Como funciona o rádio do veículo
Receção FM

Os sinais de rádio de AM e FM são transmitidos a partir de torres transmissoras, localizadas em redor da sua cidade. Estes sinais são recebidos pela antena de rádio instalada no seu veículo. Estes sinais são, em seguida, processados pelo aparelho de rádio e enviados para as colunas se som do seu veículo.
Todavia, nalguns casos, o sinal que chega ao seu veículo poderá não ser forte e nítido.
Isto pode dever-se a fatores como a distância da estação de rádio, espaços fechados ou à presença de outras estações de rádio fortes ou à presença de edifícios, pontes ou outras obstruções de grande dimensão na área.
Receção AM

As emissoras em AM alcançam maior distância do que as emissoras em FM. Isto deve-se ao facto de as ondas de rádio de AM serem transmitidas em frequências baixas. Estas ondas de rádio com frequências baixas e de longa distância conseguem acompanhar a curvatura da terra, em vez de se propagarem em linha reta. Além disso, conseguem contornar obstáculos, o que resulta numa melhor cobertura de sinal.
Emissor de FM

As emissoras de FM transmitem a frequências elevadas e não conseguem acompanhar a curvatura da superfície da Terra. É por isso que geralmente a receção das emissoras de FM começa a enfraquecer a curtas distâncias da estação. Além disso, o sinal de FM é facilmente afetado quando encontra edifícios, montanhas e obstruções. Isto pode resultar em condições de audição indesejáveis ou desagradáveis que podem levá-lo a concluir que o rádio tem algum problema. As condições que se seguem são normais e não indicam problemas no rádio:
-
Fading (enfraquecimento da receção) - À medida que o veículo se afasta da estação emissora, o sinal fica mais fraco e o som fica distorcido. Quando se verificar esta situação, recomendamos que seja selecionada outra estação com sinal mais forte.
-
Oscilação/Estática - Pouco sinal FM ou uma grande obstrução entre o transmissor e o seu rádio pode distorcer o sinal, causando ruídos de eletricidade estática ou de oscilação. Baixar os agudos pode reduzir este efeito até que as interferências diminuam.

-
Saltar entre estações - à medida que o sinal FM fica mais fraco, possivelmente existe outro sinal perto da mesma frequência que começa a tocar. Isto deve-se ao facto do seu rádio estar concebido para sintonizar o sinal mais claro. Se isso acontecer, selecione outra estação com um sinal mais forte.
-
Cancelamento de multicanais - receber sinal de rádio de várias direções pode causar distorção e vibração no som. Isto pode acontecer através da receção direta ou refletida do sinal da mesma estação, ou através do sinal de duas estações com frequências fechadas. Se isso acontecer, selecione outra estação até que estas condições sejam ultrapassadas.

Utilizar um telemóvel ou um rádio com duas vias de comunicação
Quando um telemóvel é utilizado dentro do veículo, poderão ser gerados ruídos através do sistema áudio. Isto não significa que o equipamento de áudio tenha qualquer problema. Neste caso, experimente utilizar os dispositivos móveis o mais longe possível do equipamento de áudio.
Quando utilizar um sistema de comunicação tal como um telemóvel ou aparelho de rádio no interior do veículo, deve ser montada uma antena exterior. Quando um telemóvel ou conjunto de rádio é utilizado apenas com a ajuda da antena interior, é possível que interfira com o sistema elétrico e afete o funcionamento de segurança do veículo.

Utilização de telemóveis
Não utilize telemóveis quando estiver a conduzir. Pare num local seguro sempre que tiver de utilizar um telemóvel.

Condução desatenta
Conduzir distraído pode resultar na perda de controlo da viatura, causando um acidente e ferimentos graves ou até mesmo mortais. A principal responsabilidade do condutor é a utilização da viatura de forma segura e legal. A utilização de dispositivos portáteis ou outros equipamentos, ou a operação de sistemas do veículo que desviem o olhar, atenção ou foco do condutor durante a condução, ou outras operações que não sejam permitidas por lei, nunca devem ser realizadas durante a condução.