Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Condução do seu veículo > Caixa de velocidades de dupla embraiagem (DTC) (alavanca seletora) > Funcionamento da caixa de velocidades de dupla embraiagem

Funcionamento da caixa de velocidades de dupla embraiagem

A caixa de velocidades de dupla embraiagem possui 8 velocidades para a frente e uma velocidade para marcha-atrás.

Cada uma das velocidades é selecionada automaticamente na posição D (condução).

AVISO

Para reduzir o risco de ferimentos graves ou de morte:

  • Antes de mudar a alavanca seletora para D (condução) ou R (marcha-atrás), observe SEMPRE o espaço em torno do seu veículo para ver se existem pessoas a passar, especialmente crianças.

  • Antes de sair do banco do condutor, certifique-se sempre de que a alavanca da caixa de velocidades está na posição P (estacionamento), acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/OFF. Se estas precauções não forem tidas em consideração, o veículo poderá mover-se de forma inesperada e brusca.

  • Ao utilizar a caixa de velocidades manual, tenha cautela ao mudar de uma mudança superior para uma mudança inferior em estradas escorregadias. Os pneus poderão escorregar, causando um acidente.

  • Para evitar danos na transmissão, não tente acelerar o motor com a alavanca da caixa de velocidades na posição R (marcha-atrás) ou numa velocidade de progressão com o travão acionado.

  • Quando parado numa inclinação, não segure o veículo com o pedal do acelerador. Utilize antes o pedal dos travões ou o travão de estacionamento.

  • A Caixa de Velocidades de Dupla Embraiagem proporciona a sensação de condução de uma caixa de velocidades manual mas com a facilidade de uma caixa de velocidades totalmente automática. Contrariamente às caixas de velocidades tradicionais, é possível sentir (e ouvir) as passagens de caixa na caixa de velocidades de dupla embraiagem.

    • Pense nesta como se tratando de uma caixa de velocidades manual com mudanças automáticas.

    • Coloque a alavanca em Drive (Condução) e usufrua de passagens de caixa totalmente automáticas, semelhantes a uma caixa de velocidades automática convencional.

  • A caixa de velocidades de dupla embraiagem adota uma embraiagem dupla do tipo húmido, que é diferente do conversor de binário de uma caixa de velocidades automática e proporciona uma melhor aceleração durante a condução. No entanto, o arranque inicial pode ser ligeiramente mais lento do que numa Caixa de velocidades automática.

  • Quando se acelera rapidamente com o veículo a uma velocidade reduzida, o motor pode acelerar até um regime de rotação elevado, dependendo das condições de condução do veículo.

  • Para um arranque suave em subidas, prima suavemente o pedal do acelerador dependendo das condições atuais.

  • Se soltar o acelerador com o veículo a uma velocidade reduzida, pode sentir um forte travão motor, semelhante à caixa de velocidades manual.

  • Aquando da condução em descidas, pode utilizar o modo manual para reduzir para uma mudança inferior de modo a controlar a velocidade sem utilizar excessivamente o pedal do travão.

  • Quando liga e desliga o motor, pode ouvir pequenos estalidos à medida que o sistema se submete a um autoteste. É som é normal em Caixas de velocidades de dupla embraiagem.

  • Antes de colocar a caixa de velocidades na posição D (condução) ou R (marcha-atrás), pare totalmente o veículo.

  • Não coloque a alavanca da caixa de velocidades em N (ponto-morto) enquanto conduz.

AVISO

Devido a uma falha de transmissão, o veículo pode não se mover e o indicador de posição (D, R) irá piscar no combinado. Neste caso, mande verificar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

Posições da transmissão

Os indicadores luminosos do painel de instrumentos mostram a posição da alavanca da caixa de velocidades com o interruptor da ignição na posição ON.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa de velocidades na posição P (estacionamento), pare totalmente o veículo.

Para mudar desde P (estacionamento), tem de premir firmemente o pedal do travão e certificar-se de que tem o pé fora do pedal do acelerador.

A alavanca de velocidades tem de estar na posição P (estacionamento) antes de desligar o motor.

AVISO
  • A passagem para a posição P (estacionamento) com o veículo em andamento pode provocar a perda de controlo do veículo.

  • Depois de parar o veículo, certifique-se sempre de que a alavanca de velocidades se encontra na posição P (Estacionamento), aplique o travão de estacionamento e desligue o motor.

  • Não utilize a posição P (Estacionamento) em vez do travão de estacionamento.

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

CUIDADO

Pare sempre o veículo totalmente antes de passar para ou sair da posição R (marcha-atrás). Se passar para a posição R com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades.

N (Neutro ou ponto morto)

Esta posição não bloqueia as rodas e a transmissão.

AVISO

Não engrene nenhuma mudança sem ter o pé firmemente apoiado sobre o pedal do travão. Engrenar uma mudança com o motor em alta rotação pode fazer com que o veículo se mova muito rapidamente. Poderia perder o controlo do veículo e atingir pessoas ou objetos.

AVISO

Não conduza com a alavanca da caixa de velocidades na posição N (ponto-morto).

O travão do motor não irá funcionar e pode causar um acidente.

D (condução)

Esta é a posição normal para condução. A caixa de velocidades efetua passagens automáticas ao longo de uma sequência de 8 velocidades, maximizando a economia de combustível e a força motriz.

Para potência adicional na ultrapassagem de outro veículo ou em subidas, levante mais o pé do acelerador até sentir a caixa a reduzir para uma velocidade inferior.

Para parar o veículo durante a condução, pressione o pedal dos travões para impedir o movimento indesejado.

Modo manual

Selecione o modo manual, deslocando a alavanca seletora da posição D (Condução) para o modo manual, estando o veículo estacionado ou em movimento. Para regressar ao modo D (Condução), coloque novamente a alavanca seletora no modo principal.

O modo manual gere a dinâmica de condução através do ajuste automático do esforço de direção e do funcionamento automático do motor e da transmissão para um desempenho melhorado do condutor.

No modo manual, deslocar a alavanca seletora para a frente ou para trás agiliza a troca de mudanças. Ao contrário das caixas de velocidades manuais, o modo manual permite engrenar mudanças enquanto o pedal do acelerador se encontra pressionado.

  • Para cima (+): Para passar para a próxima velocidade, empurre a alavanca seletora para a frente uma vez.

  • Abaixo (-): Para passar para a velocidade abaixo, puxe a alavanca seletora para trás uma vez.

NOTA
  • Se o condutor premir a alavanca seletora para a posição + (Cima) ou - (Baixo), a transmissão pode não proceder à passagem de caixa se a mudança seguinte estiver fora do regime de rotação do motor permitido.

  • O condutor deve executar a troca de marchas de acordo com as condições do piso, tendo cuidado para manter o regime do motor abaixo da zona vermelha indicada no conta-rotações.

  • Apenas é possível selecionar as 8 marchas para frente. Para estacionar ou para engatar a marcha-atrás, deve mover-se a alavanca seletora para as posições R (marcha-atrás) ou P (estacionamento), conforme necessário e apenas quando o veículo está parado e imobilizado.

  • As mudanças inferiores são engrenadas automaticamente quando o veículo abranda. Quando o veículo para, a primeira velocidade é selecionada também automaticamente.

  • Quando as rotações atingem a região vermelha do conta-rotações, a engrenagem da mudança acima é feita automaticamente.

  • Para manter os níveis necessários de segurança e desempenho do veículo, o sistema não executará determinadas trocas de mudanças quando o seletor de mudanças é acionado.

  • Ao iniciar a condução do veículo em pisos escorregadios, coloque a alavanca seletora na posição + (Acima). A caixa de velocidades passa para a 2.ª velocidade, mais indicada para uma condução tranquila sobre piso escorregadio. Para voltar para a 1ª velocidade, coloque a alavanca de velocidades na posição - (Abaixo).

  • Quando o modo manual está ativado:

    • As rpm do motor terão tendência a manter-se elevadas durante um certo período de tempo, mesmo depois de soltar o acelerador.

    • A passagem para velocidade acima é retardada durante a aceleração.

  • No modo manual, o consumo de combustível pode aumentar.