Pesquisar apenas por Título
Início > Conduzir o veículo > Reboque de atrelados (para a Europa) > Se decidir rebocar um atrelado

Se decidir rebocar um atrelado

Eis algumas sugestões importantes para rebocar um atrelado:

  • Pondere usar um controlo de oscilação da carroçaria. Poderá obter mais informações sobre o controlo de oscilação da carroçaria num vendedor de acessórios de reboque.

  • Não efetue reboques durante os primeiros 2000 km (1200 milhas) de circulação do seu automóvel, para permitir uma rodagem correta do motor. Caso contrário, pode danificar seriamente o motor ou a caixa de velocidades.

  • Quando for rebocar um atrelado, a Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia para saber quais os requisitos adicionais necessários, tais como o kit de reboque, etc.

  • Conduza sempre o veículo a uma velocidade moderada (menos de 100 km/h (60 mph)).

  • Numa subida longa, não ultrapasse os 70 km/h (45 mph) ou o limite de velocidade de reboque estipulado, consoante o que for mais reduzido.

  • As considerações importantes têm a ver com o peso:

Item

Carrinha (package reboque)

CUV (package reboque)

Peso máximo do atrelado [kg]

Com travão

1300

Sem travão

600

Carga vertical estática máxima permitida sobre o dispositivo de engate [kg]

75

Distância recomendada do centro das rodas traseiras ao ponto de engate em mm

1195

915

Peso do atrelado

A: Carga sobre o eixo

B: Peso total do atrelado

Qual é o peso-limite de segurança de um atrelado? Nunca deverá ser superior ao peso máximo do atrelado com travões do atrelado. Mas mesmo esse peso pode ser excessivo.

Depende da utilização prevista do atrelado. Por exemplo, a velocidade, altitude, inclinações da estrada, temperatura exterior e frequência com que o seu veículo é utilizado para rebocar o atrelado são todos fatores importantes. O peso ideal do atrelado pode também depender de qualquer equipamento especial que tenha no veículo.

Peso do eixo do atrelado

A: Peso bruto sobre o eixo

B: Peso bruto do veículo

A carga sobre o eixo de um atrelado é um peso importante, dado que afeta o peso bruto do veículo. Este peso inclui a tara do veículo, a carga transportada e os ocupantes que viajam no veículo. Se rebocar um atrelado, terá de lhe somar a carga sobre o eixo, pois o veículo irá também transportar esse peso.

A barra de ligação do atrelado deve pesar no máximo 10% do peso do atrelado em carga máxima, dentro dos limites da carga máxima permitida sobre a barra de ligação.

Depois de carregar o atrelado, pese o atrelado e o eixo separadamente, para verificar se os pesos estão corretos. Se não estiverem, poderá corrigi-los distribuindo melhor alguns objetos no atrelado.

AVISO

Atrelado

  • Nunca carregue um atrelado colocando mais peso atrás do que à frente. A parte da frente deve suportar aproximadamente 60% da carga total do atrelado; a parte de trás deverá ser carregada com aproximadamente 40% da carga total do atrelado.

  • Nunca ultrapasse os limites de peso máximo do atrelado ou do equipamento de reboque do atrelado. O carregamento incorreto poderá causar danos ao seu veículo e/ou lesões em pessoas. Verifique os pesos e a carga numa balança comercial ou num centro equipado com balanças.

  • Um atrelado mal carregado pode causar a perda de controlo do veículo.

NOTA

Com o aumento da altitude o desempenho do motor diminui. A partir dos 1000 m acima do nível do mar e por cada 1000 m acima desses, tem de ser deduzido 10% do peso do veículo/atrelado (peso do atrelado + peso bruto do veículo).