Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > Manutenção > Sistema de controlo de emissões > 3. Sistema de controlo de emissões de gases de escape

3. Sistema de controlo de emissões de gases de escape

O sistema de controlo de emissões de gases de escape é um sistema altamente eficaz, que controla as emissões de gases de escape e mantém bons níveis de performance do veículo.

Precauções a ter com os gases de escape do motor (monóxido de carbono)

  • O monóxido de carbono pode ser um dos gases de escape emitidos. Assim, se inalar gases de escape no interior do veículo, mande inspecioná-lo e repará-lo imediatamente. Se suspeitar da entrada de gases de escape no interior do veículo, conduza apenas com todos os vidros abertos. Mande inspecionar e reparar o veículo imediatamente.

    AVISO

    Escape

    Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono (CO). Embora incolor e inodoro, trata-se de um gás perigoso, que pode ser mortal se inalado. Siga as instruções nesta página para evitar a intoxicação por CO.

  • Não deixe o motor a trabalhar em espaços confinados ou fechados (tais como garagens) para além do tempo necessário para entrar ou sair com o veículo desses espaços.

  • Se tiver o veículo parado num local a céu aberto por algum tempo com o motor a trabalhar, regule o sistema de ventilação (conforme o necessário) para deixar entrar ar exterior no veículo.

  • Nunca permaneça por muito tempo num veículo estacionado ou parado com o motor a trabalhar.

  • Se o motor for abaixo ou não quiser pegar, o excesso de tentativas de arranque do motor pode danificar o sistema de controlo de emissões.

Precauções a ter com catalisadores (se instalado)

AVISO

Fogo

  • Um sistema de escape sobreaquecido pode fazer incendiar as peças inflamáveis sob o seu veículo. Não estacione o veículo sobre objetos inflamáveis, ou na proximidade destes, designadamente relva, vegetação, papel, folhas, etc.

  • O sistema de escape e o sistema catalítico aquecem muito quando o motor está a trabalhar, e mesmo imediatamente após o motor ter sido desligado mantêm temperaturas elevadas. Mantenha-se afastado do sistema de escape e do catalisador, pois poderá eventualmente queimar-se.

    Além disso, não retire o dissipador de calor que rodeia o sistema de escape, não vede o fundo do veículo, nem tape o automóvel para evitar a corrosão. Em certas circunstâncias, estas medidas podem representar um risco de incêndio.

O seu veículo está equipado com um dispositivo de controlo de emissões com catalisador.

Assim, é necessário tomar as seguintes precauções:

  • Assegure-se de que reabastece o veículo de acordo com os "Requisitos aplicáveis ao combustível" indicados no capítulo 1.

  • Não conduza o veículo se detetar sinais de avaria do motor, tais como falhas de arranque ou uma notória perda de performance.

  • Não utilize incorretamente nem abuse do motor. Exemplos de utilização incorreta: deixar o veículo deslizar por impulso com a ignição desligada e fazer descidas íngremes com a ignição desligada.

  • Não deixe o motor trabalhar ao ralenti por muito tempo (5 minutos ou mais).

  • Não faça modificações ou quaisquer transformações em qualquer peça do motor ou do sistema de emissão de gases de escape. Todas as inspeções e ajustes têm de ser efetuados por uma oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/centro de serviços autorizado Kia.

  • Evite conduzir com um nível extremamente reduzido de combustível. Pois esta situação pode provocar falhas de ignição no motor, que poderão danificar o catalisador.

Se não tomar estas precauções, poderá danificar o catalisador e o seu veículo.

Além disso, o não cumprimento destas indicações pode levar à anulação das garantias do veículo.

Filtro de partículas de gasolina (GPF) (se instalado)

O Filtro de partículas de gasolina (GPF) é o sistema que remove a fuligem dos gases de escape. Ao contrário do filtro de ar descartável, o sistema GPF queima (oxida) automaticamente e remove a fuligem acumulada durante a condução.

No entanto, a condução repetida em curtas distâncias ou longas distâncias a baixa velocidade pode impedir a fuligem acumulada de ser automaticamente removida pelo sistema GPF. Se a fuligem acumulada atingir uma determinada quantidade, a luz de aviso do GPF () irá acender-se. Para que o sistema GPF volte a funcionar, o veículo deve ser conduzido durante mais de 30 minutos a uma velocidade de 80 km/h (50 mph) e superior. Certifique-se de que as seguintes condições estão reunidas: condições de estrada seguras, transmissão na 3ª velocidade ou superior e velocidade do motor de 1500-4000 rpm. A condução a 80 km/h (50 mph) ou superior durante o período de tempo recomendado permitirá ao sistema GPF voltar a funcionar e fazer com que a luz de aviso do GPF apague.

Se a luz de aviso do GPF continuar acesa ou a mensagem de aviso "Check exhaust system" (verificar sistema de escape) surgir mesmo após conduzir à velocidade recomendada e durante o período de tempo recomendado, visite uma oficina profissional e mande inspecionar o sistema GPF. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado. A condução constante com a luz de aviso do GPF acesa pode danificar o sistema GPF e comprometer a economia de combustível.