Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Conduzir o veículo > Reboque de atrelados

Reboque de atrelados (se instalado)

Se estiver a pensar rebocar um atrelado com o seu veículo, informe-se primeiro junto da Direção-Geral de Viação sobre as normas legais em vigor.

Dado que a legislação varia, consoante os países, em matéria de requisitos para o reboque de atrelados, automóveis ou outros tipos de veículos ou aparelhos. A Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

AVISO

Rebocar um atrelado

Se não utilizar o equipamento correto e/ou conduzir de forma descuidada, pode perder o controlo do veículo ao rebocar um atrelado. Por exemplo, se o atrelado tiver peso a mais, os travões podem não atuar devidamente, ou não atuar de todo. Por conseguinte, o condutor e os seus passageiros poderão sofrer lesões graves ou fatais. Reboque o atrelado apenas quando tiver a certeza de ter seguido os passos indicados nesta secção.

AVISO

Limites de peso

Antes de rebocar, certifique-se de que o peso total do atrelado, o GCW (peso bruto do conjunto veículo-atrelado), o GVW (peso bruto do veículo), o GAW (peso bruto sobre o eixo) e a carga sobre o eixo do atrelado estão todos dentro dos limites legais.

AVISO

Quando rebocar o atrelado, certifique-se de que desliga a função ISG e LKA.

NOTA

Para a Europa

  • A carga máxima tecnicamente admissível no(s) eixo(s) traseiro(s) pode ser excedida no máximo em 15%, e a massa máxima em carga tecnicamente admissível do veículo pode ser excedida no máximo em 10% ou 100 kg (220,4 lbs), conforme o valor que for mais baixo. Neste caso, não ultrapasse os 100 km/h (60 mph) para veículos da categoria M1 ou os 80 km/h (50 mph) para veículos da categoria N1.

  • Ao rebocar um atrelado, a carga adicional imposta ao dispositivo de acoplamento pode exceder a carga nominal máxima dos pneus traseiros, mas não em mais de 15%. Neste caso, não exceda os 100 km/h (60 mph), sendo que a pressão dos pneus traseiros deve ser de, pelo menos, 20 kPa (0,2 bar) acima das pressões de pneus recomendadas para utilização normal (ou seja, sem um atrelado).

CUIDADO

Rebocar um atrelado de forma incorreta pode danificar o veículo e resultar em reparações caras e não cobertas pela garantia. Para rebocar corretamente um atrelado, siga as recomendações desta secção.

O seu veículo pode rebocar um atrelado. Para saber qual a capacidade de reboque do seu veículo, consulte a secção "Peso do atrelado", mais à frente nesta seção.

Lembre-se que rebocar um atrelado é diferente de conduzir o veículo sem atrelado. O reboque de um atrelado implica alterações ao nível da capacidade de manobra do veículo, da durabilidade e da economia de combustível. O reboque de um atrelado tranquilo e em segurança exige a utilização adequada do equipamento correto.

Esta secção dá conta de muitas sugestões e regras de segurança, de eficácia comprovada. Muitas delas são importantes para a segurança do condutor e dos passageiros. Leia atentamente esta secção antes de rebocar um atrelado.

Os componentes que puxam a carga (motor, caixa de velocidades, conjuntos das rodas e pneus) são sujeitos a um maior esforço devido à carga do peso extra do atrelado. O motor é obrigado a trabalhar em regimes mais elevados e sob cargas superiores. Este peso adicional gera mais aquecimento. O atrelado aumenta também de forma considerável a resistência ao vento, agravando o esforço necessário para puxar a carga.

NOTA

Localização do engate de reboque

Os furos de montagem do engate estão localizados em ambos os lados da parte inferior da carroçaria, por trás dos pneus traseiros.