Travão multicolisão (MCB) (se instalado)
Utilização do sistema
-
A partir do momento em que o airbag é insuflado, o travão multicolisão monitoriza durante um breve período a intensidade da pressão no pedal do travão e no pedal do acelerador. O sistema funciona se forem satisfeitas as seguintes condições:
-
A velocidade do veículo é inferior a 180 km/h no momento da colisão.
-
O pedal do travão e o pedal do acelerador estão fortemente pressionados.
-
-
Se a pressão exercida pelo condutor no pedal do travão ultrapassar um certo nível com o sistema de travagem multicolisão ativo, a força de travagem sobrepõe-se À travagem automática pelo sistema de travagem multicolisão. Se, porém, o condutor retirar o pé do pedal do travão, o sistema de travagem multicolisão mantém a travagem automática.
Sistema desligado
O travão multicolisão é cancelado nas seguintes situações:
-
O pedal do acelerador está pressionado para além de um certo nível.
-
O veículo para.
-
Existe uma avaria do ESC (controlo eletrónico de estabilidade) ou dispositivos eletrónicos.
-
Passaram 10 segundos desde que o travão foi controlado automaticamente pelo sistema de travagem multicolisão.

-
O travão multicolisão diminui a velocidade do veículo após uma colisão e reduz o risco de uma segunda colisão, mas não a evita. Pode afastar-se do ponto de colisão para evitar outras situações perigosas premindo o pedal do acelerador.
-
Depois de o veículo ser parado pelo travão multicolisão, o sistema deixa de controlar os travões. Dependendo da situação, o condutor pode premir o pedal do travão ou do acelerador para evitar outro acidente.