Posições da transmissão
R (Marcha-atrás)
Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

-
Antes de colocar a caixa de velocidades na posição R (marcha-atrás), pare totalmente o veículo.
-
Ao passar para a posição R (marcha-atrás), a velocidade da caixa não é mudada se a velocidade do veículo for superior a 2 km/h (1 mph).
-
Carregue a fundo no pedal dos travões. Caso contrário, a luz indicadora de pressão do travão acende-se e a velocidade não é mudada.
N (Neutro ou ponto morto)
Esta posição não bloqueia as rodas e a transmissão. Utilize a posição N (Neutro ou ponto morto) se precisar de reiniciar um motor que foi abaixo, ou se for necessário parar com o motor ligado. Pressione sempre o pedal do travão quando passar da posição N (Ponto-morto) para outra mudança.

Não engrene nenhuma mudança sem ter o pé firmemente apoiado sobre o pedal do travão. Engrenar uma mudança com o motor em alta rotação pode fazer com que o veículo se mova muito rapidamente. Poderia perder o controlo do veículo e atingir pessoas ou objetos.
D (condução)
Esta é a posição de condução em progressão normal. A transmissão mudará automaticamente para a posição de mudança apropriada após a operação do pedal do acelerador e a variação da velocidade do veículo. Para obter potência extra ao passar por outro veículo ou ao conduzir em subidas, pressione ainda mais o acelerador, até sentir a transmissão baixar para uma mudança mais baixa.
Ao arrancar numa subida
-
Engate bem o travão de estacionamento para impedir que o veículo deslize para trás.
-
Mova a alavanca seletora das mudanças para a posição D (condução) enquanto pressiona o pedal do travão. Certifique-se de que a luz indicadora das mudanças no painel de instrumentos apresenta a 1ª velocidade.
-
Retire o pé do pedal do travão e pressione gradualmente o pedal do acelerador. Em seguida, quando o veículo se começar a mover, liberte o pedal do travão e pressione o pedal do acelerador.
Ao arrancar numa descida
-
Pressione o pedal do travão e mova a alavanca seletora das mudança para a posição D (condução). Certifique-se de que a luz indicadora das mudanças no painel de instrumentos apresenta a 1ª velocidade.
-
Retire o pé do pedal do travão e pressione lentamente o pedal do acelerador. Quando a velocidade do veículo aumentar, a embraiagem será acionada.

-
Se a velocidade não mudar depois de mudar a alavanca seletora das mudanças de N (ponto-morto) para D (condução)/M (manual)/R (marcha-atrás), tente mudar a velocidade novamente. Neste caso, podem ocorrer um atraso temporal e ruído intermitente, o que é normal.
-
Pare sempre o veículo totalmente e pressione o pedal do travão antes de mudar para a posição D (condução).
-
Ao passar da posição R (marcha-atrás) para D (condução), a velocidade não é mudada se a velocidade do veículo for superior a 7 km/h (4 mph).
-
Carregue a fundo no pedal dos travões. Caso contrário, a luz indicadora de pressão do travão acende-se e a velocidade não é mudada.
Modo de caixa de velocidades manual

Quer o veículo esteja parado ou em movimento, o modo de caixa de velocidades manual é selecionado engrenando o seletor de mudanças da posição D (Condução) para a posição manual (M). Para voltar à posição D (condução), volte a colocar a alavanca seletora das mudanças na posição principal. No modo de mudanças manuais, mover a alavanca de velocidades para trás ou para a frente permite-lhe selecionar a mudança apropriada para as atuais condições de condução.
+ (Acima): Para passar para a próxima velocidade, empurre a alavanca seletora para a frente uma vez.
- (Abaixo): Para passar para a velocidade abaixo, puxe a alavanca seletora para trás uma vez.

-
Apenas é possível selecionar as cinco marchas para frente. Para fazer marcha-atrás ou estacionar o veículo, coloque o seletor na posição R (Marcha-atrás) ou N (ponto-morto), conforme o caso.
-
As mudanças inferiores são engrenadas automaticamente quando o veículo abranda. Quando o veículo para, a primeira velocidade é selecionada também automaticamente.
-
Quando o regime de rotações do motor se aproxima da zona vermelha, a caixa de velocidades engrena automaticamente a mudança imediatamente acima.
-
Se o condutor premir a alavanca seletora para a posição + (Cima) ou - (Baixo), a transmissão pode não proceder à passagem de caixa se a mudança seguinte estiver fora do regime de rotação do motor permitido. O condutor deve executar a troca de marchas de acordo com as condições do piso, tendo cuidado para manter a rotação do motor abaixo da zona vermelha indicada no conta-rotações.
-
Ao acelerar a partir de uma paragem do veículo em pisos escorregadios, coloque a alavanca seletora na posição + (para cima). Isto permite à caixa de velocidades passar para a 2.ª velocidade, mais indicada para uma condução tranquila em piso escorregadio. Para voltar para a 1ª velocidade, coloque a alavanca seletora na posição - (para baixo).