Sistema antibloqueio dos travões (ABS)
O sistema ABS (ou o sistema ESC) não previne acidentes decorrentes de manobras de condução incorretas ou perigosas. Embora o controlo do veículo seja maior numa travagem de emergência, mantenha sempre uma distância segura entre o seu veículo e os que seguem à sua frente. Se as condições da estrada forem adversas, conduza com menos velocidade. O veículo deve ser conduzido a velocidade moderada nas seguintes circunstâncias:
-
Durante a condução em estradas acidentadas, de gravilha ou cobertas de neve.
-
Durante a condução com correntes de neve montadas nos pneus
-
Durante a condução em estradas de piso esburacado ou com diferentes alturas.
A condução nestas condições aumenta a distância de travagem do seu veículo.
O sistema ABS efetua a deteção contínua da velocidade das rodas. Se as rodas estiverem para bloquear, o ABS modula repetidamente a pressão de travagem hidráulica das mesmas.
Se aplicar os travões em condições suscetíveis de bloquear as rodas, poderá ouvir um som de "tique-tique" nos travões ou sentir uma sensação correspondente no pedal dos travões. Esta situação é normal e significa que tem o sistema ABS ativo.
Para explorar ao máximo as vantagens do sistema ABS numa situação de emergência, não tente modular a pressão da travagem nem pressionar e libertar repetidamente o pedal dos travões. Carregue no pedal do travão tão a fundo quanto possível para permitir que o ABS controle a força transmitida aos travões.

Poderá ouvir um clique no compartimento do motor quando o veículo começar a andar após ligar o motor. Esta situação é normal, indicando que o sistema antibloqueio dos travões está a funcionar corretamente.
Mesmo com o sistema antibloqueio dos travões, o seu veículo continua a precisar de uma distância de paragem suficiente. Mantenha sempre uma distância segura em relação ao veículo que segue à sua frente.
Abrande sempre nas curvas. O sistema antibloqueio dos travões não pode impedir acidentes resultantes do excesso de velocidade.
Em estradas com piso solto ou irregular, a atuação do sistema antibloqueio dos travões pode resultar numa distância de paragem mais longa do que em veículos equipados com um sistema de travagem convencional.
A luz de aviso do sistema ABS mantém-se acesa cerca de 3 segundos após colocar o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) na posição ON (Ligado).

Durante esse período, o sistema ABS efetua um autodiagnóstico e a luz apaga-se se estiver tudo normal. Se a luz continuar iluminada, significa que existe um problema com o sistema ABS. Contacte uma oficina profissional logo que possível. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.
Se conduzir numa estrada com pouca tração, por exemplo, com gelo no piso, e aplicar continuamente os travões, o sistema ABS estará também continuamente ativo e a luz de aviso do sistema ABS poderá ser apresentada. Encoste o veículo num local seguro e desligue-o.
Volte a ligar o veículo. Se a luz de aviso do ABS se apagar, é porque o ABS está a funcionar normalmente. Caso contrário, pode haver um problema com o sistema ABS. Contacte uma oficina profissional logo que possível. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

Caso a bateria do seu veículo esteja descarregada e seja necessária a utilização de cabos de corrente, o veículo pode ter um funcionamento menos regular e a luz de aviso do sistema ABS pode acender-se ao mesmo tempo. Isto acontece devido à baixa tensão da bateria. Não significa que exista uma avaria no sistema ABS.
-
Não pressione e liberte repetidamente o pedal dos travões!
-
Antes de começar a conduzir, recarregue a bateria.