Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Introdução > Requisitos aplicáveis ao combustível

Requisitos aplicáveis ao combustível

Sem chumbo

Para a Europa

Para o desempenho ideal do veículo, recomendamos que use gasolina sem chumbo com um índice de octanas RON (Research Octane Number) 95/AKI (Anti Knock Index) 91 ou superior.

Poderá utilizar gasolina sem chumbo com um índice de octanas RON 91~94/AKI 87~90 mas isso poderá ter como consequência uma ligeira redução do desempenho do veículo. (Não use combustíveis de misturas de metanol.)

Exceto Europa

O seu novo veículo Kia está concebido para utilizar apenas combustível sem chumbo com um índice de octanas RON (Research Octane Number) 91/AKI (Anti- Knock Index) 87 ou superior. (Não use combustíveis de misturas de metanol.)

O seu novo veículo está concebido para obter o máximo desempenho com COMBUSTÍVEL SEM CHUMBO, bem como minimizar as emissões de escape e o encrustado na vela de ignição.

CUIDADO

NUNCA USE COMBUSTÍVEL COM CHUMBO. A utilização de combustível com chumbo é prejudicial para o conversor catalítico e irá danificar o sensor de oxigénio do sistema de controlo do motor e afetar o controlo de emissões.

Nunca adicione quaisquer agentes de limpeza do sistema de combustível ao depósito de combustível que não tenham sido especificados. (A Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia para obter mais informações).

AVISO
  • Ao reabastecer, não deite combustível após o fecho automático do orifício da pistola de enchimento.

  • Verifique sempre se o tampão do depósito de combustível fica bem fechado para evitar o derrame de combustível em caso de acidente.

Com chumbo (se instalado)

Para alguns países, o seu veículo está indicado para a utilização de gasolina com chumbo. Quando usar gasolina com chumbo, a Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia e pergunte se está disponível gasolina com chumbo para o seu veículo ou não. O índice de octanas de gasolina com chumbo é o mesmo com a gasolina sem chumbo.

Gasolina contendo álcool e metanol

O gasool, uma mistura de gasolina e etanol (também conhecido por álcool etílico), e a gasolina ou gasool com metanol (também conhecido por álcool metílico) estão a ser comercializados a par ou no lugar da gasolina com ou sem chumbo.

Não utilize mistura gasolina-álcool contendo mais de 10% de etanol, e não use gasolina ou mistura gasolina-álcool contendo qualquer metanol. Qualquer um desses combustíveis pode causar problemas de dirigibilidade e danos ao sistema de combustível, ao sistema de controlo do motor e ao sistema de controlo de emissões.

Interrompa o uso de mistura gasolina-álcool de qualquer tipo, se ocorrerem problemas de dirigibilidade.

Danos no veículo ou problemas de dirigibilidade não podem ser cobertos pela garantia do fabricante se resultarem da utilização de:

  1. Mistura gasolina-álcool contendo mais de 10% de etanol.

  2. Gasolina ou mistura gasolina-álcool contendo metanol.

  3. Combustível com chumbo ou mistura gasolina-álcool com chumbo.

CUIDADO

Nunca use mistura gasolina-álcool que contenha metanol. Interrompa o uso de qualquer produto de mistura gasolina-álcool que prejudique a dirigibilidade.

Outros combustíveis

Utilização de combustíveis como

  • combustível contendo silicone (Si),

  • Combustível aditivado com MMT (Metilciclopentadienil Tricarbonil Manganês)

  • combustível contendo ferroceno (Fe), e

  • outros combustíveis contendo aditivos metálicos,

podem causar danos ao veículo e ao motor ou causar entupimento, falhas de ignição, fraca aceleração, queda do motor, fusão do catalisador, corrosão anormal, redução do ciclo de vida, etc.

Além disso, a luz indicadora de avaria (MIL) poderá ser apresentada.

NOTA

Os danos no sistema de combustível ou os problemas de desempenho causados pelo uso destes combustíveis não podem ser cobertos pela garantia limitada do seu novo veículo.

Utilização de MTBE

A Kia recomenda que se evitem combustíveis que contenha MTBE (éter metil terciário butílico) acima de 15,0% de vol. (conteúdo de oxigénio com 2,7% de peso) no seu veículo.

Combustível contendo MTBE acima de 15,0% de vol. (conteúdo de oxigénio com 2,7% de peso) pode reduzir a performance do veículo e produzir bloqueio de vapor ou arranque difícil.

CUIDADO

A sua garantia limitada do seu novo veículo pode não cobrir danos ao sistema de combustível e quaisquer problemas de performance que sejam causados pela utilização de combustíveis contendo metanol ou combustíveis contendo MTBE (éter metil terciário butílico) com mais de 15% de vol. (conteúdo de oxigénio com 2,7% de peso).

Não utilize metanol

Os combustíveis que contêm metanol (álcool de madeira) não devem ser usados no seu veículo. Este tipo de combustível pode reduzir o desempenho do veículo e danificar os componentes do sistema de combustível, do sistema de controlo do motor e do sistema de controlo de emissões.

Aditivos ao combustível

A Kia recomenda que use gasolina sem chumbo que tenha um índice de octanas RON (Research Octane Number) 95/AKI (Anti Knock Index) 91 ou superior (para a Europa) ou um índice de octanas RON (Research Octane Number) 91/AKI (Anti-Knock Index) 87 ou superior (exceto Europa).

Os clientes que não utilizem regularmente gasolina de boa qualidade enriquecida com aditivos e tenham problemas em ligar o motor ou verifiquem que este não funciona com suavidade, deverão acrescentar um frasco de aditivos ao depósito de gasolina quando o óleo do motor for substituído.

Os aditivos, bem como as informações sobre como utilizá-los, estão disponíveis em oficinas profissionais. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

Operação no estrangeiro

Se conduzir o seu veículo noutro país, certifique-se de que:

  • Observa todas as regulações relativas a registo e seguro.

  • Determina que o combustível aceitável está disponível.

Motor a diesel

Diesel

Os motores a diesel têm de ser operados apenas com combustível diesel disponível comercialmente, que esteja em concordância com a norma EN 590 ou norma comparável. (EN significa "European Norm" - Norma Europeia). Não use combustível diesel marítimo, óleos de aquecimento ou aditivos de combustível não aprovados, uma vez que isso irá aumentar o desgaste e causar danos ao motor e ao sistema de combustível. A utilização de combustíveis e/ou aditivos de combustível não aprovados irá resultar numa limitação dos seus direitos de garantia.

É usado combustível diesel acima de cetano 51 no seu veículo. Se estiverem disponíveis dois tipos de combustível, use combustível de verão ou inverno de forma adequada às seguintes condições de temperatura.

  • Acima de -5 °C (23°F)... Combustível diesel de tipo de verão.

  • Abaixo de -5 °C (23°F)... Combustível diesel de tipo de inverno.

Observe cuidadosamente o nível de combustível no depósito: Se o motor parar devido a falha do combustível, os circuitos têm de ser completamente purificados para reiniciar.

CUIDADO

Não deixe entrar água ou gasolina no depósito. Isso faria com que fosse necessário drenar o líquido e purgar as linhas para evitar o entupimento da bomba de injeção e posterior danificação do motor.

CUIDADO

Motores diesel (se instalado com DPF)

Recomenda-se a utilização de combustível diesel regulamentado para automóveis nos veículos com motorização diesel equipados com sistema de filtro de partículas diesel (DPF). (se instalado)

Se utilizar diesel com alto teor de enxofre (acima de 50 ppm) e aditivos não recomendados, o sistema DPF pode sofrer danos e o veículo pode emitir fumo branco. (se instalado)

Biodiesel (exceto na Nova Zelândia/Tailândia/Indonésia/Malásia)

As misturas de diesel comercialmente fornecidas não superiores a 7% de biodiesel, vulgarmente conhecidas como "Diesel B7" podem ser usadas no seu veículo se o biodiesel cumprir a EN 14214 ou especificações equivalentes. (EN significa "European Norm" - Norma Europeia). A utilização de biocombustíveis que excedem 7%, feitos a partir de éster metílico de colza (RME), éster metílico de ácido gordo (FAME), éster metílico de óleo vegetal (VME), etc., ou mistura de diesel superior a 7% de biodiesel irá provocar um aumento de desgaste ou danos no motor e no sistema de combustível. A reparação ou substituição de componentes danificados ou gastos devido ao uso de combustíveis não aprovados, não será coberta pela garantia do veículo.

CUIDADO
  • Nunca utilize qualquer combustível, seja diesel ou biodiesel B7 ou outro, que de alguma forma não consiga cumprir a mais recente especificação da indústria do petróleo. (se instalado)

  • Nunca use quaisquer aditivos de combustível ou tratamentos que não sejam recomendados ou aprovados pelo fabricante do veículo. (se instalado)

Biodiesel (para a Nova Zelândia)

As misturas de diesel comercialmente fornecidas não superiores a 7% de biodiesel, vulgarmente conhecidas como "Diesel B7" podem ser usadas no seu veículo se o biodiesel cumprir a EN 14214 ou especificações equivalentes. (EN significa "European Norm" - Norma Europeia). A utilização de biocombustíveis que excedem 7%, feitos a partir de éster metílico de colza (RME), éster metílico de óleo vegetal (VME), etc., ou mistura de diesel superior a 7% de biodiesel, irá provocar um aumento de desgaste ou danos no motor e no sistema de combustível. A reparação ou substituição de componentes danificados ou gastos devido ao uso de combustíveis não aprovados, não será coberta pela garantia do veículo.

CUIDADO
  • Nunca utilize qualquer combustível, seja diesel ou biodiesel B7 ou outro, que de alguma forma não consiga cumprir a mais recente especificação da indústria do petróleo. (se instalado)

  • Nunca use quaisquer aditivos de combustível ou tratamentos que não sejam recomendados ou aprovados pelo fabricante do veículo. (se instalado)

Biodiesel (para a Tailândia/Indonésia/Malásia)

Use misturas de gasóleo fornecidas comercialmente que contenham até 7% de biodiesel e que cumpram a norma EN 14214 ou especificações equivalentes, comummente conhecidas como “gasóleo B7”, no seu veículo. (EN significa “European Norm” — Norma Europeia)

Recomendamos que utilize gasóleo B7.

Os motores diesel são compatíveis com gasóleo B30 em conformidade com as normas EN 16709 ou ASTM D7467.

Não utilize combustíveis impróprios, como o combustível de fabrico caseiro, biodiesel superior a 30%.

O motor pode ficar danificado se forem utilizados combustíveis impróprios.

Uma vez que os combustíveis biodiesel se degradam mais facilmente (mais rapidamente) do que os combustíveis diesel que não contêm biodiesel, não os armazene no depósito de combustível durante mais do que 1 mês.

Se planeia deixar o seu veículo inutilizado durante mais de um mês com menos de 1/4 de combustível (de B7 a B30) cheio, encha o depósito de combustível do seu veículo com gasóleo puro à base de petróleo, B7 ou inferior, antes de ligar o motor. Em seguida, deixe o veículo a trabalhar durante, pelo menos, 30 minutos.

Se estiver mais do que 1/4 cheio, drene o combustível do depósito antes de ligar o motor. Em seguida, encha com gasóleo puro à base de petróleo, B7 ou inferior para deixar o seu veículo a trabalhar durante, pelo menos, 30 minutos.

Evite, tanto quanto possível, a luz solar direta quando deixar o veículo sem vigilância durante um longo período de tempo.

A reparação ou substituição de componentes danificados ou gastos devido ao uso de combustíveis não aprovados, não será coberta pela garantia do veículo.

A utilização de biodiesel pode degradar o desempenho dos motores, e o consumo de combustível.