Ligar o motor

-
Use sempre calçado adequado quando conduzir o seu veículo. O uso de calçado desadequado (saltos altos, botas de esqui, etc.) pode afetar a sua capacidade de utilizar os pedais do travão, do acelerador e da embraiagem (se instalado).
-
Não arranque com o veículo com o pedal do acelerador premido. O veículo pode mover-se e provocar um acidente.
-
Espere até as rpm do motor estarem a nível normal. O veículo pode mover-se, de repente, se o pedal do travão for libertado quando as rpm estão elevadas.
Ligar o motor a gasolina
-
Certifique-se de que o travão de estacionamento está engatado.
-
Caixa de velocidades manual - Carregue a fundo no pedal da embraiagem e coloque a caixa de velocidades na posição de ponto-morto. Mantenha o pedal da embraiagem e do travão pressionados enquanto roda a chave de ignição para a posição de arranque.
Caixa de velocidades automática/caixa de velocidades de dupla embraiagem - Coloque a alavanca da caixa de velocidades na posição P (Estacionamento). Carregue a fundo no pedal dos travões.
Pode também ligar o motor com a alavanca da caixa de velocidades na posição N (ponto-morto).
-
Coloque o interruptor da ignição na posição START e mantenha-o aí (no máximo 10 segundos) até o motor arrancar. Depois, solte a chave.
O arranque deve ser efetuado sem pressionar o pedal do acelerador.
-
Não espere até o motor aquecer com o veículo parado. Comece a condução a um regime do motor moderado. (Devem ser evitadas as acelerações e desacelerações bruscas).
Ligar e desligar o motor para a refrigeração do turbocompressor
-
Não force nem acelere o motor logo após o arranque.
Se o motor estiver frio, deixe-o trabalhar ao ralenti durante vários segundos antes de conduzir, de modo a garantir uma lubrificação suficiente do turbocompressor.
-
Após uma viagem a alta velocidade ou prolongada que exija altas cargas do motor, deixe-o a trabalhar ao ralenti cerca de 1 minuto antes de o desligar.
Este funcionamento ao ralenti permitirá o arrefecimento do turbocompressor antes de se desligar o motor.

Não desligue imediatamente o motor após este ter sido submetido a um grande esforço. Se o fizer, poderá provocar danos avultados ao motor ou à unidade do turbo.

Se o motor for abaixo com o veículo em andamento, não tente colocar a alavanca da caixa de velocidades na posição P (Estacionamento). Se as condições do tráfego e da estrada o permitirem, pode colocar a alavanca na posição N (ponto-morto) com o veículo ainda em andamento e colocar o interruptor da ignição na posição "START" para tentar ligar novamente o motor.

-
Não ative o motor de arranque durante mais de 10 segundos. Se o motor do veículo se for abaixo ou não pegar, aguarde 5 a 10 segundos antes de reativar o motor de arranque. A utilização incorreta do motor de arranque pode danificá-lo.
-
Não rode a chave da ignição para a posição START com o motor a funcionar. Pode danificar o motor de arranque.