Controlo de arranque
Funcionamento do Controlo de arranque
-
Ao utilizar o Controlo de arranque com um motor que ainda não esteja suficientemente quente, o condutor deve sempre certificar-se de que a água de refrigeração do motor está quente e atingiu a temperatura recomendada.
-
Para utilizar o Estado 2 ESC OFF, prima o botão ESC durante mais de três segundos no modo desportivo. (Apresentação do estado no ecrã do painel de instrumentos)
-
Para arrancar, imobilize o veículo e mantenha o volante direito.
-
É necessário libertar o travão de pé, o EPB e o Auto Hold (Bloqueio automático) para um arranque suave.
-
Carregue firmemente no travão com o pé esquerdo, com a caixa de velocidades na posição D, enquanto carrega no pedal do acelerador até ao fundo com o pé direito. A indicação de Controlo de arranque pronto (1) é apresentada.
Controlo de arranque pronto (1)
-
Para arrancar com o veículo, com o seu pé direito carregando no pedal do acelerador até ao fundo, tire o seu pé esquerdo do travão (num espaço de 4 segundos). (Apresentação do estado de Controlo de arranque ativado [2] no ecrã do painel de instrumentos)
Controlo de arranque ativo (2)
-
Se o condutor estiver a carregar em ambos os pedais dos travões e do acelerador e tirar o pé apenas do pedal do acelerador, o Controlo de arranque será automaticamente desativado. Por outro lado, se o veículo não arrancar após 4 segundos enquanto o condutor está a carregar em ambos os pedais dos travões e do acelerador, o Controlo de arranque também será automaticamente desativado.
-
Não opere ambos os pedais dos travões e do acelerador em simultâneo durante mais de 4 segundos sem sair do veículo.
-
Ao reutilizar o Controlo de arranque, o condutor deve conduzir o veículo para permitir que este arrefeça o suficiente.

-
O ecrã apresentará uma mensagem de aviso se a temperatura do fluido da caixa de velocidades ultrapassar um determinado nível ao utilizar o Controlo de arranque. Neste caso, o Controlo de arranque será também automaticamente desativado.
-
Para resolver esta questão, o condutor deve conduzir o veículo para permitir que o fluido da caixa de velocidades arrefeça. (Recomenda-se vivamente conduzir a uma velocidade constante superior a 60 km/h)

-
Para sua segurança, o Controlo de arranque deve apenas ser utilizado em locais seguros. Não se recomenda utilizar o Controlo de arranque em vias públicas.
-
O desempenho do arranque pode variar em função do combustível, do ambiente, dos pneus e da carga.
-
É altamente recomendável concluir o processo de imobilização do veículo antes de utilizar o Controlo de arranque. A utilização constante do Controlo de arranque pode submeter a caixa de velocidades, o motor e os eixos motrizes a grandes tensões.