Pesquisar apenas por Título
Início > Conduzir o veículo > Caixa de velocidades de dupla embraiagem (DTC) > Funcionamento da caixa de velocidades de dupla embraiagem

Funcionamento da caixa de velocidades de dupla embraiagem

A caixa de velocidades de dupla embraiagem possui 6 velocidades para a frente e uma velocidade para marcha-atrás.

Cada uma das velocidades é selecionada automaticamente quando o botão das mudanças está na posição D (Condução).

  • A transmissão de dupla embraiagem pode ser considerada uma transmissão manual de mudanças automáticas. A sensação de condução é análoga à de uma transmissão manual, ao mesmo tempo que oferece toda a comodidade de uma transmissão completamente automática.

  • Quando D (Condução) é selecionado, a transmissão engrena automaticamente as mudanças como uma transmissão automática convencional.

    Ao contrário da transmissão automática tradicional, é possível por vezes sentir e ouvir a mudança das velocidades à medida que os atuadores engrenam as embraiagens e as mudanças são selecionadas.

  • A transmissão de dupla embraiagem incorpora um mecanismo de dupla embraiagem de tipo seco, que permite um melhor desempenho de aceleração e uma maior eficiência de consumo de combustível durante a condução. No entanto, difere de uma transmissão automática convencional porque não incorpora um conversor de binário. Ao invés, a transição de uma mudança para a outra é gerida por deslizamento da embraiagem, especialmente a velocidades mais baixas.

Por conseguinte, as mudanças de velocidades são por vezes mais notórias, podendo ser sentida uma leve vibração enquanto a velocidade do veio de transmissão é emparelhada com a velocidade do veio do motor. Trata-se de uma condição normal da transmissão de dupla embraiagem.

  • A embraiagem de tipo seco transfere o binário de forma mais direta e oferece uma sensação de transmissão direta que pode parecer diferente de uma transmissão automática convencional. Isto poderá ser mais notório no arranque do veículo ao conduzir a baixa velocidade em para-e-arranca.

  • Ao acelerar rapidamente de uma velocidade mais baixa, as rotações por minuto do motor podem aumentar dramaticamente como resultado do deslizamento da embraiagem quando a transmissão de dupla embraiagem seleciona a mudança correta. Esta situação é normal.

  • Ao acelerar após uma paragem numa inclinação, carregue no acelerador de forma suave e gradual para evitar trepidação.

  • Ao conduzir a uma velocidade mais baixa, se libertar rapidamente o pedal do acelerador, poderá sentir o motor a travar antes da transmissão mudar de velocidade. A sensação de travagem do motor é semelhante ao funcionamento da transmissão manual a baixas velocidades.

  • Em descidas, pode usar o botão das mudanças no modo de caixa de velocidades manual e reduzir para a mudança inferior de forma a controlar a velocidade sem usar o pedal do travão excessivamente.

  • Quando liga e desliga o motor, pode ouvir pequenos estalidos à medida que o sistema se submete a um autoteste. Trata-se de um som normal da transmissão de dupla embraiagem.

  • Durante os primeiros 1500 km (1000 milhas), poderá sentir que o veículo não se comporta de forma suave ao acelerar a uma velocidade baixa. Durante este período temporário, a qualidade das mudanças e o desempenho do seu novo veículo são otimizados continuamente.

NOTA
  • Antes de colocar a caixa de velocidades na posição D (condução) ou R (marcha-atrás), pare totalmente o veículo.

  • Não coloque a alavanca da caixa de velocidades em N (ponto-morto) enquanto conduz.

AVISO

Devido a uma falha de transmissão, o veículo pode não se mover e o indicador de posição (D, R) irá piscar no combinado. Neste caso, mande verificar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.