Cinto de colo e ombro
Ajuste em altura (para o banco dianteiro)

Para maximizar o conforto e a segurança, pode regular a altura da fixação do cinto de ombro numa de 4 posições. Se a altura do cinto de segurança, depois de ajustado, estiver demasiado perto do seu pescoço, a sua proteção não será a mais eficaz. Não terá a proteção mais eficiente. A parte do ombro do cinto deve ajustar-se de forma a passar por cima do seu tórax e passar a meio do seu ombro mais próximo da porta, e não do seu pescoço.
Para regular a altura da fixação do cinto de ombro, desça ou suba o regulador da altura para uma posição adequada.
Para elevar o ajuste de altura, puxe-o para cima (1). Para baixá-lo, empurre-o para baixo (3) ao mesmo tempo que prime o botão de regulação da altura (2).
Para colocar o banco no ponto de fixação pretendido, liberte o botão. Para se certificar de que a fixação ficou bem segura, experimente fazer deslizar o regulador da altura.
A má colocação dos cintos de segurança pode originar lesões graves em caso de acidente.

-
Verifique se a fixação do cinto de ombro ficou à altura correta. Nunca coloque o cinto do ombro a atravessar o pescoço ou a cara.
-
A não substituição dos cintos de segurança após um acidente pode fazer com que fique à mercê de cintos de segurança que não ofereçam proteção numa outra colisão, podendo assim resultar em lesões pessoais ou mortais. Após um acidente, substitua os seus cintos de segurança logo que possível.
Para colocar o seu cinto de segurança:

Para colocar o seu cinto de segurança, tire-o do retrator e insira a lingueta metálica (1) no respetivo retentor (2). Ouvirá um clique de encaixe da lingueta no retentor.
O cinto só se ajusta automaticamente ao comprimento correto depois da parte do ombro ser manualmente ajustada, de forma a rodear firmemente as suas ancas. Se se inclinar para a frente devagar e sem forçar, o cinto estica e permite-lhe mover-se sem dificuldade. Contudo, em caso de travagem brusca ou impacto, o cinto bloqueia. Também bloqueia se tentar inclinar-se para a frente demasiado depressa.

Se não conseguir libertar o cinto de segurança do respetivo dispositivo de retração, puxe o cinto com força e liberte-o. Em seguida, deverá ser possível puxá-lo normalmente.


A parte do colo do cinto deve ficar colocada o mais baixo possível e ajustar-se firmemente às suas ancas, não à cintura. Se o colo do cinto for colocado num ponto demasiado alto da sua cintura, pode aumentar as possibilidades de lesão em caso de colisão. Os braços não devem ficar ambos por baixo ou por cima do cinto. mas sim um por cima e outro por baixo, tal como se mostra na ilustração.
Nunca coloque o cinto de segurança por baixo do braço próximo da porta.
Para libertar o cinto de segurança:

O cinto de segurança solta-se ao carregar no botão de abertura (1) existente no respetivo retentor. Ao libertar-se, o cinto deve voltar automaticamente para o interior do retrator.
Se isso não acontecer, inspecione o cinto, para verificar se não está torcido, e volte a tentar.
Arrumação do cinto de segurança traseiro


-
Se o cinto de segurança central não estiver em utilização, bloqueie sempre a lingueta no cinto, como na imagem acima.
-
As fivelas de cinto de segurança traseiro podem ser guardadas no bolso entre as costas do banco traseiro e a almofada quando não estiverem a ser utilizadas.
-
Em seguida, insira o cinto de segurança nas duas guias da correia (ou suportes) (A) situadas em ambos os lados. Isso irá ajudar a evitar que os cintos fiquem presos atrás ou sob os assentos.
Depois de inserir o cinto de segurança, aperte a correia do cinto, puxando-a para cima.

O cinto de segurança deve ficar preso à fivela de cada almofada dos bancos para ficar bem apertado.
* A: fivela de aperto do cinto de segurança direito traseiro.
* B: fivela de aperto do cinto de segurança central traseiro.
* C: fivela de aperto do cinto de segurança esquerdo traseiro.

Quando fizer uso de um cinto de segurança traseiro central, deve utilizar o retentor que apresenta a indicação "CENTER".

Evite prender os cintos de segurança esquerdo ou direito à fivela do cinto de segurança central traseiro.
Certifique-se de que prende o cinto de segurança central traseiro à fivela do mesmo.
Se não o fizer, o cinto de segurança mal apertado não o protege.