Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Especificações e Informação ao consumidor > Lubrificantes e capacidades recomendados > Grau recomendado de viscosidade SAE

Grau recomendado de viscosidade SAE

CUIDADO

Lembre-se sempre de limpar a zona em torno de um bocal de enchimento ou escoamento ou de uma vareta antes de verificar o nível ou efetuar o escoamento de um lubrificante. Este procedimento é particularmente importante em zonas poeirentas ou arenosas e se o veículo circular em estradas sem pavimento. A limpeza do bocal e da zona da vareta impedirá a entrada de sujidade e impurezas no motor e noutros mecanismos que poderão sofrer danos.

A viscosidade (espessura) do óleo de motor afeta a economia de combustível e o funcionamento com o tempo frio (arranque e fluxo do óleo). Os óleos de motor de menor viscosidade permitem melhores níveis de economia de combustível e de performance com o tempo frio, mas os óleos de maior viscosidade são necessários para obter uma boa lubrificação com o tempo quente.

A utilização de óleos com viscosidades diferentes das recomendadas pode provocar danos no motor.

NOTA

Nunca adicione quaisquer aditivos ao óleo de motor. Os aditivos para o óleo de motor podem alterar as propriedades do óleo de motor e poderão causar uma avaria grave do motor.

Ao escolher um óleo, tenha em conta a amplitude de temperaturas a que o seu veículo será sujeito antes da próxima mudança do óleo. Selecione um óleo com uma viscosidade recomendada consultando a tabela.

Amplitude de temperaturas dos graus de viscosidade SAE

Temperatura

ºC

°F

(Gasolina) 1.6 GDi PHEV*1

Um óleo de motor que apresente esta marca de certificação do American Petroleum Institute (API) está em conformidade com o International Lubricant Specification Advisory Committee (ILSAC). Recomenda-se apenas a utilização de óleos de motor com esta marca de especificação do API.