Precauções
-
O seu carro está equipado com pneus especialmente concebidos para assegurarem uma condução segura e capacidade de manobra. Não utilize pneus e jantes de dimensões e tipos diferentes dos de origem. Se o fizer, poderá afetar a segurança e performance do seu carro, o que pode provocar falhas de controlo ou mesmo o capotamento e danos muito graves. Ao substituir os pneus, certifique-se de que coloca quatro pneus com características iguais: mesmo tamanho de pneu e jante, piso, marca e capacidade de carga.
-
Tal como acontece com outros Sports Utility Vehicle (SUV), a operação incorreta deste veículo pode resultar em perda de controlo, um acidente ou capotamento do veículo.
-
Os veículos utilitários têm uma taxa de capotamento significativamente maior do que outros tipos de veículos.
-
Algumas características específicas de conceção (maior distância ao solo, menor distância entre rodas, etc.) fazem com que estes veículos tenham um centro de gravidade mais elevado do que os veículos normais.
-
Os SUV não são projetados para fazerem curvas à mesma velocidade do que os veículos convencionais.
-
Evite curvas acentuadas e manobras bruscas.
-
Em caso de colisão com capotamento, uma pessoa sem cinto tem uma probabilidade significativamente maior de morrer do que uma pessoa com cinto de segurança. Certifique-se de que todas as pessoas dentro do veículo têm o cinto de segurança apertado.
-
-
Não tente baloiçar o veículo com pessoas ou objetos perto. Ao soltar-se, o veículo pode deslocar-se repentinamente para a frente ou para trás.
-
Verifique sempre o enchimento dos pneus antes de conduzir. Pneus com pressão excessiva ou insuficiente podem originar dificuldades de manobra, perda de controlo do veículo e uma falha inesperada dos pneus, provocando acidentes, lesões e até mesmo a morte. Para saber as pressões corretas dos pneus, consulte Pneus e rodas.
-
Inspecione sempre o rasto dos pneus antes de conduzir o veículo. A utilização de pneus gastos pode provocar a perda de controlo do veículo. Substitua os pneus gastos logo que possível.
-
O baloiço prolongado do veículo pode causar sobreaquecimento, danos ou avarias na caixa de velocidades e danos aos pneus.
-
Não faça derrapar as rodas, principalmente a velocidades superiores a 56 km/h. Se fizer girar as rodas a alta velocidade com o veículo parado, pode provocar o sobreaquecimento danos nos pneus e as rodas em rotação podem ser projetadas, causando lesões nas pessoas presentes nas imediações.
Antes de baloiçar o veículo, desative o Controlo eletrónico de estabilidade (ESC).