Airbag dianteiro do condutor e do passageiro


O seu veículo está equipado com um Sistema de Retenção Suplementar (Airbag) e com cintos de segurança colo/ombro para as posições de sentado do condutor e do passageiro.
A presença do sistema é assinalada pelas palavras "AIRBAG" em relevo na tampa almofadada do airbag, no volante e/ou na proteção para os joelhos do lado do condutor, por baixo do volante e no painel frontal do passageiro, por cima do porta-luvas.
O SRS é constituído por airbags instalados sob as tampas almofadadas no centro do volante, na proteção para os joelhos do lado do condutor, por baixo da coluna do volante, e no painel frontal do passageiro, por cima do porta-luvas.

O objetivo do SRS é garantir ao condutor e/ou ao passageiro dianteiro uma proteção adicional que complementa o sistema de cintos de segurança em caso de impacto frontal suficientemente forte. O SRS utiliza sensores para recolher informações sobre a posição do assento do condutor, a utilização do cinto de segurança pelo condutor e pelo passageiro dianteiro e a gravidade do impacto.
Os sensores da fivela do cinto de segurança (se instalados) determinam se os cintos de segurança do condutor e do passageiro dianteiro estão colocados. Estes sensores fornecem a capacidade de controlar a ativação do SRS com base no facto de os cintos de segurança estarem ou não colocados e na gravidade do impacto.

Utilize sempre cintos de segurança e cadeiras de criança, seja onde, com quem e em que circunstâncias for! Os airbags enchem repentinamente, com uma força considerável. Os cintos de segurança mantêm os ocupantes numa posição correta para maximizar a proteção oferecida pelos airbags. Os ocupantes que viajarem numa posição incorreta e sem cinto de segurança poderão sofrer lesões graves aquando do enchimento dos airbags. Siga sempre as precauções a ter com os cintos de segurança, airbags e ocupantes referidas neste manual.
Para diminuir as possibilidades de ferimentos graves ou fatais e aumentar a proteção e a segurança oferecidas pelo sistema de retenção:
-
Nunca sente uma criança numa cadeira de criança ou auxiliar no banco do passageiro dianteiro.
-
Transporte sempre as crianças, com o cinto de segurança colocado, no banco da 2ª fila. Este é o local mais seguro para uma criança viajar, qualquer que seja a sua idade.
-
Os airbags dianteiros e laterais podem provocar ferimentos nos ocupantes mal posicionados nos bancos dianteiros.
-
Sem comprometer a sua posição de condução e o controlo do veículo, recue o seu banco o mais possível para se afastar dos airbags dianteiros.
-
O condutor e os passageiros nunca devem sentar-se demasiado perto dos airbags, ou encostar-se a estes. Se estiverem mal posicionados, poderão sofrer ferimentos graves, provocados pelo enchimento dos airbags.
-
Nunca se encoste à porta ou à consola central, sente-se sempre na vertical.
-
Não permita que o banco do passageiro dianteiro seja ocupado se o indicador OFF (desligado) estiver aceso, uma vez que em tais circunstâncias o airbag não funcionará em caso de colisão frontal moderada ou forte.
-
Não coloque objetos sobre ou perto dos módulos dos airbags instalados no volante, painel de instrumentos ou painel frontal do passageiro, por cima do porta-luvas. Esses objetos podem tornar-se contundentes se o veículo sofrer uma colisão suficientemente forte para ativar os airbags.
-
Não force nem desligue as cablagens ou outros componentes do sistema SRS. Se o fizer, poderá sofrer ferimentos provocados pela ativação acidental dos airbags ou pela inutilização do sistema SRS.
-
Se a luz de aviso do airbag SRS permanecer acesa com o veículo em andamento, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
Os airbags só podem ser utilizados uma vez. Mande substituir o sistema numa oficina profissional.
A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
O sistema SRS foi concebido para ativar os airbags dianteiros apenas se o impacto sofrido for suficientemente forte e tiver um ângulo inferior a 30° em relação ao eixo longitudinal dianteiro do veículo. Além disso, os airbags só se ativam uma vez. Os cintos de segurança têm de ser sempre colocados.
-
Os airbags dianteiros não foram concebidos para ser ativados em impactos laterais, impactos traseiros ou capotamentos. Além disso, os airbags dianteiros não são ativados em colisões frontais abaixo do limiar de ativação.
-
Os sistemas de retenção para crianças nunca devem ser colocados no banco dianteiro. As crianças nelas sentadas poderão sofrer ferimentos graves ou mortais devido à ativação de um airbag em caso de acidente.
-
As crianças de idade igual ou inferior a 13 anos têm sempre de viajar devidamente retidas no banco traseiro. Nunca as deixe viajar no banco do passageiro dianteiro. Se um(a) jovem com mais de 13 anos tiver de se sentar no banco do passageiro dianteiro, terá de viajar com o cinto de segurança bem colocado e o banco o mais recuado possível.
-
Para aumentar a proteção e a segurança em todos os tipos de colisões, todos os ocupantes, incluindo o condutor, devem colocar sempre os cintos de segurança, haja ou não airbag para o seu lugar, de modo a reduzir os riscos de ferimentos graves ou fatais em caso de colisão.
Nunca se sente demasiado perto dos airbags, nem se encoste a eles.
-
Um ocupante sentado incorretamente ou fora de posição pode sofrer ferimentos graves ou fatais em caso de colisão. Os ocupantes devem viajar sentados numa posição vertical e com as costas do respetivo banco na mesma posição, centrados no assento do banco, com os cintos de segurança colocados, as pernas confortavelmente estendidas e os pés assentes no piso, até o veículo estacionar e se colocar o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) na posição OFF (Desligado).
-
O sistema SRS de airbags tem de atuar muito rapidamente para oferecer proteção em caso de colisão. E se um ocupante estiver mal posicionado por não ter o cinto de segurança colocado, o airbag pode atingi-lo de modo a causar-lhe ferimentos graves ou fatais.
Interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro (se instalado)

Se for instalada uma cadeira de criança no banco do passageiro dianteiro, ou se este banco estiver desocupado, é possível desativar o airbag dianteiro do passageiro através do interruptor de ativação/desativação (ON/OFF).
Para garantir a segurança da criança, o airbag dianteiro do passageiro deve estar desativado sempre que, em determinadas situações de exceção, seja necessária a instalação de uma cadeira de criança virada para trás no banco do passageiro dianteiro.
Para desativar ou reativar o airbag dianteiro do passageiro:


Para desativar o airbag dianteiro do passageiro, insira a chave mecânica no interruptor ON/OFF do airbag dianteiro do passageiro e rode-a para a posição OFF.
O indicador OFF ( ) do airbag dianteiro do passageiro acende-se e permanece aceso até o airbag ser reativado.
Para reativar o airbag dianteiro do passageiro, insira a chave mecânica no interruptor ON/OFF do airbag dianteiro do passageiro e rode-a para a posição ON. O indicador de desativação OFF do airbag dianteiro do passageiro apaga-se.

Nalguns modelos, o interruptor ON/OFF do airbag dianteiro pode ser rodado com a ajuda de um pequeno objeto rígido. Verifique sempre o estado do botão OFF do airbag dianteiro, assim como o indicador ON/OFF do airbag dianteiro do passageiro.

-
Se o interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro estiver na posição ON, o airbag está ativado, pelo que não se deve instalar cadeiras de criança ou berços no banco do passageiro dianteiro.
-
Se o interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro estiver na posição OFF, o airbag está desativado.

-
Se o interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro não estiver a funcionar corretamente, a luz de aviso do airbag (
) do painel de instrumentos acende-se.
Por seu turno, o indicador OFF do airbag dianteiro do passageiro (
) não se acende (o indicador ON do airbag acende-se e apaga-se cerca de 60 segundos depois), o Módulo de Controlo SRS reativa
o airbag e este enche-se numa colisão com impacto frontal, mesmo que o seu interruptor ON/OFF esteja na posição OFF.
Neste caso, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
Se, ao ligar o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor), a luz de aviso do airbag SRS piscar ou não acender ou se a luz se acender com o veículo em andamento, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

-
O condutor é responsável pela regulação correta do interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro.
-
Desative o airbag dianteiro do passageiro apenas quando o botão ENGINE START/STOP (Ligar/desligar o motor) estiver na posição OFF (Desligado), ou poderá ocorrer uma avaria no módulo de controlo SRS.
Além disso, pode haver o perigo de o airbag lateral e/ou de cortina do condutor e/ou dianteiro do passageiro não se ativarem ou serem incorretamente ativados em caso de colisão.
-
Nunca instale cadeiras de criança viradas para trás no banco do passageiro dianteiro, exceto se o airbag dianteiro do passageiro estiver desativado. As crianças nelas sentadas poderão sofrer ferimentos graves ou mortais devido à ativação de um airbag em caso de acidente.
-
Embora o seu veículo esteja equipado com o interruptor de ativação/desativação (ON/OFF) do airbag dianteiro do passageiro, não instale sistemas de retenção para crianças no banco do passageiro dianteiro. Os sistemas de retenção para crianças nunca devem ser colocados no banco dianteiro. As crianças demasiado grandes para se sentarem em sistemas de retenção para crianças devem sempre ocupar um banco traseiro e colocar os cintos colo/ombro disponíveis. Em caso de acidente, as crianças estão mais protegidas se viajarem devidamente retidas, com uma cadeira adequada, no banco traseiro.
-
Logo que a cadeira de criança deixe de ser necessária no banco do passageiro dianteiro, reative o airbag dianteiro do passageiro.

Não colar objetos
Não devem ser colocados objetos (como a cobertura de proteção em caso de colisão, o suporte de telemóvel, o suporte para copos, perfumes ou autocolantes) por cima ou perto dos módulos dos airbags no volante, no painel de instrumentos, no para-brisas, assim como no painel do passageiro dianteiro sobre o porta-luvas. Os objetos podem provocar ferimentos se o veículo sofrer um acidente suficientemente grave para provocar o disparo dos airbags. Não coloque objetos sobre o airbag ou entre si e o airbag.