Motor a gasolina
Sem chumbo
Para otimizar o desempenho do seu veículo, recomendamos a utilização de gasolina sem chumbo com um grau de octanas RON (índice de octano-pesquisa) 95/AKI (índice anti-detonação) 91 ou superior. (Não utilize combustíveis de misturas de metanol). Pode usar gasolina sem chumbo com um índice de octanas RON 91-94 / AKI 87-90, mas isso pode resultar numa ligeira diminuição do desempenho do veículo.
O seu veículo novo foi concebido para utilizar apenas gasolina sem chumbo com um índice de octanas RON 91/AKI 87 ou superior. (Não use combustíveis com mistura de metanol)
O seu novo veículo está concebido para obter o máximo desempenho com COMBUSTÍVEL SEM CHUMBO, bem como minimizar as emissões de escape e o encrustado na vela de ignição.

NUNCA USE COMBUSTÍVEL COM CHUMBO A utilização de combustível com chumbo é prejudicial para o conversor catalítico e irá danificar o sensor de oxigénio do sistema de controlo do motor e afetar o controlo de emissões.
Nunca adicione quaisquer agentes de limpeza do sistema de combustível ao depósito de combustível que não tenham sido especificados. (A Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia para obter mais informações.)

-
Ao reabastecer, não deite combustível após o fecho automático do orifício da pistola de enchimento.
-
Verifique sempre se o tampão do depósito de combustível fica bem fechado, para evitar o derrame de combustível em caso de acidente.
Com chumbo (se instalado)
Para alguns países, o seu veículo está indicado para a utilização de gasolina com chumbo. Quando usar gasolina com chumbo, a Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia e pergunte se está disponível gasolina com chumbo para o seu veículo ou não.
O índice de octanas de gasolina com chumbo é o mesmo com a gasolina sem chumbo.
Gasolina contendo álcool e metanol
A mistura gasolina-álcool, uma mistura de gasolina e etanol (também conhecida como álcool de cereais), e a gasolina ou mistura gasolina-álcool contendo metanol (também conhecido como álcool de madeira) estão a ser comercializadas juntamente com ou em vez de gasolina com chumbo ou sem chumbo.
Não utilize mistura gasolina-álcool contendo mais de 10% de etanol, e não use gasolina ou mistura gasolina-álcool contendo qualquer metanol. Qualquer um desses combustíveis pode causar problemas de dirigibilidade e danos ao sistema de combustível, ao sistema de controlo do motor e ao sistema de controlo de emissões.
Pare de utilizar gasool se tiver problemas de dirigibilidade do veículo.
A garantia do fabricante poderá não cobrir danos ou problemas de dirigibilidade do veículo se estes resultarem da utilização de:
-
Gasool com mais de 10% de etanol.
-
Gasolina ou mistura gasolina-álcool contendo metanol
-
Combustível com chumbo ou mistura gasolina-álcool com chumbo.

Nunca use mistura gasolina-álcool que contenha metanol. Interrompa o uso de qualquer produto de mistura gasolina-álcool que prejudique
a dirigibilidade.
Outros combustíveis
Utilização de combustíveis como
-
-
combustível contendo silicone (Si),
-
combustível contendo MMT (Manganésio, Mn),
-
combustível contendo ferroceno (Fe), e
-
outros combustíveis contendo aditivos metálicos,
-
podem causar danos ao veículo e ao motor ou causar entupimento, falhas de ignição, fraca aceleração, queda do motor, fusão do catalisador, corrosão anormal, redução do ciclo de vida, etc.
Além disso, a luz indicadora de avaria (MIL) pode acender.

Os danos no sistema de combustível ou os problemas de desempenho causados pelo uso destes combustíveis não podem ser cobertos pela garantia limitada do seu novo veículo.
Utilização de MTBE
A Kia recomenda que se evitem combustíveis que contenham MTBE (éter metil terciário butílico) acima de 15,0% de vol. (conteúdo de oxigénio com 2,7% de peso) no seu veículo. Combustível que contenha MTBE superior a 15,0% vol. (conteúdo de oxigénio com 2,7% de peso) pode reduzir a performance do veículo e produzir bloqueio de vapor ou arranque difícil.

A garantia limitada do seu novo veículo pode não cobrir danos ao sistema de combustível e quaisquer problemas de performance que sejam causados pela utilização de combustíveis contendo metanol ou combustíveis contendo MTBE (éter metil terciário butílico) com mais de 15,0% de vol. (conteúdo de oxigénio com 2,7% de peso).
Não use metanol
Os combustíveis que contêm metanol (álcool de madeira) não devem ser usados no seu veículo. Este tipo de combustível pode reduzir o desempenho do veículo e danificar os componentes do sistema de combustível, do sistema de controlo do motor e do sistema de controlo de emissões.
Aditivos ao combustível
A Kia recomenda que use gasolina sem chumbo que tenha um índice de octanas RON (Research Octane Number) 95/AKI (Anti Knock Index) 91 ou superior (para a Europa) ou um índice de octanas RON (Research Octane Number) 91/AKI (Anti-Knock Index) 87 ou superior (exceto Europa).
Os clientes que não utilizem regularmente gasolina de boa qualidade enriquecida com aditivos e tenham problemas em ligar o motor ou verifiquem que este não funciona com suavidade, deverão acrescentar um frasco de aditivos ao depósito de gasolina a cada 15 000 km (para a Europa)/5000 km (exceto na Europa). Os aditivos, bem como as informações sobre como utilizá-los, estão disponíveis em oficinas profissionais. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
Operação no estrangeiro
Se conduzir o seu veículo noutro país, certifique-se de que:
-
Observa todas as regulações relativas a registo e seguro.
-
Determina que o combustível aceitável está disponível.