Precauções

ALERTA
  • Mesmo nos veículos equipados com airbags, o condutor e os passageiros devem usar os cintos de segurança, para minimizar o risco e a gravidade dos ferimentos em caso de colisão ou na maioria das situações de capotamento.

  • Mantenha as peças e a cablagem SRS afastada da água ou de outros líquidos. Se os componentes do SRS não estiverem a funcionar devido a exposição a água ou líquidos, isso pode causar um incêndio ou ferimentos graves.

  • Para evitar ferimentos corporais graves ou fatais causados pela ativação dos airbags numa colisão, o condutor deve sentar-se o mais atrás possível do airbag do volante. Quanto ao passageiro dianteiro, deve recuar sempre o seu banco o mais possível e recostar-se no mesmo.

    Os airbags enchem instantaneamente em caso de colisão, pelo que, se não estiverem sentados numa posição correta, os ocupantes poderão sofrer ferimentos causados pela força da expansão dos airbags.

  • A insuflação dos airbags pode provocar lesões como abrasões faciais ou corporais e lesões provocadas por óculos partidos ou queimaduras.

  • Quando os airbags enchem, as peças relacionadas com os airbags do volante e/ou com o painel de instrumentos e ambos os lados das longarinas do tejadilho, por cima das portas dianteiras e traseiras do habitáculo, ficam bastante quentes. Para evitar queimaduras, não toque nos componentes internos do compartimento de um airbag logo após a sua insuflação.

  • Os airbags dianteiros e laterais podem provocar ferimentos nos ocupantes mal posicionados nos bancos dianteiros.

  • Além disso, pode haver o perigo de o airbag lateral e/ou de cortina do condutor e/ou dianteiro do passageiro não se ativarem ou serem incorretamente ativados em caso de colisão.

  • Nunca instale cadeiras de criança viradas para trás no banco do passageiro da frente, exceto se o airbag dianteiro do passageiro estiver desativado. As crianças nelas sentadas poderão sofrer ferimentos graves ou mortais devido à ativação de um airbag em caso de acidente.

  • Nunca coloque ou insira nenhum objeto em nenhuma abertura pequena perto das etiquetas dos airbags laterais ligados aos bancos do veículo. Quando o airbag é acionado, o tal objeto poderia afetar o acionamento e provocar um acidente inesperado ou danos corporais.

  • Não devem ser colocados objetos (como a cobertura do painel de instrumentos, o suporte de telemóvel, o suporte para copos, perfumes ou autocolantes) por cima ou perto dos módulos dos airbags no volante, no painel de instrumentos, no para-brisas, assim como no painel do passageiro dianteiro, por cima do porta-luvas. Os objetos podem provocar ferimentos se o veículo sofrer um acidente suficientemente grave para provocar o disparo dos airbags. Não coloque objetos sobre o airbag ou entre si e o airbag.

  • Não instale nem coloque quaisquer acessórios (suporte para bebidas, suporte para CD, autocolantes, etc.) no painel do passageiro dianteiro, por cima do porta-luvas, num veículo com airbag do passageiro. Estes objetos podem tornar-se projéteis perigosos e causar lesões em caso de insuflação do airbag do passageiro.

  • Se instalar uma geleira no interior do veículo, não a coloque perto do painel de instrumentos nem na superfície do painel de instrumentos. Estes objetos podem tornar-se projéteis perigosos e causar ferimentos em caso de insuflação do airbag do passageiro.

  • Utilize sempre cintos de segurança e cadeiras de criança, seja onde, com quem e em que circunstâncias for! Os airbags são insuflados repentinamente, com uma força considerável. Os cintos de segurança mantêm os ocupantes numa posição correta para maximizar a proteção oferecida pelos airbags. Os ocupantes que viajarem numa posição incorreta e sem cinto de segurança poderão sofrer lesões graves aquando do enchimento dos airbags. Siga sempre as precauções a ter com os cintos de segurança, airbags e ocupantes referidas neste manual.

  • O condutor e os passageiros nunca devem sentar-se demasiado perto dos airbags, ou encostar-se a estes. Se estiverem mal posicionados, poderão sofrer ferimentos graves, provocados pelo enchimento dos airbags.

  • Não coloque objetos sobre ou perto dos módulos dos airbags instalados no volante, painel de instrumentos e painel frontal do passageiro, por cima do porta-luvas. Esses objetos podem tornar-se contundentes se o veículo sofrer uma colisão suficientemente forte para ativar os airbags.

  • O sistema de retenção para crianças nunca deve ser colocado no banco dianteiro. As crianças nelas sentadas poderão sofrer ferimentos graves ou mortais devido à ativação de um airbag em caso de acidente.

  • Para aumentar a proteção e a segurança em todos os tipos de colisões, todos os ocupantes, incluindo o condutor, devem colocar sempre os cintos de segurança, haja ou não airbag para o seu lugar, de modo a reduzir os riscos de ferimentos graves ou fatais em caso de colisão. Nunca se sente demasiado perto dos airbags, nem se encoste a eles.

  • Um ocupante sentado incorretamente ou fora de posição pode sofrer ferimentos graves ou fatais em caso de colisão. Os ocupantes devem viajar sentados numa posição vertical e com as costas do respetivo banco na mesma posição, centrados no assento do banco, com os cintos de segurança colocados, as pernas confortavelmente estendidas e os pés assentes no piso, até o veículo estacionar.

  • O sistema SRS de airbags tem de atuar muito rapidamente para oferecer proteção em caso de colisão. E se um ocupante estiver mal posicionado por não ter o cinto de segurança colocado, o airbag pode atingi-lo de modo a causar-lhe ferimentos graves ou fatais.

  • Os airbags laterais e o airbag dianteiro central destinam-se a complementar, e não a substituir, os sistemas de cintos de segurança do condutor e do passageiro. Deste modo, os cintos de segurança têm de estar sempre colocados com o veículo em andamento. Os airbags são insuflados apenas em situações de impacto lateral ou capotamento (apenas em veículos equipados com sensor de capotamento) suficientemente graves para causarem lesões significativas nos ocupantes do veículo.

  • Para impedir uma ativação inesperada do airbag lateral e do airbag central do condutor, causadora de eventuais lesões, evite bater no sensor de impacto lateral com o botão EV (EV) na posição LIGADO e no espaço e cerca de 3 minutos após o veículo estar na posição DESLIGADO.

  • Não bata, nem deixe que objetos embatam, nos pontos de instalação do airbag ou dos sensores. Isso pode levar à ativação extemporânea dos airbags, resultando em ferimentos graves ou fatais.

  • Se o ponto de instalação ou o ângulo dos sensores forem alterados de alguma forma, os airbags poderão ativar-se na altura errada, ou não se ativar na altura necessária, provocando ferimentos graves ou fatais. Por conseguinte, não tente realizar trabalhos de manutenção nos sensores dos airbags ou em redor dos mesmos. Mande fazer a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Mantenha as peças e a cablagem SRS afastada da água ou de outros líquidos. Se os componentes do SRS não estiverem a funcionar devido a exposição a água ou líquidos, isso pode causar um incêndio ou ferimentos graves.

  • Não tente modificar ou desligar a cablagem ou outros componentes do sistema SRS, incluindo a colocação de qualquer tipo de emblemas sobre as tampas almofadadas nem altere a estrutura da carroçaria. Se o fizer, poderá afetar negativamente o desempenho do SRS e levar a possíveis ferimentos. Se necessário, mande efetuar a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Se os componentes do sistema de airbag tiverem de ser eliminados, ou se o veículo tiver de ser destruído, devem ser respeitadas algumas precauções de segurança, tal como remover o SRS e os pré-tensores de um veículo devido ao risco de incêndio. O incumprimento destas precauções e dos procedimentos de segurança pode aumentar o risco de ferimentos dos ocupantes. Estas precauções são conhecidas por qualquer concessionário Kia, que poderá fornecer-lhe todas as informações necessárias.

  • A modificação dos componentes ou cablagens do sistema SRS, incluindo a colocação de qualquer tipo de emblemas nas coberturas almofadadas ou modificações da estrutura da carroçaria, pode afetar negativamente o desempenho do sistema SRS e provocar eventuais ferimentos nos ocupantes.

  • Os ocupantes mal sentados ou mal posicionados poderão ser atirados para demasiado perto de um airbag durante a sua insuflação, bater contra a estrutura interior ou ser projetados para fora do veículo, sofrendo ferimentos graves ou mortais.

CUIDADO
  • O SRS e os pré-tensores contêm químicos explosivos. Se um veículo for descartado sem remover o SRS e os pré-tensores, pode causar um incêndio. Antes de descartar um veículo, contacte uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Não instale nem coloque quaisquer acessórios perto das áreas de ativação do airbag, como o painel de instrumentos, janelas, pilares e longarinas do teto.

  • A ativação de um airbag é acompanhada de um ruído sonoro, seguido da libertação de uma poeira fina no interior do veículo. Esta situação é normal (os airbags estão envoltos por essa poeira fina) e não representa qualquer perigo. Porém, a poeira gerada pela ativação do airbag pode provocar irritação cutânea ou ocular, bem como agravar as crises asmáticas, em algumas pessoas. Após um acidente indutor da ativação dos airbags, lave sempre bem todas as zonas cutâneas expostas à poeira fina com água fria e um sabão não agressivo.

  • O SRS pode funcionar apenas quando o botão EV está na posição ligado e no espaço de aproximadamente 3 minutos após o veículo estar na posição DESLIGADO. Se a luz de aviso do airbag SRS não for apresentada ou continuar acesa após os cerca de 6 segundos predefinidos ou, após o veículo estar na posição LIGADO, se acender com o veículo em andamento, o sistema SRS não está a funcionar corretamente. Neste caso, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Nunca sente uma criança numa cadeira de criança ou auxiliar no banco do passageiro dianteiro.

  • Transporte sempre as crianças, com o cinto de segurança colocado, no banco traseiro. Este é o local mais seguro para uma criança viajar, qualquer que seja a sua idade.

  • Nunca se encoste à porta ou à consola central, sente-se sempre na vertical.

  • Se a luz de aviso do airbag SRS permanecer LIGADA com o veículo em andamento, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Os airbags apenas podem ser usados uma vez. Se o airbag encher, mande substituir o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • O SRS foi concebido para ativar os airbags dianteiros apenas quando ocorrer um impacto suficientemente grave. Além disso, os airbags só se ativam uma vez. Os cintos de segurança têm de ser sempre colocados.

  • Os airbags dianteiros não foram concebidos para ser ativados em impactos laterais, impactos traseiros ou capotamentos. Além disso, os airbags dianteiros não são ativados em colisões frontais abaixo do limiar de ativação.

  • Se os lugares ocupados estiverem equipados com airbags laterais e/ou de cortina, não permita aos ocupantes do seu veículo que: encostem a cabeça ou o corpo às portas; coloquem os braços nas portas ou através das janelas; coloquem objetos entre si e as portas.

  • Para maximizar a proteção oferecida pelo sistema de airbags laterais e evitar lesões causadas pelo enchimento desses airbags, ambos os ocupantes dos bancos dianteiros devem sentar-se na vertical com o cinto de segurança corretamente colocado.

  • Não utilize coberturas acessórias nos bancos. A utilização destas coberturas pode diminuir ou impedir a eficácia do sistema.

  • Não coloque objetos sobre o airbag ou entre si e o airbag. Além disso, não fixe quaisquer objetos à volta da área em que o airbag é insuflado, como a porta, a janela da porta lateral e os pilares dianteiro e traseiro.

  • Não coloque objetos entre a porta e o banco. Pode transformar-se em projéteis perigosos se o airbag lateral for insuflado.

  • Não instale acessórios ao lado ou perto dos airbags laterais.

  • Não pendure itens pesados nos cabides para roupas, por motivos de segurança.

  • Para os airbags laterais e os airbags de cortina oferecerem o nível máximo de proteção, os ocupantes dos bancos dianteiros e dos lugares laterais dos bancos traseiros devem sentar-se na vertical e com os cintos de segurança corretamente colocados. Não esquecer que as crianças devem viajar sentadas num sistema de retenção para crianças adequado no banco traseiro.

  • Se os lugares ocupados estiverem equipados com airbags laterais e/ou de cortina, não permita aos ocupantes do seu veículo que: encostem a cabeça ou o corpo às portas; coloquem os braços nas portas ou através das janelas; coloquem objetos entre si e as portas.

  • Nunca tente abrir ou reparar os componentes do sistema de airbags de cortina. Se necessário, mande efetuar a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Poderão ocorrer problemas se os ângulos de instalação dos sensores forem alterados devido a uma deformação do para-choques dianteiro, da carroçaria ou do pilar B onde os sensores de colisão lateral estão instalados. Neste caso, mande fazer a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • O seu veículo foi concebido para absorver o impacto e ativar o(s) airbag(s) em determinadas colisões. Utilize apenas peças genuínas Kia, ou de padrão equivalente, para instalar proteções de para-choques ou substituir um para-choques. Caso contrário, pode afetar negativamente o desempenho de ativação do airbag do seu veículo em caso de colisão.

  • Se o seu veículo estiver equipado com airbag lateral e de cortina, prima a posição DESLIGADO no veículo e aguarde 3 minutos, quando o veículo estiver a ser rebocado. O airbag lateral e de cortina podem ser acionados quando o veículo está LIGADO ou DESLIGADO num período de 3 minutos e o sensor de capotamento deteta a situação como se tratando de um capotamento.

  • Desative o airbag dianteiro do passageiro apenas quando o veículo estiver na posição OFF (desligado), ou poderá ocorrer uma avaria no módulo de controlo SRS. Além disso, pode haver o perigo de o airbag lateral e/ou de cortina do condutor e/ou dianteiro do passageiro não se ativarem ou serem incorretamente ativados em caso de colisão.

  • Os airbags são embalados neste pó fino. Porém, a poeira gerada pela ativação do airbag pode provocar irritação cutânea ou ocular, bem como agravar as crises asmáticas, em algumas pessoas. Após um acidente indutor da ativação dos airbags, lave sempre bem todas as zonas cutâneas expostas à poeira fina com água fria e um sabão não agressivo.

  • Antes de substituir um fusível ou desligar um terminal da bateria, rode o veículo para a posição DESLIGADO. Nunca remova ou troque os fusíveis dos airbags com o veículo na posição LIGADO. Se ignorar este aviso, a luz de aviso do airbag SRS irá ser apresentada.

  • Se o seu veículo tiver sido inundado e ficar com os tapetes encharcados ou com água no piso, não deve tentar ligar o veículo. Nestas situações, solicite a inspeção do veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que contacte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

  • Se for necessário inutilizar os componentes do sistema dos airbags ou desmontar o veículo para abate, é necessário cumprir certas precauções de segurança. Estas precauções são conhecidas por qualquer concessionário Kia, que poderá fornecer-lhe todas as informações necessárias. O incumprimento destas precauções e dos procedimentos de segurança pode aumentar o risco de ferimentos dos ocupantes.

  • As crianças de idade igual ou inferior a 13 anos têm sempre de viajar devidamente retidas no banco traseiro. Nunca deixe que crianças viajem no banco do passageiro dianteiro. Se um(a) jovem com mais de 13 anos tiver de se sentar no banco do passageiro dianteiro, terá de viajar com o cinto de segurança bem colocado e o banco o mais recuado possível.

  • Se houver crianças nos lugares laterais dos bancos traseiros, terão de viajar num sistema de retenção para crianças adequado.

  • Coloque sempre o Sistema de retenção para crianças o mais afastado possível do lado da porta e fixe-o devidamente no lugar.

  • Se o interruptor de LIGAR/DESLIGAR do airbag dianteiro do passageiro não estiver a funcionar corretamente, a luz de aviso do airbag do painel de instrumentos acende-se. E, o indicador de OFF (Desligado) do airbag dianteiro do passageiro ( ) não se acende (o indicador ON (Ligado) do airbag do passageiro dianteiro acende-se), o Módulo de controlo SRS reativa o airbag dianteiro do passageiro e este irá encher-se numa colisão com impacto frontal, mesmo que o seu interruptor ON/OFF (Ligado/Desligado) esteja na posição OFF (Desligado) ( ). Neste caso, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Se, com o veículo na posição LIGADO, a luz de aviso do airbag SRS piscar ou não for apresentada ou se a luz se acender com o veículo em andamento, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • Nalguns modelos, o interruptor ON/OFF do airbag dianteiro pode ser rodado com a ajuda de um pequeno objeto rígido. Verifique sempre o estado do interruptor ON/OFF (ligado/desligado) do airbag dianteiro, assim como o indicador ON/OFF (ligado/desligado) do airbag do passageiro dianteiro. O condutor é responsável pela regulação correta do interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro.

  • Desative o airbag dianteiro do passageiro apenas quando o veículo estiver na posição OFF (desligado), ou poderá ocorrer uma avaria no módulo de controlo SRS.

  • Embora o seu veículo esteja equipado com o interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro, não instale sistemas de retenção para crianças no banco do passageiro dianteiro. O sistema de retenção para crianças nunca deve ser colocado no banco dianteiro. As crianças demasiado grandes para se sentarem em sistemas de retenção para crianças devem ocupar sempre um banco traseiro e colocar os cintos de colo/ombro disponíveis. Em caso de acidente, as crianças estão mais protegidas se viajarem devidamente retidas, num Sistema de retenção adequado, no banco traseiro.

NOTA
  • Logo que a cadeira para crianças deixe de ser necessária no banco do passageiro dianteiro, reative o airbag do passageiro dianteiro.

  • O condutor deve ter as mãos no volante, nas posições das 9:00 e 3:00. Quanto ao passageiro dianteiro, deve ter os membros superiores assentes no colo.

  • Sem comprometer a sua posição de condução e o controlo do veículo, recue o seu banco o mais possível para se afastar dos airbags dianteiros.

  • Se o banco ou a cobertura do banco ficarem danificados, mande fazer a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário Kia autorizado/parceiro Kia.

  • O sistema SRS foi concebido para ativar os airbags dianteiros apenas se o impacto sofrido for suficientemente forte e tiver um ângulo inferior a 30° em relação ao eixo longitudinal dianteiro do veículo.

  • Os airbags dianteiros não foram concebidos para ser ativados em impactos laterais, impactos traseiros ou capotamentos. Além disso, os airbags dianteiros não são ativados em colisões frontais abaixo do limiar de ativação.

  • Os airbags são insuflados apenas em situações de impacto lateral ou capotamento (apenas em veículos equipados com sensor de capotamento) suficientemente graves para causarem lesões significativas nos ocupantes do veículo.

  • A ativação de um airbag é acompanhada de um ruído sonoro, seguido da libertação de uma poeira fina no interior do veículo. Estas condições não são perigosas.

  • Para limpar as coberturas almofadadas dos airbags, utilize apenas um pano macio e seco ligeiramente humedecido com água limpa. A utilização de diluentes ou produtos de limpeza pode afetar negativamente as coberturas dos airbags e a ativação correta do sistema.

  • Se estiver instalado um sensor de capotamento

    • Em caso de capotamento (se estiver instalado um airbag lateral ou airbag de cortina), os airbags insuflam instantaneamente, para ajudar a proteger os ocupantes contra lesões corporais graves.

    • Os airbags laterais e de cortina são concebidos para encher quando um capotamento é detetado por um sensor de capotamento. Os airbags podem ser insuflados numa situação de capotamento se esta for detetada pelo sensor de capotamento.

    • Embora os airbags dianteiros (do condutor e do passageiro dianteiro) estejam concebidos para encher apenas em colisões frontais, podem também encher noutros tipos de colisões, se os sensores de impacto frontal detetarem um impacto suficiente. Os airbags (laterais e/ou de cortina) estão concebidos para encher apenas em caso de colisões de impacto lateral, mas poderão encher noutras colisões, uma vez mais se os sensores de impacto lateral detetarem um impacto suficiente. Por exemplo, os airbags lateral e de cortina podem ser insuflados se os sensores de capotamento indicarem a possibilidade de ocorrência de um capotamento (mesmo que não haja realmente capotamento) ou em outras situações, nomeadamente se o veículo estiver inclinado enquanto é rebocado. Mesmo que os airbags lateral e de cortina não garantam proteção contra o impacto durante um capotamento, eles são insuflados para evitar a ejeção dos ocupantes, sobretudo dos que tiverem os cintos de segurança apertados. Se o chassis do veículo sofrer um impacto provocado por saltos ou objetos existentes em estradas acidentadas ou passeios, os airbags poderão encher. Para impedir esta ativação extemporânea dos airbags, conduza devagar em estradas em mau estado ou em pisos não indicados para o tráfego automóvel.

    • Se o interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro estiver na posição ON, o airbag está ativado, pelo que não se deve instalar cadeiras de criança ou berços no banco do passageiro da frente.

    • Se o interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro estiver na posição OFF, o airbag está desativado.

  • Se não estiver instalado um sensor de capotamento

    • Os airbags laterais e/ou de cortina podem encher quando o veículo capota por uma colisão de impacto lateral, se o veículo estiver equipado com airbags laterais e airbags de cortina.