Pesquisar apenas por Título
Início > Conduzir o veículo > Assistência à Prevenção de Colisão Frontal (FCA) (Fusão de sensor) > Funcionamento dos travões

Funcionamento dos travões

Numa situação de urgência, a função de travagem entra no estado de pronto para reação imediata quando o motorista pressiona o pedal do travão.
  • O FCA oferece uma força de travagem adicional para desempenho otimizado na travagem quando o condutor pressiona o pedal do travão durante o aviso.

  • O controlo de travagem é automaticamente desativado quando o condutor pressiona bruscamente o pedal do acelerador ou quando vira o volante de forma abrupta.

  • O controlo de travagem é cancelado automaticamente quando os fatores de risco desaparecem.

O condutor deve sempre ter cuidado na operação do veículo, mesmo quando não houver mensagem de aviso ou alarme de aviso.

Aviso

O FCA não pode evitar todas as colisões nem parar completamente o veículo antes de uma colisão. O condutor tem a responsabilidade de conduzir com segurança e controlar o veículo.

Aviso

O FCA é uma função auxiliar e não pode parar completamente o veículo em todas as situações nem evitar todas as colisões. O condutor tem a responsabilidade de conduzir com segurança e controlar o veículo.

Aviso

Nunca efetue uma condução de risco deliberadamente para ativar a função, já que essa conduta aumenta o risco de acidente.

Nota

O FCA avalia o risco de colisão monitorizando várias variáveis, como a distância até ao veículo/peão à frente, a velocidade do veículo/peão à frente e a utilização que o condutor faz do veículo. Certas condições, como o mau tempo e o estado do piso, podem afetar o funcionamento do FCA.

Para que a função funcione, não efetue uma condução de risco.

Nota
  • Não instale objetos estranhos, como autocolantes ou proteções de para-choques junto do sensor do radar.

    Se isso acontecer, pode afetar adversamente o desempenho de deteção do radar.

  • Mantenha sempre o sensor e a cobertura do radar limpos e isentos de sujidade e detritos.

  • Utilize somente panos macios para lavar o veículo. Não pulverize água pressurizada diretamente no sensor ou na cobertura do sensor.

  • Tenha cuidado para não aplicar força desnecessária no sensor do radar ou na tampa do sensor. Se o sensor for desalinhado à força, o FCA pode não funcionar corretamente. Neste caso, pode não ser apresentada uma mensagem de aviso. Mande inspecionar o veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

  • Se o para-choques dianteiro ficar danificado na área em redor do sensor do radar, o FCA poderá não funcionar corretamente. Mande inspecionar o veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

  • Utilize apenas peças genuínas para reparar ou substituir um sensor ou ma cobertura de sensor danificados. Não aplique tinta na cobertura do sensor.

  • Não altere a coloração das janelas nem coloque autocolantes ou acessórios à volta do espelho interior onde a câmara está instalada.

  • Certifique-se de que o ponto de instalação da câmara dianteira não fica molhado.

  • Não atinja ou remova nenhum componente da câmara dianteira/radar dianteiro.

  • Não coloque objetos que reflitam a luz (papel branco, espelho, etc.) no painel de instrumentos. A função pode ativar-se desnecessariamente devido à reflexão da luz do sol.

  • Um volume excessivamente alto do áudio pode impedir os ocupantes de ouvir o alarme de aviso do FCA.