Boas práticas de travagem

-
Sempre que sair do veículo ou estacionar, engate completamente o travão de estacionamento e selecione a posição de estacionamento na caixa de velocidades do veículo. Os veículos que não tenham o travão de estacionamento completamente acionado estão em risco de movimento inadvertido e podem causar ferimentos a si e a outros.
-
Os veículos devem ter sempre o travão de estacionamento bem engatado quando estão estacionados, isto para evitar que se movam acidentalmente e provoquem lesões aos seus ocupantes ou aos peões.
-
Após estacionar o veículo, certifique-se de que o travão de estacionamento não está engatado e que a luz do mesmo está apagada antes de iniciar a condução.
-
Conduzir através de água pode deixar os travões molhados. Estes podem também molhar-se durante a lavagem do automóvel. Conduzir com os travões molhados pode ser perigoso! O automóvel não para com a mesma rapidez se os travões estiverem molhados. Os travões molhados podem fazer com que o automóvel se desvie para um dos lados.
-
Para secar os travões, aplique-os ligeiramente até voltarem a atuar normalmente, tendo o cuidado de manter sempre o controlo do automóvel. Se os travões não regressarem ao normal, pare logo que seja seguro e mande inspecionar o veículo numa oficina profissional.
A Kia recomenda que contacte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
-
Não percorra descidas com o automóvel desengatado. Isto é extremamente perigoso. Mantenha sempre o automóvel engatado, abrande com os travões e reduza para uma velocidade inferior para travar com o motor e manter uma velocidade segura.
-
Não conduza travando constantemente. Pode ser perigoso conduzir com o pé em cima do pedal dos travões, pois estes podem sobreaquecer e perder a eficácia de travagem. De igual modo, isso pode aumentar o desgaste dos componentes dos travões.
-
Se um pneu se esvaziar durante a condução, aplique ligeiramente os travões e mantenha o automóvel a direito e virado para a frente ao abrandar. Quando já estiver a circular suficientemente devagar para o fazer em segurança, saia da estrada e pare num local seguro.
-
Se o automóvel tiver uma caixa de velocidades automática, não o deixe descair para a frente. Para o evitar, mantenha o pé com firmeza no pedal dos travões com o automóvel parado.
-
Tenha cuidado ao estacionar num local inclinado. Engate suavemente o travão de estacionamento e coloque a alavanca das mudanças em P (estacionamento). Se o automóvel estiver estacionado numa descida, vire as rodas dianteiras para o passeio para impedi-lo de descair. Se o automóvel estiver estacionado numa subida, vire as rodas dianteiras no sentido oposto ao passeio para impedi-lo de descair. Se não houver passeio ou tiver, por outras razões, de impedir o automóvel de descair, bloqueie as rodas.
-
Em certas condições climatéricas, o travão de estacionamento pode congelar quando engatado. Isto é mais fácil de acontecer se houver uma acumulação de neve ou gelo à volta ou perto dos travões traseiros ou se os travões estiverem molhados. Se houver o risco de congelamento do travão de estacionamento, engate-o apenas temporariamente enquanto coloca a alavanca das mudanças na posição P (estacionamento) e bloqueie as rodas traseiras para o automóvel não descair. Depois, desengate o travão de estacionamento.
-
Não mantenha o veículo parado numa subida com a ajuda do pedal do acelerador. Isso poderá sobreaquecer a caixa de velocidades. Utilize sempre o pedal dos travões ou o travão de estacionamento.