Comunicação manual de acidentes
Tanto o condutor como os passageiros podem efetuar uma chamada de emergência manualmente através do ponto de atendimento de segurança pública (PSAP), ao premir o botão SOS para contactar os serviços de emergência necessários.
É possível cancelar uma chamada para os serviços de emergência através do sistema eCall pan-europeu ao premir novamente o botão SOS mesmo antes da ligação da chamada.
Após a ativação de uma chamada de emergência no modo manual (com vista à prestação de serviços de emergência e socorro adequados), o sistema eCall Pan-Europeu transmite automaticamente os dados do acidente rodoviário/ou os dados de outro acidente ao responsável do ponto de atendimento da segurança pública (PSAP) (durante a chamada de emergência) quando é premido o botão SOS.
Se o condutor ou passageiro premir acidentalmente o botão SOS, podem fazer o cancelamento premindo novamente o botão no prazo de 3 segundos. Depois disso, não é possível cancelar.
Em caso de acidente rodoviário, ou outro acidente, para ativação da chamada de emergência em modo manual é necessário:
-
Imobilizar o veículo em conformidade com as regras de trânsito para garantir a sua segurança e a dos outros utentes na via;
-
Premir o botão SOS, ao premir o botão SOS, é efetuado o registo do dispositivo na rede de comunicação telefónica sem fios, e é recolhido um conjunto mínimo de dados sobre o veículo e a respetiva localização, de acordo com os requisitos técnicos do dispositivo.
Após a ligação ao responsável do sistema eCall pan-europeu, são resolvidos os motivos (condições) da chamada de emergência.
-
Após resolver os motivos da chamada de emergência, o responsável do ponto de atendimento da segurança pública (PSAP) envia serviços de emergência e conclui a chamada de emergência.
Se a chamada de emergência não for efetuada de acordo com o procedimento atrás mencionado, será considerada incorreta.
Alimentação de energia de emergência do sistema eCall pan-europeu a partir da bateria
-
Em situações de emergência, a bateria do sistema de eCall pan-europeu garante a sua alimentação elétrica durante 1 hora, em caso de falha da fonte principal de alimentação do veículo devido à colisão.
-
A bateria do sistema eCall pan-europeu deverá ser substituída a cada 4 anos.
LED aceso em vermelho (avaria do sistema)
Se, em condições normais de condução, o LED vermelho se acender, isso pode indicar uma avaria do sistema eCall pan-europeu. Deverá solicitar imediatamente a inspeção do sistema eCall pan-europeu num concessionário Kia autorizado. Caso contrário, não é possível garantir o funcionamento correto do dispositivo do sistema eCall pan-europeu instalado no seu veículo. O proprietário do veículo incorre em responsabilidade pelos danos ocorridos em resultado do incumprimento das condições supramencionadas.
Remoção ou modificação arbitrária
O sistema eCall pan-europeu contacta os serviços de emergência para obter assistência. Por conseguinte, qualquer remoção ou modificação arbitrária das definições do sistema eCall Pan-Europeu poderá afetar a segurança na condução. Poderá igualmente efetuar uma chamada errónea para o ponto de atendimento de segurança pública (PSAP). Desta forma, não deverá fazer nenhuma alteração, levada a cabo por si ou por terceiros, às definições dos equipamentos do sistema eCall pan-europeu instalados no seu veículo.