Verificar o nível do líquido de refrigeração


-
Nunca tente remover a tampa do radiador com o motor a trabalhar ou quente. Isso pode levar a danos no sistema de arrefecimento e no motor. Além disso, líquido de refrigeração quente ou vapor podem causar ferimentos graves.
-
Desligue o motor e deixe-o arrefecer. Tenha muito cuidado ao remover a tampa do radiador. Envolva-a numa toalha grossa e rode-a devagar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ela parar. Afaste-se enquanto a pressão do sistema de refrigeração é libertada.
Quanto tiver a certeza de que a pressão foi toda libertada, carregue na tampa com uma toalha grossa e continue a rodá-la no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para removê-la.
-
Mesmo que o motor não esteja ligado, não retire a tampa do radiador ou o bujão de esvaziamento enquanto o motor e o radiador estiverem quentes. O líquido de refrigeração quente e o vapor poderão mesmo assim saltar para o exterior devido à pressão, provocando queimaduras.


Inspecione o estado e as ligações de todos os tubos do sistema de refrigeração e do aquecedor. Substitua os tubos inchados ou deteriorados.

O nível do líquido de refrigeração deve situar-se entre as marcas MAX e MIN (F e L), do lado do depósito do líquido de refrigeração, com o motor arrefecido. Se o nível do fluido de refrigeração for reduzido, acrescente água destilada (desionizada) ou água macia. Verta até o nível chegar à marca MAX (F), mas não encha demasiado.
Se forem necessárias adições frequentes, mande inspecionar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.
- Contém tópicos
- Líquido de refrigeração do motor recomendado