Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Condução do seu veículo > Botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) > Ligar o motor

Ligar o motor

AVISO
  • Use sempre calçado apropriado para conduzir o veículo. O uso de calçado desadequado (saltos altos, botas de esqui, etc.) pode afetar a sua capacidade de utilizar os pedais dos travões e do acelerador.

  • Não arranque com o veículo com o pedal do acelerador acionado. O veículo pode mover-se e provocar um acidente.

  • Espere até as rpm do motor estarem ao nível normal. O veículo pode mover-se, de repente, se o pedal do travão for libertado quando as rpm estão elevadas.

NOTA

Mecanismo “kick down” (se instalado)

Se o seu automóvel estiver equipado com um mecanismo "kick down" no pedal do acelerador, esta funcionalidade permite evitar que conduza inadvertidamente com o acelerador a fundo, pois exige um esforço acrescido para pressionar o pedal até abaixo. No entanto, se o pedal descer mais de aproximadamente 82%, a válvula de borboleta abre-se completamente e torna-se mais fácil pressionar o acelerador. Não se trata de uma falha, mas antes do normal funcionamento do sistema.

Ligar o motor com Smart Key

No momento em que as portas do veículo são abertas ou quando o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor) é premido, o veículo verifica a smart key.

Se o dispositivo Smart Key não se encontrar no interior do veículo, o "indicadore a mensagem” "Key is not in the vehicle" (chave fora do veículo) aparecerá no painel de instrumentos e no ecrã LCD. E, se todas as portas estiverem fechadas, o aviso sonoro ouve-se durante alguns segundos. O indicador ou aviso desativa-se com o veículo em andamento. Transporte sempre a smart key consigo.

AVISO

O motor só arranca com a smart key no interior do veículo. Nunca deixe que crianças ou pessoas que não estejam familiarizadas com o veículo toquem no botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar EV) ou nos componentes relacionados. Premir o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) quando a smart key está no veículo pode provocar uma ativação indesejada do motor e/ou uma deslocação indesejada do veículo.

CUIDADO

Se o motor for abaixo com o veículo em andamento, não tente colocar a caixa de velocidades na posição P (Estacionamento). Se as condições do tráfego e da estrada o permitirem, pode colocar a caixa de velocidades na posição N (Ponto-morto) com o veículo ainda em andamento e premir o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) para tentar voltar a ligar o motor.

NOTA
  • Se a bateria estiver com pouca carga ou a Smart Key não funcionar corretamente, é possível ligar o motor premindo o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) com a Smart Key.

    Quando premir o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar EV) diretamente com a chave inteligente, esta deve entrar em contacto com o botão a um ângulo reto.

  • Quando o fusível da luz de travagem se funde, não é possível ligar o motor pelos meios normais.

    Substitua o fusível por um novo. Se tal não for possível, poderá ligar o motor premindo o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor), colocado na posição ACC (Acessório), durante 10 segundos. O motor pode ser ligado sem carregar no pedal dos travões. No entanto para sua segurança, deve sempre carregar no pedal dos travões antes de ligar o motor.

CUIDADO
  • Não prima o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar EV) durante mais de 10 segundos, exceto se o fusível da luz do travão estiver queimado.

  • Não rode a chave da ignição para a posição START com o motor a funcionar. Pode danificar o motor de arranque.

CUIDADO

Também pode ligar o motor quando a caixa de velocidades está na posição N (Ponto-morto), mas, por segurança, ligue o motor apenas quando a caixa de velocidades está na posição P (Estacionamento).

Ligar o motor a gasolina

  1. Tenha a smart key consigo ou deixe-a no interior do veículo.

  2. Certifique-se de que o travão de estacionamento está engatado com firmeza.

  3. Certifique-se de que coloca a caixa de velocidades na posição P (Estacionamento). Carregue a fundo no pedal dos travões.

  4. Prima o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor).

    O arranque deve ser efetuado sem pressionar o pedal do acelerador.

  5. Não espere até o motor aquecer com o veículo parado. Comece a condução a uma velocidade do motor moderada. (Devem ser evitadas as acelerações e desacelerações bruscas).

Ligar o motor a diesel

Para ligar um motor diesel frio, tem de pré-aquecê-lo antes do arranque e deixá-lo aquecer antes de conduzir.

  1. Certifique-se de que o travão de estacionamento está engatado.

  2. Certifique-se de que coloca a caixa de velocidades na posição P (Estacionamento). Carregue a fundo no pedal dos travões.

    Luz indicadora de incandescência
  3. Prima o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) ao mesmo tempo que carrega no pedal dos travões.

  4. Continue a carregar no pedal dos travões até que a luz indicadora de incandescência se apague. (aproximadamente 5 segundos).

  5. O motor liga-se quando a luz indicadora de incandescência se apaga.

CUIDADO
  • No inverno, recomenda-se deixar o motor a diesel aquecer durante alguns momentos com o veículo parado, antes de iniciar a condução.

  • Recomenda-se utilizar gasóleo numa montanha ou país a grande altitude visitado no inverno.

NOTA

Se premir novamente o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) com o motor em pré-aquecimento, o motor pode ligar-se.

Ligar e desligar o motor para a refrigeração do turbocompressor

  1. Não force nem acelere o motor logo após o arranque.

    Se o motor estiver frio, deixe-o trabalhar ao ralenti durante vários segundos antes de conduzir, de modo a garantir uma lubrificação suficiente do turbocompressor.

  2. Após uma viagem a alta velocidade ou prolongada que exija altas cargas do motor, deixe-o a trabalhar ao ralenti cerca de 1 minuto antes de o desligar.

    Este funcionamento ao ralenti permitirá o arrefecimento do turbocompressor antes de se desligar o motor.

CUIDADO

Não desligue imediatamente o motor após este ter sido submetido a um grande esforço. Se o fizer, poderá provocar danos avultados ao motor ou à unidade do turbo.