Precauções a tomar em caso de emergência
Pneus
-
Certifique-se de que os 4 pneus têm mesmo tamanho, piso, marca e capacidade de carga.
-
Não utilize pneus e jantes de tamanhos diferentes dos que estão montados de origem no seu veículo.
-
Substitua os pneus da frente e de trás a cada 10 000 km (6500 milhas).
-
Com o tempo muito frio, verifique os pneus todos os meses. Encha os pneus de acordo com a pressão recomendada. Consulte Mais detalhes.
-
Instale as correntes nos pneus dianteiros. Uma vez que isto pode danificar o sistema AWD, a distância da deslocação deverá ser o mais curta possível. Consulte Mais detalhes.
Reboque

O veículo 4WD nunca deve ser rebocado com as rodas no chão. O seu veículo tem de ser rebocado com um equipamento de pronto-socorro de caixa plana com todas as rodas levantadas do chão ou com equipamento de elevação de rodas e carros (1).
Para mais informações, consulte Mais detalhes.

-
O seu carro está equipado com pneus especialmente concebidos para assegurarem uma condução segura e capacidade de manobra. Não utilize pneus e jantes de dimensões e tipos diferentes dos de origem. Se o fizer, poderá afetar a segurança e performance do seu carro, o que pode provocar falhas de controlo ou mesmo o capotamento e danos muito graves. Ao substituir os pneus, certifique-se de que coloca quatro pneus com as características dos originais: mesmo tamanho de pneu e jante, piso, marca e capacidade de carga.
-
Enquanto o veículo 4WD estiver a ser elevado com um macaco, nunca inicie o motor ou faça com que as rodas rodem. Há o perigo de ao rodar os pneus que estão a tocar no chão, o veículo saia do macaco e salte para a frente.

-
O veículo AWD não pode ser rebocado com equipamento de suspensão. Utilize equipamento de elevação das rodas ou uma plataforma.
-
Ao levantar o veículo, não acione as rodas dianteiras e traseiras separadamente. Todas as quatro rodas devem ser acionadas
-
Se precisar de acionar a roda dianteira e a roda traseira ao levantar o veículo, deve soltar o travão de estacionamento.
Teste no dinamómetro
Um veículo 4WD deve ser testado num dinamómetro especial para quatro rodas.
Se for necessário usar banco de teste de rolo 2WD, realize o procedimento seguinte.

A: Banco de teste de rolos (velocímetro)
B: Rolamento temporariamente livre
Funcionamento
-
Verifique as pressões dos pneus recomendadas para o seu veículo.
-
Coloque as rodas dianteiras no testador de rotação (A) para o teste de velocímetro, como mostrado na figura.
-
Desengate o travão de estacionamento.
-
Coloque as rodas traseiras no rolo temporariamente livre, como mostrado na figura.

-
Não utilize um tamanho de pneu e jante diferente dos que estão montados de origem no seu veículo. Se o fizer, poderá afetar a segurança e performance do seu carro, o que pode provocar falhas de controlo ou mesmo o capotamento e danos muito graves.
-
Nunca coloque um veículo 4WD a funcionar quando elevado num macaco. O veículo pode deslizar ou sair do macaco, causando ferimentos graves ou a morte ao condutor e aos que se encontrem na sua proximidade.
-
Mantenha-se afastado da frente do veículo enquanto o veículo está em marcha no dinamómetro. Isto é muito perigoso porque o veículo pode saltar para a frente e causar lesões graves ou morte.

Nunca acione o travão de estacionamento quando realizar estes testes.