Direção assistida eletrónica (EPS)
A direção assistida utiliza um motor elétrico para auxiliar a direção do veículo. Se o motor estiver desligado ou o sistema da direção assistida ficar sem funcionar, o veículo continuará a ter direção, mas esta exigirá um maior esforço de comando por parte do condutor.
O EPS é comandado por uma unidade de controlo que monitoriza a torção e a posição do volante, bem como a velocidade do veículo, para dar ordens ao motor elétrico.
A direção torna-se mais pesada à medida que a velocidade do veículo aumenta, e torna-se mais leve à medida que a velocidade do veículo diminui, para um melhor controlo do volante.
Se detetar alguma alteração ao nível do esforço necessário para virar em condições de condução normais, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Em condições de condução, normal podem ocorrer as seguintes situações:
-
A luz de aviso do sistema EPS não se acende.
-
O esforço da direção é elevado imediatamente após ligar o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor). Isto acontece quando o sistema executa o diagnóstico do sistema EPS. Findo o diagnóstico, o volante volta ao estado normal.
-
Depois de o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor) estar na posição ON ou OFF, poderá ouvir um clique vindo do relé do sistema EPS.
-
Poderá ouvir ruído vindo do motor elétrico com o veículo parado ou a rodar a baixa velocidade.
-
Se for detetado um erro na direção assistida elétrica, a luz de aviso no painel de instrumentos ilumina-se. O volante poderá ficar difícil de manobrar ou funcionar de forma anormal. Neste caso, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional.
A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
Quando é detetada a anormalidade no sistema de assistência eletrónica à direção, a fim de prevenir um acidente mortal, as funções de assistência à direção serão interrompidas. Nesta altura, a luz de aviso do painel de instrumentos acende-se ou pisca e a assistência à direção é desligada. Verifique imediatamente após mover o veículo para uma zona segura.
-
O esforço de direção aumenta se rodar continuamente o volante com o veículo parado. No entanto, após alguns minutos, o volante regressa ao seu estado normal.
-
Se rodar o volante a baixa temperatura, pode ouvir um ruído anormal. Se a temperatura subir, o ruído desaparece. Esta situação é normal.
-
Quando a luz de aviso de sobrecarga do sistema acende ou a tensão é baixa (quando o alternador (ou a bateria) não funciona normalmente ou tem uma avaria), o volante pode ficar pesado e ser difícil de operar.