Boas práticas de travagem
-
Certifique-se de que o travão de estacionamento não está engatado e que a luz indicadora do mesmo está apagada, antes de iniciar a condução.
-
O automóvel não irá parar com a mesma rapidez se os travões estiverem molhados. Acione os travões ligeiramente até a ação de travagem regressar ao normal.
-
Não conduza travando constantemente. Pode ser perigoso conduzir com o pé em cima do pedal dos travões, pois estes podem sobreaquecer e perder a eficácia de travagem. De igual modo, isso pode aumentar o desgaste dos componentes dos travões.
-
Se furar um pneu durante a condução, acione suavemente os travões e conduza sempre a direito enquanto abranda o veículo. Retire lenta e de forma segura o veículo para fora da estrada e pare num local seguro.
-
Tenha cuidado ao estacionar num local inclinado. Engate firmemente o travão de estacionamento e troque a mudança para P (Estacionamento).
-
Se o veículo estiver estacionado numa descida, vire as rodas dianteiras para o passeio para ajudar a impedi-lo de rolar para baixo.
Se o veículo estiver estacionado numa subida, vire as rodas dianteiras para o lado oposto ao passeio, para ajudar a impedi-lo de rolar para baixo.
-
Bloqueie as rodas, caso não exista passeio ou tiver, por outras razões, de impedir que o veículo role para baixo.
-
O travão de estacionamento pode ficar congelado na posição acionada em determinadas condições, tal como neve ou gelo em torno ou perto dos travões traseiros ou se os travões estiverem molhados.
Se houver o risco de congelamento do travão de estacionamento, engate-o apenas temporariamente, enquanto troca a mudança para P (Estacionamento) e bloqueie as rodas traseiras para que o veículo não possa descair. Depois, desengate o travão de estacionamento.
-
Não use o pedal do acelerador para manter o veículo parado numa subida. Isso poderá sobreaquecer a caixa de velocidades. Utilize sempre o pedal dos travões ou o travão de estacionamento.