Pesquisar apenas por Título
Início > Sistema de segurança do seu veículo > Bancos > Regulação das costas do banco traseiro

Regulação das costas do banco traseiro

Encosto de cabeça

O banco traseiro está equipado com encostos de cabeça, que aumentam a segurança e o conforto dos ocupantes.

Os encostos de cabeça não só oferecem conforto como ajudam a proteger a cabeça e o pescoço em caso de colisão.

Aviso
  • Para uma máxima eficácia em caso de acidente, os encostos de cabeça devem ser ajustados por forma a que a sua parte média esteja à mesma altura que o centro de gravidade da cabeça do ocupante. Na maior parte das pessoas, o centro de gravidade da cabeça está à altura da parte superior dos seus olhos. Ajuste também os encostos de cabeça de modo a que estes fiquem o mais próximo possível da cabeça. Não é recomendável a utilização de almofadas que afastem o corpo das costas do banco.

  • Não conduza o veículo com os encostos de cabeça removidos, Pois se o fizer os ocupantes poderão sofrer lesões graves em caso de acidente. A regulação correta dos encostos de cabeça pode proteger os ocupantes contra lesões cervicais graves.

Regular a altura para cima e para baixo

Para subir os encostos de cabeça, puxe-os para cima até à posição desejada (1). Para baixar um encosto de cabeça, prima sem soltar o botão de desbloqueio (2) presente no suporte do encosto de cabeça e baixe este último até à posição desejada (3).

Desmontar e instalar

Para desmontar os encostos de cabeça, eleve-os tanto quanto possível e depois prima o botão de desbloqueio (1) puxando, ao mesmo tempo, os encostos de cabeça para cima (2).

Para reinstalar os encostos de cabeça: introduza os apoios dos encostos de cabeça (3) nos respetivos orifícios, pressionando ao mesmo tempo o botão de desbloqueio (1). Depois, ajuste-os de acordo com a altura pretendida.

Aviso

Depois de ajustar o encosto de cabeça, certifique-se de que este encaixou na posição pretendida, a fim de assegurar uma proteção adequada aos ocupantes.

Rebatimento do banco traseiro

As costas dos bancos traseiros podem rebater-se para facilitar o transporte de objetos compridos ou aumentar a capacidade de carga do veículo.

Aviso

O rebatimento das costas dos bancos traseiros destina-se a permitir o transporte de objetos mais compridos que não caibam no espaço de carga.

Nunca deixe os passageiros sentarem-se em cima das costas rebatidas dos bancos traseiros com o automóvel em andamento. Este lugar não é apropriado, visto não dispor de cintos de segurança. Além disso, em caso de acidente ou travagem brusca, podem ocorrer lesões graves ou mesmo a morte de passageiros. Os objetos transportados sobre as costas dos bancos traseiros rebatidas não devem exceder a altura dos bancos dianteiros. Isso poderia fazer com que a carga deslizasse para a frente e causasse lesões ou danos em caso de travagem brusca.

Os encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos para a frente para proporcionar espaço de carga adicional e acesso à área de carga.

  • Para levantar os encostos dos bancos, levante e empurre firmemente até ouvir um “clique” de encaixe.

  • Quando colocar os encostos dos bancos novamente na posição vertical, reposicione os cintos de segurança traseiros, de forma que possam ser utilizados pelos passageiros dos bancos traseiros.

Aviso

Após o rebatimento do banco traseiro, se a colocação do banco do condutor na posição ideal de condução não for a correta, não volte a alterar a posição de rebatimento. Uma travagem brusca ou colisão pode provocar lesões.

Cuidado
  • Ao rebater ou estender o banco traseiro, certifique-se de que desloca o banco dianteiro totalmente para a frente. Se não existir espaço suficiente para rebater o banco traseiro, não o force. O encosto de cabeça ou os componentes do banco poderão ser danificados.

  • Antes de utilizar o cinto de segurança, certifique-se de que o retira do fixador. Se puxar o cinto de segurança enquanto este se encontra no fixador, poderá danificar ambos.

  • Utilize o fixador apenas se não houver passageiros no banco traseiro ou se necessitar de rebater o banco traseiro.

Para rebater o encosto do banco traseiro:

  1. Se dobrar o encosto, insira a fivela de cinto de segurança traseiro no bolso entre o encosto traseiro e a almofada e, em seguida, certifique-se de que os cintos de segurança não interferem com a bagagem e carga arrumadas. Em seguida, insira o cinto de segurança nos dois orifícios situados em ambos os lados.

  2. Coloque as costas dos bancos da frente na vertical e, se necessário, faça deslizar estes bancos para a frente.

  3. Regule os encostos de cabeça traseiros para a sua posição mais baixa.

  4. Puxe a alavanca de libertação dos bancos e rebata o encosto do banco traseiro, empurrando-o para a frente e para baixo com firmeza.

Para abrir o banco traseiro

  1. Para utilizar o banco traseiro, levante e empurre firmemente as costas do banco para trás. Puxe as costas do banco firmemente até ouvir o “clique” de encaixe. Certifique-se então de que o encosto do banco está devidamente encaixado. Quando volta a colocar o encosto do banco na sua posição vertical, certifique-se sempre que este encaixou na posição, empurrando a parte superior do encosto do banco.

    Se não consegue ver a linha vermelha na base da alavanca de reclinação do encosto do banco isso significa que o assento traseiro está completamente encaixado.

  2. Recoloque o cinto de segurança traseiro na posição correta.

  3. Quando o banco estiver completamente instalado, verifique novamente a alavanca de reclinação.

Aviso

Colocar bancos na posição vertical

Para voltar a endireitar o encosto do banco traseiro, segure com firmeza o encosto e endireite-o lentamente. Se endireitar o encosto sem que este permaneça bem firme no local, o encosto pode saltar para a frente, correndo então o risco de provocar ferimentos nos ocupantes.

Aviso

Após o rebatimento do banco traseiro e a colocação do banco do condutor na posição ideal de condução, não volte a alterar a posição de rebatimento. Pois se o fizer a carga poderá provocar lesões aos ocupantes em caso de travagem brusca ou colisão.

Aviso

Quando colocar novamente os encostos dos bancos traseiros na sua posição vertical:

tenha cuidado para não danificar as correias ou os retentores dos cintos de segurança. Não permita que as correias ou os retentores fiquem entalados no banco traseiro. Certifique-se de que o encosto do banco traseiro está bem encaixado na posição vertical, empurrando para isso a sua parte superior. Caso contrário, numa situação de acidente ou travagem brusca, o banco poderá regressar à posição rebatida e permitir que a carga da bagageira seja projetada para o interior do habitáculo, provocando eventualmente lesões graves ou até mesmo mortais.

Cuidado

Danos nos retentores dos cintos de segurança

Quando proceder ao rebatimento do encosto do banco traseiro, insira o retentor do cinto na bolsa que fica entre o encosto e o assento do banco traseiro. Desta forma evitará que o encosto do banco traseiro danifique o retentor.

Cuidado

Cintos de segurança traseiros

Quando endireitar os encostos dos bancos traseiros, posicionando-os na vertical, recorde-se de posicionar também os cintos de segurança na posição correta.

Aviso

Carga

A carga deve ficar sempre bem fixa, de modo a não ser projetada pelo veículo numa colisão e causar lesões nos seus ocupantes. Convém ter um cuidado especial com os objetos colocados nos bancos traseiros, visto que podem atingir os ocupantes dos bancos dianteiros em caso de colisão frontal.

Aviso

Carregar carga

Quando carregar ou descarregar o veículo, certifique-se de que o motor está desligado, a caixa de velocidades automática/caixa de velocidades de dupla embraiagem está na posição P (estacionamento) ou a transmissão manual/transmissão manual inteligente está em 1ª, e o travão de estacionamento devidamente acionado. Se não tomar estas medidas, o veículo poderá começar a rolar caso a alavanca das mudanças seja deslocada para outra posição inadvertidamente.