objetos que não fusíveis ou relés nos terminais dos fusíveis/relés (p. ex. chaves de parafusos ou fios). Isso poderá originar maus contactos e problemas no funcionamento do sistema.
-
Não insira chaves de fendas ou cablagem de outros fabricantes no terminal originalmente concebido apenas para fusíveis e relés. O sistema elétrico e a cablagem do interior do veículo podem ficar danificados ou queimados devido a falha de contacto.
-
Se ligar diretamente o fio das luzes traseiras ou substituir a lâmpada por outra com capacidade superior à regulamentada para instalação, por exemplo, em reboques, o bloco de junção interior pode queimar-se.
-
Não utilize uma chave de fendas ou outro objeto metálico para remover fusíveis, pois poderá provocar um curto-circuito e danificar o sistema.
-
Depois de inspecionar o painel de fusíveis no compartimento do motor, coloque e fixe bem a tampa do painel até ouvir um nítido som de clique. Caso contrário, poderão ocorrer falhas elétricas devido à entrada de água no painel.
-
Inspecione visualmente a tampa da bateria para confirmar que está bem fixa. Se a tampa da bateria não estiver corretamente encaixada, o sistema elétrico pode ficar danificado devido a entrada de humidade no sistema.
-
Se não dispuser das ferramentas necessárias, das lâmpadas certas e da experiência suficiente para realizar a tarefa, consulte uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Em muitos casos, é difícil substituir lâmpadas das luzes do veículo, visto ser necessário remover outras peças antes de chegar a uma lâmpada. Isto acontece em especial se tiver de remover o conjunto de um farol para aceder à(s) lâmpada(s). A remoção/instalação do conjunto dos faróis pode resultar em danos no veículo.
-
A remoção/instalação do conjunto dos faróis pode resultar em danos no veículo. Utilize apenas peças genuínas Kia ou de padrão equivalente. Caso contrário, pode resultar no disparo de um fusível ou outros danos na instalação elétrica.
-
Não instale lâmpadas ou LED extra no veículo. Se forem instaladas luzes adicionais, isso pode causar avarias e oscilação das luzes. Adicionalmente, a caixa de fusíveis e outra cablagem pode ficar danificada.
-
O limpa para-brisas poderá não funcionar durante aproximadamente 10 segundos quando este é utilizado sem líquido limpa-vidros ou as escovas estão congeladas. Tal não constitui uma avaria. Trata-se antes de um sistema de proteção do limpa para-brisas ativado pelo circuito de sobrecarga do motor das escovas.
-
O limpa para-brisas dianteiro deverá ser limpo com mangueira de água e esfregado com uma toalha limpa com as escovas do limpa para-brisas para cima. Além disso, as escovas do limpa para-brisas devem ser igualmente limpas quando é aplicada cera ou massa lubrificante às mesmas.
-
As ceras quentes utilizadas pelas estações de lavagem automática dificultam a limpeza do para-brisas. E, é da responsabilidade dos proprietários lavar e gerir o veículo com os métodos e materiais adequados.
-
Quando substituir o filtro de ar do sistema de controlo da climatização, instale-o da forma correta. Caso contrário, o sistema poderá gerar ruído e a eficácia do filtro poderá diminuir.
-
O seu veículo está equipado com uma bateria isenta de manutenção. Se o seu veículo estiver equipado com uma bateria com as marcas LOWER e UPPER na parte lateral, é possível verificar o seu nível de eletrólito. O nível de eletrólito deve situar-se entre o LOWER e o UPPER. Se o nível de eletrólito for baixo, será necessário acrescentar água destilada (desmineralizada) (nunca acrescente ácido sulfúrico ou outro eletrólito). Quando reabastecer a bateria, tenha cuidado para não salpicar de eletrólito a bateria e os componentes adjacentes. Não encha demasiado as células da bateria. uma vez que isso poderá provocar corrosão noutras peças. Certifique-se de que as tampas das células ficam apertadas.
Contacte uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Antes de substituir um fusível fundido, desligue o cabo negativo da bateria.
-
Se o sistema elétrico não funcionar, comece por inspecionar o painel de fusíveis do lado do condutor.
-
Substitua sempre um fusível fundido por outro com a mesma classificação.
-
Se o fusível novo também se fundir, isso significa que há um problema elétrico. Evite utilizar o sistema envolvido e consulte de imediato uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Ao substituir o fusível, coloque o botão EV na posição "OFF" (desligado) e desligue os interruptores de todos os dispositivos elétricos. Em seguida, remova o terminal (-) da bateria.
-
A etiqueta do painel de fusíveis/relés do seu veículo pode diferir da aqui mostrada.
-
O sistema eletrónico pode não funcionar corretamente, mesmo que o compartimento do motor e a caixa de fusíveis interna não estejam desconectados. Nesse caso, a causa do problema pode ser a desconexão do fusível principal (tipo BFT), que está localizado dentro da tampa do terminal positivo da bateria (+). Uma vez que o fusível principal é concebido de forma mais intrincada que outras peças, visite uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite no seu concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Se o multifusível se fundir, consulte uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Se o conector de luz ou lâmpada for removido de uma lâmpada operacional ativada por energia elétrica, o dispositivo eletrónico da caixa de fusíveis pode interpretar isso como uma avaria. Por isso, um histórico de avaria da lâmpada pode ser registado como Código de anomalia de diagnóstico (DTC) na caixa de fusíveis.
-
É normal que uma lâmpada acionada pisque temporariamente. Uma vez que esta ocorrência se deve à função de estabilização do dispositivo de controlo eletrónico do veículo, se a lâmpada acender normalmente após piscar temporariamente, não há nenhum problema no veículo.
No entanto, se a lâmpada continuar a piscar várias vezes ou se desligar por completo, pode haver um erro no dispositivo de controlo eletrónico do veículo. Neste caso, mande verificar o veículo numa oficina profissional de imediato. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Após um acidente ou após a reinstalação do conjunto de faróis, mande ajustar o direcionamento dos faróis numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.
-
Depois de conduzir debaixo de chuva intensa ou lavar o veículo, as lentes dos faróis e das luzes traseiras podem parecer embaciadas. Esta situação é causada pela diferença de temperatura interna e externa da lâmpada. Sendo semelhante à condensação observada nos vidros dentro do veículo quando chove, Não indica qualquer problema no seu veículo. Se a água pingar para o circuito elétrico das lâmpadas, mande verificar o veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.






