Pesquisar apenas por Título
Início > Manutenção > Explicação das operações de manutenção calendarizadas

Explicação das operações de manutenção calendarizadas

Óleo do motor e filtro do óleo do motor

O óleo do motor e o respetivo filtro devem ser trocados nos intervalos indicados no Plano de Manutenção. Se o veículo for conduzido sob condições adversas, as trocas do óleo e do filtro terão de ser mais frequentes.

Uma vez que é normal que o óleo do motor seja consumido durante a condução, o nível de óleo do motor deve ser verificado regularmente. O intervalo de substituição do óleo do motor em condições normais de funcionamento baseia-se na utilização do óleo do motor com a especificação recomendada. Se o óleo do motor recomendado não for utilizado, substitua o óleo do motor de acordo com o calendário de manutenção para condições severas de utilização.

Correias de transmissão

Inspecione todas as correias de transmissão em busca de cortes, rachas, desgaste excessivo ou saturação do óleo, e substitua-as se necessário. A tensão das correias de transmissão deve ser verificada periodicamente e afinada, se necessário.

CUIDADO

Quando inspecionar o cinto, coloque o interruptor de ignição ou o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor) na posição LOCK/OFF ou ACC.

Elemento do filtro de combustível

Um filtro entupido pode limitar a velocidade de circulação do veículo, danificar o sistema de controlo de emissões e dificultar os arranques do motor. Caso se acumule uma quantidade excessiva de materiais estranhos no depósito de combustível, poderá ser necessário substituir o filtro com maior frequência.

Depois de instalar um novo filtro, ligue o motor por minutos e verifique se encontra fugas nas ligações. Mande substituir o filtro de combustível numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Filtro de combustível (para gasolina)

O veículo a gasolina Kia está equipado com um filtro de combustível para toda a vida útil que está integrado com o depósito do combustível. A manutenção regular ou a substituição não será necessária, mas dependerá da qualidade do combustível. Se existirem questões de segurança importantes, como a restrição do fluxo de combustível, movimentos bruscos, perda de potência, problemas de arranque, etc., será necessária uma inspeção ou substituição do filtro de combustível.

Mande inspecionar ou substituir o filtro de combustível numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Tubagens e ligações do sistema de combustível

Inspecione as tubagens e ligações do sistema de combustível em busca de fugas e danos. Mande substituir as tubagens e ligações do combustível numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Tubos de pasagem de vapor e tampão do vocal de enchimento de combustível

O tubo de passagem de vapor e o tampão do depósito de combustível devem ser inspecionados nos intervalos indicados no Plano de Manutenção. Certifique-se de que o novo tubo de passagem de vapor ou tampa do depósito de combustível são corretamente substituídos.

Tubos de ventilação do cárter do motor (se instalado)

Inspecione a superfície dos tubos em busca de danos provocados pelo calor e/ou mecânicos. Borrachas duras e quebradiças, rachas, desgastes, cortes, abrasões e protuberâncias excessivas são indícios de deterioração. Inspecione atentamente as superfícies dos tubos mais próximas das fontes de calor, como o coletor de escape.

Verifique também o posicionamento dos tubos, para se assegurar de que não tocam em fontes de calor, pontas aguçadas ou componentes móveis passíveis de causar danos térmicos ou desgaste mecânico. Inspecione todas as ligações dos tubos, tais como braçadeiras e uniões, para garantir que estão bem fixos e sem fugas. Se detetar sinais de deterioração ou danos, substitua os tubos imediatamente.

Elemento do filtro de ar

Mande substituir o filtro de limpeza do ar numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Velas de ignição (para motores a gasolina)

Instale velas de ignição novas sempre com a classificação calorífica correta.

Ao montar peças, certifique-se de que limpa a parte interior e exterior do fundo da borracha da bobina de ignição e o isolador da vela de ignição com um pano macio para evitar que este fique contaminado.

AVISO

Não desligue e inspecione as velas de ignição quando o motor está quente. Poderá queimar-se.

Folga das válvulas (para motores a gasolina) (Exceto para motores 2.0)

Verifique se existe ruído excessivo nas válvulas e/ou vibração do motor e afine, se necessário. Neste caso, mande efetuar a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Sistema de refrigeração

Inspecione as peças do sistema de refrigeração, tais como o radiador, o depósito do líquido de refrigeração, os tubos e as ligações em busca de fugas ou danos. Substitua as peças danificadas.

Líquido de refrigeração

O líquido de refrigeração deve ser trocado nos intervalos indicados no plano de manutenção.

Fluido da caixa de velocidades manual (se instalado)

Inspecione o fluido da caixa de velocidades manual de acordo com o Plano de Manutenção.

Fluido da caixa de velocidades automática (se instalado)

O fluido da caixa de velocidades automática não deverá ser verificado em condições normais de utilização do veículo.

Mande mudar o fluido da caixa de velocidades automática numa oficina profissional, de acordo com o plano de manutenção. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

NOTA

A cor do fluido da caixa de velocidades automática é, basicamente, vermelha.

Com a rodagem do veículo, o fluido da caixa de velocidades automática vai começando a escurecer.

Esta situação é normal, pelo que não é necessário mudar o fluido com base na mudança da cor.

CUIDADO

A utilização de um fluido não recomendado pode provocar o mau funcionamento e a avaria da caixa de velocidades.

Utilize apenas fluido da caixa de velocidades automática recomendado (consulte Mais detalhes).

Fluido de transmissão variável inteligente (IVT) (se instalado)

O fluido de transmissão variável inteligente (IVT) não deverá ser verificado em condições normais de utilização do veículo. Em condições graves, o fluido deve ser mudado num concessionário Kia, de acordo com a manutenção calendarizada no início desta secção.

Recomendamos que o fluido de transmissão automática seja mudado por um concessionário Kia, seguindo o plano de manutenção.

NOTA

A cor do fluido de transmissão variável inteligente (IVT) é normalmente âmbar clara. Com a rodagem do veículo, o fluido de transmissão variável inteligente (IVT) vai começar a escurecer.

CUIDADO

Fluidos da caixa de velocidades

A utilização de fluido não especificado (mesmo que assinalado como compatível com o genuíno) pode resultar na deterioração da qualidade da alavanca seletora e em vibrações, acabando por levar à avaria da transmissão. Utilize apenas fluido de transmissão variável inteligente (IVT) recomendado (consulte Mais detalhes)

Fluido da transmissão de dupla embraiagem (se instalado)

Inspecione o óleo da transmissão de dupla embraiagem de acordo com o Plano de Manutenção.

Trata-se de uma situação normal e não deve ponderar a necessidade de substituição do fluido com base na alteração da cor.

Tubagens e ligações dos travões

Verifique visualmente a instalação correta e a existência de desgaste por atrito, fissuras, deterioração e fugas. Substitua imediatamente as peças deterioradas ou danificadas.

Fluido dos travões

Verifique o nível do óleo dos travões no respetivo depósito. O nível deve situar-se entre as marcas "MIN" e "MAX" no lado do depósito. Utilize apenas fluido para travões hidráulicos DOT 3 ou DOT 4.

Calços e maxilas dos travões

Inspecione os calços em busca de desgaste excessivo, os discos em busca de empenos e desgaste e as maxilas em busca de fugas de óleo. Para mais informações sobre a verificação do limite de desgaste de calços e maxilas dos travões, aceda ao website da Kia.

(http://www.kia-hotline.com)

Parafusos de fixação da suspensão

Verifique se as ligações da suspensão estão soltas ou danificadas. Volte a apertar com o binário indicado.

Travão de estacionamento

Inspeccione o sistema de travão de estacionamento incluindo a alavanca de travagem, os cabos e do travão traseiro (calibrador ou travão de tambor).

Cremalheira, barras e casquilhos da direção/articulação de esfera do braço inferior

Com o veículo parado e o motor desligado, verifique a existência de excesso de folga no volante.

Inspecione as barras em busca de dobras ou danos. Verifique se as coberturas contra poeira e as articulações de esfera apresentam deterioração, fissuras ou danos. Substitua as peças danificadas.

Veios de transmissão e casquilhos do veio de transmissão

Verifique se os veios de transmissão, as coberturas e os grampos apresentam fissuras, deterioração ou danos. Substitua as peças danificadas e, se necessário, volte a colocar lubrificante.

Refrigerante do ar condicionado/compressor (se instalado)

Inspecione as tubagens e ligações do sistema de ar condicionado em busca de fugas e danos.