Componentes e funções do sistema SRS

* A posição real dos componentes do sistema SRS pode ser diferente do da imagem.
O sistema SRS é composto pelos seguintes componentes:
-
Módulo do airbag dianteiro do condutor
-
Módulo do airbag dianteiro do passageiro
-
Módulos de airbags frontais*
-
Módulos dos airbags de cortina*
-
Conjunto dos pré-tensores dos retratores*
-
Luz de aviso do airbag
-
Módulo de controlo do sistema SRS (SRSCM)/sensor de capotamento*
-
Sensores de impacto frontal
-
Sensores de impacto lateral*
-
Sensores de pressão lateral*
-
Interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro*
-
Módulo do airbag central do condutor*
-
Módulo de airbag lateral da 2.ª fila de bancos*
* : se instalado
O SRSCM monitoriza continuamente todos os componentes com o interruptor da ignição ou o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) ligados, de modo a determinar se o impacto de uma colisão frontal, quase frontal ou lateral é suficientemente forte para ativar o enchimento do airbag ou o pré-tensor do cinto de segurança.
A luz de aviso do airbag do SRS no painel de instrumentos acende-se durante cerca de 6 segundos após ligar o interruptor da ignição ou o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor). Depois dos 6 segundos, a luz de aviso do airbag deve apagar-se.

Se acontecer alguma das situações seguintes, existe uma avaria no SRS. Neste caso, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.
-
A luz não acender durante alguns instantes ao ligar a ignição.
-
A luz permanece acesa após cerca de 6 segundos.
-
A luz acender com o veículo em andamento.
-
A luz pisca quando o interruptor de ignição ou o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor) estão na posição ON (ligado).

Os módulos dos airbags estão localizados no centro do volante e no painel do lado do passageiro por cima do porta-luvas. Se o módulo SRSCM detetar um impacto suficientemente forte na dianteira do veículo, ativará automaticamente os airbags dianteiros.

No momento da ativação, as costuras moldadas diretamente nas coberturas almofadadas separam-se sob a pressão da expansão dos airbags. A continuação da abertura das coberturas permite então a insuflação total dos airbags.

O insuflação total de um airbag, juntamente com a atuação de um cinto de segurança corretamente colocado, atenua o movimento para a frente do condutor ou do passageiro dianteiro, reduzindo o risco de lesões na cabeça e no tórax.
Depois de completamente insuflado, o airbag começa imediatamente a esvaziar-se, permitindo ao condutor continuar a olhar para a frente e comandar a direção ou utilizar outros comandos.


-
Não instale nem coloque quaisquer acessórios (suporte para bebidas, suporte para CD, autocolantes, etc.) no painel do passageiro dianteiro, por cima do porta-luvas, num veículo com airbag do passageiro. Estes objetos podem tornar-se projéteis perigosos e causar lesões em caso de insuflação do airbag do passageiro.
-
Se instalar uma geleira no interior do veículo, não a coloque perto do painel de instrumentos nem na superfície do painel de instrumentos.
Estes objetos podem tornar-se projéteis perigosos e causar ferimentos em caso de insuflação do airbag do passageiro.

-
A ativação de um airbag é acompanhada de um ruído sonoro, seguido da libertação de uma poeira fina no interior do veículo. Esta situação é normal (os airbags estão envoltos por essa poeira fina) e não representa qualquer perigo. Porém, a poeira gerada pela ativação do airbag pode provocar irritação cutânea ou ocular, bem como agravar as crises asmáticas, em algumas pessoas. Após um acidente indutor da ativação dos airbags, lave sempre bem todas as zonas cutâneas expostas à poeira fina com água fria e um sabão não agressivo.
-
O sistema SRS só atua com a chave da ignição ligada (interruptor na posição ON). Se, ao ligar a chave da ignição, a luz de aviso do airbag SRS não se acender ou continuar acesa após os cerca de 6 segundos predefinidos ou, após o motor ser ligado, se acender com o veículo em andamento, o sistema SRS não está a funcionar corretamente. Neste caso, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.
-
Antes de trocar um fusível ou desligar um borne da bateria, rode o interruptor da ignição ou o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) para a posição LOCK (Trancar) e remova a chave da ignição ou desligue o botão ENGINE START/STOP. Nunca remova ou troque os fusíveis dos airbags com o interruptor da ignição ou o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) na posição ON (Ligado). Se ignorar este aviso, a luz de aviso do airbag SRS irá ser apresentada.