Sistema de monitorização da pressão dos pneus
Todos os pneus, incluindo o sobresselente (se instalado), devem ser inspecionados mensalmente a frio e enchidos com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo. (Se o seu veículo tiver pneus com dimensões diferentes do indicado na etiqueta, informe-se sobre a pressão de enchimento correta desses pneus.)

O sobre ou subenchimento dos pneus pode reduzir o tempo de vida útil destes, afetar negativamente a condução do veículo e causar problemas inesperados nos pneus. Isto pode causar a perda de controlo do veículo e, consequentemente, um acidente.
Como funcionalidade de segurança adicional, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) que faz acender uma luz de aviso de pressão do pneu insuficiente quando a pressão de um ou mais pneus é consideravelmente insuficiente. Assim, se esse indicador se acender, pare o veículo e inspecione os pneus logo que possível. Em seguida, encha-os com a pressão correta. Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus pode dar origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos.
De igual modo, uma pressão de enchimento demasiado baixa diminui a eficiência de combustível e o tempo de vida do piso do pneu, podendo ainda afetar a capacidade de manobra e de paragem do veículo.
Recordamos que o sistema TPMS não substitui uma manutenção adequada dos pneus, sendo da responsabilidade do condutor mantê-los com uma pressão de enchimento correta, mesmo que a baixa pressão de enchimento não tenha ainda atingido o nível de acendimento do indicador de baixa pressão dos pneus do sistema TPMS.
O seu veículo foi também equipado com um indicador de avaria no sistema TPMS, que é ativado se o sistema não estiver a funcionar corretamente. O indicador de avaria do sistema TPMS é combinado com a luz de aviso de pressão de enchimento insuficiente do pneu. Quando o sistema deteta um problema no funcionamento, a luz de aviso pisca durante aproximadamente um minuto e depois fica permanentemente acesa. Esta sequência irá continuar em arranques subsequentes do veículo até a avaria ser resolvida.
Quando a luz indicadora de avaria acesa, o sistema poderá não conseguir detetar ou assinalar baixas de pressão dos pneus. As avarias do TPMS poderão dever-se a uma série de razões, incluindo a instalação de pneus sobresselentes ou pneus ou rodas diferentes dos originais, que impedem o TPMS de funcionar corretamente.
Depois de substituir um ou mais pneus ou rodas do veículo, verifique sempre a luz indicadora de avaria do sistema TPMS para se certificar de que os pneus e rodas sobresselentes ou alternativos não interferem com o funcionamento correto do sistema TPMS.

Se ocorrer alguma das situações abaixo descritas, solicite a verificação do sistema por um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
A luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus/indicadora de avaria do sistema TPMS não se acende durante 3 segundos quando o interruptor da ignição é colocado na posição ON ou com o motor em funcionamento.
-
A luz indicadora de avaria do sistema TPMS mantém-se acesa após piscar durante aproximadamente 1 minuto.
-
A luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus mantém-se acesa.