Para uma operação segura em 4WD
-
Não tente conduzir em água parada profunda ou lama, uma vez que tais condições pode parar o motor e entupir os tubos de escape.
-
Não desça colinas íngremes, uma vez que isso requer extrema habilidade para manter o controlo do veículo.
-
Em subidas e descidas conduza o mais a direito possível. Tenha muito cuidado ao subir ou descer colinas íngremes, uma vez que pode capotar o veículo dependendo das condições da inclinação, do terreno e de água/lama.
-
Tem de aprender a fazer as curvas com um veículo 4WD. Não confie na sua experiência com veículos FWD/RWD convencionais ao fazer as curvas com um veículo no modo 4WD. Para começar, tem de conduzir a menor velocidade em 4WD.
-
Durante a condução numa estrada não alcatroada, mantenha sempre as mãos firmes no volante.
-
Certifique-se de que todos os passageiros têm os cintos de segurança colocados.

-
As condições em estrada ou fora de estrada que exigem tração a todas as rodas significam que todas as funções do seu veículo são expostas a um esforço muito maior do que em condições de estrada normais. Diminua a velocidade e esteja pronto para mudanças na composição e tração da superfície por baixo dos pneus. Se tiver alguma dúvida sobre a segurança das condições que está a enfrentar, pare e considere a melhor maneira de avançar.
-
A condução pelo contorno de colinas íngremes pode ser extremamente perigoso. Este perigo pode vir de pequenas mudanças no ângulo da roda, que podem desestabilizar o veículo ou, mesmo se o veículo estiver a manter a estabilidade sob tensão, pode perder a estabilidade que se o veículo parar o seu movimento para a frente. O seu veículo pode rolar sem aviso e sem tempo para que corrija um erro que pode causar ferimentos graves ou morte.
-
Reduza a velocidade quando fizer curvas. O centro e gravidade dos veículos AWD são mais elevados que o dos veículos FWD/RWD convencionais, tornando-os mais propensos ao capotamento ao fazer curvas apertadas a uma velocidade excessiva.
-
Não segure no volante pelo lado de dentro quando está a conduzir numa estrada não alcatroada. Pode magoar-se no braço devido a uma manobra súbita ou de ressalto do volante provocada pelo impacto com objetos no solo. Pode perder o controlo do volante.
-
Se está a conduzir com vento forte, o maior centro de gravidade do veículo diminui a sua capacidade de controlo da direção e requer que conduza mais devagar.
-
Conduza lentamente. Se conduzir rápido demais na água, a água pode entrar no compartimento do motor e molhar o sistema de ignição, fazendo com que o veículo pare repentinamente. Se isso acontecer e o seu veículo está numa posição inclinada, o seu veículo pode capotar.
-
Evite velocidade elevada ao fazer curvas.
-
Não comande o volante com movimentos bruscos, por exemplo, ao mudar rapidamente de faixa ou em viragens rápidas e acentuadas.
-
O risco de capotamento aumenta grandemente com a perda de controlo do veículo a alta velocidade.
-
Em caso de colisão, uma pessoa sem cinto tem uma probabilidade significativamente maior de morrer em comparação com uma pessoa com cinto de segurança.
-
Em muitos casos, o condutor perde o controlo do veículo quando duas ou mais rodas saem da estrada e o condutor efetua uma sobreviragem para retomar a estrada. Se o seu veículo sair da estrada, não vire acentuadamente a direção. Em vez disso, abrande antes de voltar para dentro das marcações da via.

Se uma das rodas dianteiras ou traseiras começar a girar em lama, neve, etc., por vezes, o veículo pode ser retirado, continuando a acionar o pedal do acelerador; no entanto, evite esforçar o motor continuamente em altas rpm, pois isso pode danificar o sistema AWD.

-
Não conduza em água, se o nível for superior ao do fundo do veículo.
-
Verifique a condição dos travões quando está fora da lama ou da água. Pressione o pedal do travão várias vezes à medida que move o veículo lentamente até sentir as forças normais de travagem a voltar.
-
Encurte o intervalo de manutenção programado se conduzir em condições de todo-o-terreno, como areia, lama ou água (consulte Mais detalhes). Lave sempre o seu veículo após a condução fora de estrada, limpando especialmente a parte inferior do veículo.
-
Uma vez que o binário de acionamento é sempre aplicado às 4 rodas, o desempenho do veículo 4WD é muito afetado pela condição dos pneus. Certifique-se de que equipa o veículo com quatro pneus do mesmo tamanho e tipo.
-
Um veículo de 4WD contínua não pode ser rebocado por uma carrinha de reboque normal. Certifique-se de que o veículo é colocado numa carrinha de base plana para o mover.
Condução em areia ou lama
-
Mantenha uma velocidade moderada e constante. Acione o pedal do acelerador lentamente, para garantir uma condução segura (prevenção do deslizamento das rodas).
-
Mantenha uma distância suficiente do veículo da frente.
-
Reduza a velocidade do veículo e verifique sempre as condições da estrada.
-
Evite as velocidades excessivas, as acelerações rápidas, as travagens bruscas e as curvas apertadas, a fim de evitar ficar bloqueado.
-
Se o veículo ficar bloqueado na neve, areia ou lama, os pneus podem não funcionar. Isso destina-se a proteger a transmissão e não é uma avaria.