Fechar a tampa do depósito de combustível
-
Para voltar a fechar o tampão do depósito de combustível, rode-o no sentido dos ponteiros do relógio até ouvir um “clique”. Isso indicará que a tampa está bem fechada.
-
Feche a tampa do depósito de combustível, pressionando a zona central da extremidade traseira da tampa do depósito de combustível.
-
Uma vez fechada corretamente, a tampa do depósito de combustível trancar-se-á após aproximadamente 5 segundos.
* Caso seja aberta, logo após ter sido fechada, a tampa do depósito de combustível não se trancará. No entanto, bastará apenas voltar a fechar corretamente a tampa do depósito de combustível para que a mesma se tranque ao fim de aproximadamente 5 segundos.
Verifique sempre se o tampão do depósito de combustível fica bem fechado, para evitar o derrame de combustível em caso de acidente.

A gasolina é altamente inflamável e explosiva. O incumprimento destas instruções pode resultar em FERIMENTOS GRAVES ou FATAIS:
-
Leia e respeite os avisos colocados na estação de serviço.
-
Antes de reabastecer o veículo, saiba onde está colocado o Mecanismo de Emergência para Interrupção do Abastecimento de Combustível, se existir, da estação de serviço.
-
Antes de tocar na pistola da bomba de combustível, elimine as descargas potenciais de eletricidade estática, tocando com a mão nua noutra peça metálica, a uma distância segura da mangueira, pistola ou outra fonte de gasolina.
-
Não utilize telemóveis durante o reabastecimento. A corrente elétrica e/ou a interferência eletrónica dos telemóveis pode inflamar os vapores do combustível, provocando um incêndio.
-
Não volte a entrar no veículo após ter iniciado o reabastecimento. Pode gerar uma acumulação da eletricidade estática, tocando, friccionando ou fazendo deslizar qualquer item ou tecido capaz de produzir eletricidade estática. A descarga de eletricidade estática pode inflamar os vapores do combustível, provocando um incêndio. Se tiver de reentrar no veículo, volte a evitar descargas de eletricidade estática potencialmente perigosas, tocando com as próprias mãos noutra parte metálica do veículo, a uma distância segura da pistola de enchimento ou de outra fonte de combustível.
-
Ao reabastecer, mova sempre a caixa de velocidades para a posição P (Estacionamento), engate o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição ou botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) na posição LOCK/OFF (Trancar/desligar).
-
As faíscas geradas pelos componentes elétricos ligados ao motor podem inflamar os vapores do combustível, provocando um incêndio.
-
Se utilizar um recipiente de combustível portátil, coloque-o sempre no chão antes de reabastecer. A descarga de eletricidade estática do recipiente pode inflamar os vapores do combustível, provocando um incêndio. Uma vez iniciado o reabastecimento, mantenha o contacto físico com o veículo até ter terminado.
-
Utilize apenas recipientes portáteis plásticos preparados para transportar e armazenar combustível.
-
Não utilize fósforos nem isqueiros e não fume ou deixe cigarros acesos no veículo enquanto estiver na estação de serviço, em especial durante o reabastecimento.
-
Não encha demais, nem sequer até acima, o depósito de combustível, porque poderia causar um derrame de gasolina.
-
Se eclodir um incêndio durante o abastecimento, afaste-se do veículo e contacte imediatamente o responsável do posto de combustível e depois os bombeiros. Siga todas as instruções de segurança que lhe forem transmitidas.
-
Se houver um derrame de combustível pressurizado, este pode saltar-lhe para a roupa ou para a pele, havendo o risco de incêndio e queimaduras. Retire sempre o tampão do combustível cuidadosa e lentamente. Se o tampão soltar combustível, ou se ouvir um som sibilante, aguarde até que esse processo pare antes de remover totalmente o tampão.
-
Verifique sempre se o tampão do depósito de combustível fica bem fechado, para evitar o derrame de combustível em caso de acidente.

Assegure-se de que reabastece o veículo de acordo com Mais detalhes.

-
Não derrame combustível sobre as superfícies exteriores do veículo. O combustível derramado nas superfícies pintadas pode danificar a pintura.
-
Se a tampa do depósito de combustível necessitar de substituição, utilize apenas peças genuínas Kia ou peças padrão equivalentes para o seu veículo. Um tampão do depósito de combustível inadequado pode causar o mau funcionamento do sistema de alimentação de combustível ou do sistema de controlo de emissão de gases de escape.

Caso se utilize o modo de condução EV durante um determinado período de tempo sem que o motor funcione, o sistema ativa automaticamente o EMM (modo de manutenção do motor) para proteger o sistema de combustível e o motor.
Por conseguinte, embora seja possível utilizar o modo de condução EV com energia suficiente da bateria, o motor pode ser ligado pelo sistema para proteger o sistema de combustível e o motor.
Se deixar combustível no depósito sem reabastecer ou consumi-lo durante mais de 6 meses, o combustível restante no sistema de combustível pode deteriorar-se. Consequentemente, pode ocorrer corrosão ou entupimentos.
Recomendamos que consuma um mínimo de 40 % do combustível restante a, pelo menos, cada 6 meses ao selecionar o modo Híbrido (CS) e que reabasteça o veículo com novo combustível.