Pré-tensores dos cintos de segurança

O seu veículo está equipado com cintos de segurança com pré-tensores nas posições das partes laterais dos bancos dianteiros e traseiros.
O objetivo dos pré-tensores é garantir que os cintos de segurança prendem os ocupantes dos bancos eficazmente e com firmeza em determinadas situações de colisão.
Os pré-tensores dos cintos de segurança podem ser ativados juntamente com os airbags, se o nível de gravidade do embate o justificar.
Se o veículo parar de repente, ou se o ocupante tentar inclinar-se para a frente muito depressa, o retrator bloqueia o cinto de segurança. Nalgumas colisões frontais, o pré-tensor é ativado e força um contacto mais apertado da correia do cinto contra o corpo do ocupante.
Se o sistema detetar uma tensão excessiva nos cintos de segurança do condutor ou do passageiro quando os pré-tensores forem ativados, os limitadores de esforço existentes no interior dos pré-tensores libertarão alguma da pressão dos cintos de segurança (se instalado).

Para sua segurança, certifique-se de que a correia do cinto de segurança não está solta ou torcida, e que está corretamente sentado no banco.

O pré-tensor ativa não só em caso de colisão frontal, mas também numa colisão lateral, se o veículo estiver equipado com um airbag lateral ou de cortina.

O sistema do pré-tensor de um cinto de segurança consiste principalmente nos componentes seguintes. As suas localizações são mostradas na ilustração:
-
Luz de aviso do airbag SRS
-
Conjunto do pré-tensor do retrator
-
Módulo de controlo SRS

Para maximizar as vantagens de um cinto de segurança com pré-tensor:
-
O cinto de segurança tem de funcionar corretamente e estar regulado na posição certa. Leia e siga toda as informações e precauções relativas aos sistemas de segurança dos ocupantes do seu veículo (incluindo os cintos de segurança e os airbags) referidas neste manual.
-
Certifique-se de que você e os seus passageiros têm os cintos de segurança devidamente colocados.

-
Os pré-tensores instalados nas posições das partes laterais dos bancos dianteiros e traseiros serão ativados em determinadas situações de colisão. Em caso de colisões suficientemente fortes, poderá verificar-se uma ativação dos airbags juntamente com os pré-tensores dos cintos de segurança.
-
Se os cintos de segurança com pré-tensor forem ativados, poderá ouvir-se um ruído forte e ver-se uma poeira fina, semelhante a fumo, dentro do habitáculo. Trata-se de uma situação normal do funcionamento destes dispositivos, que não representa qualquer perigo.
-
Apesar de inofensiva, a poeira fina poderá provocar irritação cutânea e não deverá ser inalada durante muito tempo. Após um acidente indutor da ativação dos pré-tensores dos cintos de segurança, lave bem todas as zonas cutâneas expostas à poeira fina.
-
Devido à ligação do sensor que ativa o airbag SRS aos pré-tensores dos cintos de segurança, a luz de aviso do airbag SRS
no painel de instrumentos acende-se durante cerca de 6 segundos após colocar o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o
motor) na posição ON (ligado) devendo, em seguida, apagar.

Se os pré-tensores do cinto de segurança não estiverem a funcionar corretamente, a luz de aviso do airbag SRS acende-se mesmo que não haja qualquer avaria deste último. Se, ao ligar o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor), a luz de aviso do airbag SRS não acender, se continuar acesa após cerca de 6 segundos, ou se a luz acender com o veículo em andamento, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

-
Os sistemas de pré-tensores dos cintos de segurança foram projetados para funcionarem apenas uma vez. Após a sua ativação, é necessário substituí-los. Todos os cintos de segurança, seja de que tipo for, devem sempre ser substituídos depois de terem atuado numa colisão.
-
Os mecanismos dos cintos de segurança com pré-tensor ficam quentes durante a ativação. Não toque nos mesmos durante vários minutos após a sua ativação.
-
Não tente inspecionar ou substituir os cintos de segurança e os pré-tensores por sua própria iniciativa. Mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
Não sujeite os mecanismos dos cintos de segurança com pré-tensores a impactos fortes com outros objetos.
-
Não tente efetuar trabalhos de manutenção ou reparação nos cintos de segurança com pré-tensores.
-
O manuseamento incorreto dos conjuntos dos cintos de segurança com pré-tensor e o desrespeito pelos avisos para não bater, modificar, inspecionar, substituir, manter ou repará-los podem dar origem ao seu mau funcionamento ou à sua ativação extemporânea, situações que poderão resultar em lesões graves.
-
Coloque os cintos de segurança sempre que conduzir ou viajar num veículo automóvel.
-
Se pretender enviar o veículo ou os cintos de segurança com pré-tensor para abate, contacte uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Trabalho na carroçaria na área dianteira do veículo pode danificar o sistema de cinto de segurança do pré-tensor. Por conseguinte, mande efetuar a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.