Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > O que fazer em caso de emergência > Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) > Verifique a pressão dos pneus

Verifique a pressão dos pneus

  • Poderá verificar a pressão dos pneus no modo de assistência no painel de instrumentos.

  • A pressão dos pneus é indicada 1~2 minutos após a condução.

  • Se a pressão dos pneus não for indicada quando o veículo está parado, é exibida a mensagem "Drive to display" (conduzir para indicar). Após a condução, verifique a pressão dos pneus.

  • Pode alterar a unidade de pressão dos pneus no modo de definições do utilizador no painel de instrumentos.

Todos os pneus, incluindo o sobresselente (se instalado), devem ser inspecionados mensalmente a frio e enchidos com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo.

(Se o seu veículo tiver pneus de um tamanho diferente do indicado na placa de características do veículo ou no autocolante de pressão dos pneus, deverá determinar a pressão de enchimento adequada para os pneus em causa.)

Para aumentar a segurança, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que acende um indicador de baixa pressão dos pneus se um ou mais pneus tiver uma pressão de enchimento demasiado baixa. Se este indicador se acender, pare o veículo logo que possível e encha os pneus com a pressão correta. Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus pode dar origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos. De igual modo, uma pressão de enchimento demasiado baixa diminui a eficiência de combustível e o tempo de vida do piso do pneu, podendo ainda afetar a capacidade de manobra e de paragem do veículo.

Recordamos que o sistema TPMS não substitui uma manutenção adequada dos pneus, sendo da responsabilidade do condutor mantê-los com uma pressão de enchimento correta, mesmo que a baixa pressão de enchimento não tenha ainda atingido o nível de acendimento do indicador de baixa pressão dos pneus do sistema TPMS.

O seu veículo está igualmente equipado com um indicador de avaria TPMS que indica quando o sistema não está a funcionar corretamente. O indicador de avaria do sistema TPMS é combinado com a luz avisadora de pressão de enchimento insuficiente do pneu. Quando o sistema deteta um problema no funcionamento, a luz de aviso pisca durante aproximadamente 1 minuto e depois fica permanentemente acesa. Esta sequência continuará nos arranques subsequentes do veículo até a avaria ser resolvida. Com a luz indicadora de avaria TPMS acesa após piscar durante aproximadamente 1 minuto, o sistema poderá não conseguir detetar ou assinalar baixas de pressão dos pneus.

As avarias do TPMS poderão dever-se a uma série de razões, incluindo a instalação de pneus sobresselentes ou pneus ou rodas diferentes dos originais, que impedem o TPMS de funcionar corretamente. Depois de substituir um ou mais pneus ou rodas do veículo, verifique sempre a luz indicadora de avaria do sistema TPMS para se certificar de que os pneus e rodas sobresselentes ou alternativos não interferem com o funcionamento correto do sistema TPMS.

NOTA

Se qualquer das situações abaixo ocorrer, a Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

  1. A luz indicadora de avaria do sistema TPMS de pressão insuficiente dos pneus não se acende durante 3 segundos quando o botão START/STOP (Ligar/desligar o motor) é colocado na posição ON (Ligado) ou o veículo está ligado (ON (ligado).

  2. A luz indicadora de avaria do sistema TPMS mantém-se acesa após piscar durante aproximadamente 1 minuto.

  3. A luz indicadora do ecrã LCD de pressão insuficiente dos pneus mantém-se acesa.