Funcionamento da caixa de velocidades de dupla embraiagem
A caixa de velocidades de dupla embraiagem possui 7 velocidades para a frente e uma velocidade para marcha-atrás.
Cada uma das velocidades é selecionada automaticamente na posição D (condução).

Para reduzir o risco de ferimentos graves ou de morte:
-
Antes de engrenar a posição D (condução) ou R (marcha-atrás), observe SEMPRE o espaço em torno do seu veículo para ver se existem pessoas a passar, especialmente crianças.
-
Antes de sair do banco do condutor, certifique-se sempre de que a alavanca da caixa de velocidades está na posição P (estacionamento), acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição ou o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor) na posição LOCK/OFF. Se estas precauções não forem tidas em consideração, o veículo poderá mover-se de forma inesperada e brusca.
-
Ao utilizar a caixa de velocidades manual, tenha cautela ao mudar de uma mudança superior para uma mudança inferior em estradas escorregadias. Os pneus poderão escorregar, causando um acidente.
-
Para evitar danos na transmissão, não tente acelerar o motor com a alavanca da caixa de velocidades na posição R (marcha-atrás) ou numa velocidade de progressão com o travão acionado.
-
Quando parado numa inclinação, não segure o veículo com o pedal do acelerador. Utilize antes o pedal dos travões ou o travão de estacionamento.
-
A transmissão de dupla embraiagem pode ser considerada uma transmissão manual de mudanças automáticas. Proporciona a sensação de condução de uma caixa de velocidades manual, mas com a facilidade de uma caixa de velocidades totalmente automática.
-
•Quando D (Condução) é selecionado, a transmissão engrena automaticamente as mudanças como uma transmissão automática convencional. Ao contrário da transmissão automática tradicional, é possível por vezes sentir e ouvir a mudança das velocidades à medida que os atuadores engrenam as embraiagens e as mudanças são selecionadas.
-
A transmissão de dupla embraiagem incorpora um mecanismo de dupla embraiagem de tipo seco, que permite um melhor desempenho de aceleração e uma maior eficiência de consumo de combustível durante a condução. Contudo, é diferente de uma caixa de velocidades automática convencional, porque não inclui um conversor de binário. Em vez disso, a transição de uma mudança para a próxima é gerida pelo deslizamento da embraiagem, especialmente com velocidades mais baixas.
Por conseguinte, as mudanças de velocidades são por vezes mais notórias, podendo ser sentida uma leve vibração enquanto a velocidade do veio de transmissão é emparelhada com a velocidade do veio do motor. Esta é uma situação normal de uma caixa de velocidades de dupla embraiagem.
-
A embraiagem de tipo seco transfere o binário de forma mais direta e oferece uma sensação de transmissão direta que pode parecer diferente de uma transmissão automática convencional. Isto poderá ser mais notório no arranque do veículo ao conduzir a baixa velocidade em para-e-arranca.
-
Ao acelerar rapidamente de uma velocidade mais baixa, as rotações por minuto do motor podem aumentar dramaticamente como resultado do deslizamento da embraiagem quando a transmissão de dupla embraiagem seleciona a mudança correta. Esta situação é normal.
-
Quando acelera após uma paragem em plano inclinado, acione o acelerador suave e gradualmente para evitar qualquer estremecimento ou solavanco. Quando conduz a baixas velocidades, se soltar o pedal do acelerador rapidamente, pode sentir uma travagem no motor antes de a caixa de velocidades alterar a mudança. A sensação de travagem do motor é semelhante ao funcionamento da transmissão manual a baixas velocidades.
-
Em descidas, pode usar o botão das mudanças no modo de caixa de velocidades manual e reduzir para a mudança inferior de forma a controlar a velocidade sem usar o pedal do travão excessivamente.
-
Quando liga e desliga o motor, pode ouvir pequenos estalidos à medida que o sistema se submete a um autoteste. Trata-se de um som normal da transmissão de dupla embraiagem.
-
Durante os primeiros 1500 km (1000 milhas), poderá sentir que o veículo não se comporta de forma suave quando acelera a baixa velocidade. Durante este período temporário, a qualidade das mudanças e o desempenho do seu novo veículo são otimizados continuamente.
-
Antes de colocar a caixa de velocidades na posição D (Condução) ou R (Marcha-atrás), pare totalmente o veículo.
-
Não coloque a alavanca da caixa de velocidades em N (Ponto-morto) enquanto conduz.

Devido a uma falha de transmissão, o veículo pode não se mover e o indicador de posição (D, R) irá piscar no painel de instrumentos. Neste caso, mande verificar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.