Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Condução do seu veículo > Sistema de tração a todas as rodas (AWD) > Para operação segura de tração a todas as rodas (AWD)

Para operação segura de tração a todas as rodas (AWD)

AVISO

Tração a todas as rodas

As condições em estrada ou fora de estrada que exigem tração a todas as rodas significam que todas as funções do seu veículo são expostas a um esforço muito maior do que em condições de estrada normais. Diminua a velocidade e esteja pronto para mudanças na composição e tração da superfície por baixo dos pneus. Se tiver alguma dúvida sobre a segurança das condições que está a enfrentar, pare e considere a melhor maneira de avançar.

  • Não tente conduzir em água parada profunda ou lama, uma vez que tais condições pode parar o motor e entupir os tubos de escape. Não desça colinas íngremes, uma vez que isso requer extrema habilidade para manter o controlo do veículo.

  • Quando subir ou descer colinas, conduza o mais retamente possível. Tenha muito cuidado ao subir ou descer colinas íngremes, uma vez que pode capotar o veículo dependendo das condições da inclinação, do terreno e de água/lama.

    AVISO

    Colinas

    A condução pelo contorno de colinas íngremes pode ser extremamente perigoso. Este perigo pode vir de pequenas mudanças no ângulo da roda, que podem desestabilizar o veículo ou, mesmo se o veículo estiver a manter a estabilidade sob tensão, pode perder a estabilidade que se o veículo parar o seu movimento para a frente. O seu veículo pode rolar sem aviso e sem tempo para que corrija um erro que pode causar ferimentos graves ou morte.

  • Tem de aprender a fazer curvas num veículo AWD. Não confie na sua experiência em veículos FWD convencionais para fazer curvas com o veículo no modo AWD. Para começar, deve conduzir mais lentamente em AWD.

AVISO

Tração a todas as rodas (AWD)

Reduza a velocidade quando fizer curvas. O centro de gravidade dos veículos AWD é mais elevado do que a dos veículos FWD convencionais, tornando-os mais propensos a capotar quando faz curvas demasiado muito rápido.

AVISO

Volante

Não segure no volante pelo lado de dentro quando está a conduzir numa estrada não alcatroada. Pode magoar-se no braço devido a uma manobra súbita ou de ressalto do volante provocada pelo impacto com objetos no solo. Pode perder o controlo do volante.

  • Durante a condução numa estrada não alcatroada, mantenha sempre as mãos firmes no volante.

  • Certifique-se de que todos os passageiros têm os cintos de segurança colocados.

    AVISO

    Perigo devido ao vento

    Se está a conduzir com vento forte, o maior centro de gravidade do veículo diminui a sua capacidade de controlo da direção e requer que conduza mais devagar.

AVISO

Condução em água

Conduza lentamente. Se conduzir rápido demais na água, a água pode entrar no compartimento do motor e molhar o sistema de ignição, fazendo com que o veículo pare repentinamente. Se isso acontecer e o seu veículo está numa posição inclinada, o seu veículo pode capotar.

NOTA
  • Não conduza em água, se o nível for superior ao do fundo do veículo.

  • Verifique a condição dos travões quando está fora da lama ou da água. Pressione o pedal do travão várias vezes à medida que move o veículo lentamente até sentir as forças normais de travagem a voltar.

  • Encurte o intervalo de manutenção programado se conduzir em condições de todo-o-terreno, como areia, lama ou água (consulte Mais detalhesou Mais detalhes). Lave sempre o seu veículo após a condução fora de estrada, limpando especialmente a parte inferior do veículo.

  • Uma vez que o binário de acionamento é sempre aplicado às 4 rodas, o desempenho do veículo AWD é muito afetado pela condição dos pneus. Certifique-se de que equipa o veículo com quatro pneus do mesmo tamanho e tipo.

  • Um veículo de tração a todas as rodas contínua não pode ser rebocado por uma carrinha de reboque normal. Certifique-se de que o veículo é colocado numa carrinha de base plana para o mover.

AVISO

Condução com tração a todas as rodas (AWD)

  • Evite velocidade elevada ao fazer curvas.

  • Não faça movimentos bruscos do volante, como no caso de mudanças abruptas de faixa ou curvas rápidas e apertadas.

  • O risco de capotamento aumenta grandemente com a perda de controlo do veículo a alta velocidade.

  • Em caso de colisão, uma pessoa sem cinto tem uma probabilidade significativamente maior de morrer em comparação com uma pessoa com cinto de segurança.

  • Em muitos casos, o condutor perde o controlo do veículo quando duas ou mais rodas saem da estrada e o condutor efetua uma sobreviragem para retomar a estrada. Se o seu veículo sair da via de rodagem, não faça movimentos bruscos com o volante. Em vez disso, abrande antes de voltar para dentro das marcações da via.

CUIDADO

Lama ou neve

Se uma das rodas dianteiras ou traseiras começar a girar em lama, neve, etc., por vezes, o veículo pode ser retirado, continuando a acionar o pedal do acelerador; no entanto, evite esforçar o motor continuamente em altas rpm, pois isso pode danificar o sistema AWD.

Condução em areia ou lama

  • Mantenha uma velocidade moderada e constante. Acione o pedal do acelerador lentamente, para garantir uma condução segura (prevenção do deslizamento das rodas).

  • Mantenha uma distância suficiente do veículo da frente.

  • Reduza a velocidade do veículo e verifique sempre as condições da estrada.

  • Evite velocidades excessivas, acelerações rápidas, travagens e mudanças de direção bruscas para evitar ficar bloqueado.

  • Se o veículo ficar bloqueado na neve, areia ou lama, os pneus podem não funcionar.

  • Isso destina-se a proteger a transmissão e não é uma avaria.

NOTA

Deslocar o veículo à força para fora da lama ou da areia pode danificar/sobreaquecer o motor ou provocar danos/rotura da transmissão, do diferencial ou do sistema 4WD, assim como danos nos pneus. Se, depois de entrar numa estrada com areia ou lama, o deslizamento das rodas for excessivo, o veículo pode ficar atolado. Se isso acontecer, coloque uma pedra ou um ramo de árvore debaixo do pneu e tente depois tirar o veículo; pode também tentar desatolá-lo movendo-o repetidamente para a frente e para trás.

Sobreaquecimento da transmissão

A: Transmission Hot! Park with engine on (Caixa de velocidades sobreaquecida! Pare com o motor em funcionamento)

A: Caixa de velocidades arrefecida. Retome a condução

  • Durante a condução em estradas com areia ou lama em condições extremas, a transmissão pode sobreaquecer.

  • Quando ocorre sobreaquecimento da transmissão, o modo de proteção segura é acionado e a mensagem de aviso "Transmission Hot! Park with engine on (Transmissão quente! Estacione com o motor ligado)" aparece no ecrã LCD acompanhada de um aviso sonoro.

  • Se isto acontecer, encoste num local seguro, pare o veículo com o motor em funcionamento, aplique os travões e engrene o veículo em P (estacionamento), e deixe a transmissão arrefecer.

  • Se ignorar este aviso, as condições de condução podem deteriorar-se. Poderá sentir mudanças de velocidade abruptas, mudanças frequentes ou trepidação. Para voltar à condição de condução normal, pare o veículo e acione o pedal do travão ou coloque o seletor das mudanças na posição P (Estacionamento). Depois deixe a transmissão arrefecer durante alguns minutos com o motor ligado, antes de voltar a partir.

  • Quando aparecer a mensagem "Trans cooled. Resume driving" (Transmissão arrefecida. Retomar a condução) pode retomar a condução do veículo.

Se as mensagens de aviso continuarem a piscar no ecrã LCD, para sua segurança, solicite a verificação do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

Precauções com os pneus

Tenha sempre atenção aos pneus dos veículos AWD (tração a todas as rodas).

Ao conduzir com tração a todas as rodas, a força motriz é aplicada a todas as rodas, e o desempenho de condução do veículo é muito afetado pelo grau de desgaste dos pneus:

  • Ao substituir os pneus, certifique-se de que coloca quatro pneus com as caraterísticas dos originais: mesmo tamanho de pneu, piso, marca e capacidade de carga. Não utilize um tamanho de pneu e jante diferente dos que estão montados de origem no seu veículo. Se o fizer, poderá afetar a segurança e performance do seu carro, o que pode provocar falhas de controlo ou mesmo o capotamento e danos muito graves.

  • Substitua os pneus da frente e de trás a cada 10 000 km.

  • Todos os pneus devem ser inspecionados mensalmente a frio e enchidos com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo.

  • Nos veículos AWD (tração a todas as rodas), instale as correntes nas rodas dianteiras. No entanto, tal pode danificar o sistema AWD, pelo que a distância da deslocação deverá ser o mais curta possível.

* Consulte Mais detalhes.

Precauções a tomar em caso de reboque

O veículo AWD nunca deve ser rebocado com as rodas no chão. O seu veículo tem de ser rebocado com um equipamento de elevação de rodas e carros ou equipamento de pronto-socorro de caixa plana com todas as rodas levantadas do chão.

* Consulte Mais detalhes.

CUIDADO

O veículo AWD não pode ser rebocado com equipamento de suspensão. Utilize equipamento de elevação das rodas ou uma plataforma plana.

AVISO

O seu carro está equipado com pneus especialmente concebidos para assegurarem uma condução segura e capacidade de manobra. Não utilize pneus e jantes de dimensões e tipos diferentes dos de origem. Se o fizer, poderá afetar a segurança e performance do seu carro, o que pode provocar falhas de controlo ou mesmo o capotamento e danos muito graves. Ao substituir os pneus, certifique-se de que coloca quatro pneus com as características dos originais: mesmo tamanho de pneu e jante, piso, marca e capacidade de carga.

AVISO

Veículo elevado com macaco

Enquanto o veículo AWD estiver a ser elevado com um macaco, nunca inicie o motor ou faça com que as rodas rodem.

Há o perigo de ao rodar os pneus que estão a tocar no chão, o veículo saia do macaco e salte para a frente.

  • Os veículos AWD devem ser testados num dinamómetro especial de quatro rodas.

    NOTA

    Nunca acione o travão de estacionamento quando realizar estes testes.

AVISO

Teste no dinamómetro

Mantenha-se afastado da frente do veículo enquanto o veículo está em marcha no dinamómetro. Isto é muito perigoso porque o veículo pode saltar para a frente e causar lesões graves ou morte.

CUIDADO
  • Ao levantar o veículo, não acione as rodas dianteiras e traseiras separadamente. Todas as quatro rodas devem ser acionadas.

  • Se precisar de acionar a roda dianteira e a roda traseira ao levantar o veículo, deve soltar o travão de estacionamento.