Pesquisar apenas por Título
Página Iincial > O que fazer em caso de emergência > Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) > Indicação de pressão insuficiente dos pneus

Indicação de pressão insuficiente dos pneus

A luz indicadora () de aviso irá acender-se quando é indicado o subenchimento de um pneu. Em alguns tipos, a mensagem acima poderá ser apresentada no combinado.

Se a luz de aviso se acender, reduza a velocidade e evite guinar com força e travagens bruscas. Mande inspecionar o veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

A: Pressão insuficiente

Verifique a pressão de todos os pneus e encha à pressão adequada, de acordo com os procedimentos, e, se necessário, substitua ou repare os pneus.

Se não houver uma estação de serviço por perto, pare o veículo num local seguro, verifique todos os pneus e execute o procedimento de definição do TPMS. Se não for possível ajustar a pressão dos pneus, utilize as ferramentas de reparação para reparar ou colocar um pneu sobresselente e contate uma oficina profissional.

A Kia recomenda que contacte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Poderá não ser possível identificar visualmente a pressão insuficiente dos pneus. Utilize ferramentas de precisão para medir e ajustar a pressão. Tenha em atenção que um pneu quente devido a condução prolongada terá uma pressão alta. Recomendamos que meça e ajuste a pressão dos pneus depois de conduzir o veículo menos de 1,6 km (1 miles) no período de 3 horas.

AVISO

Danos por baixa pressão

Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus torna o veículo instável e pode contribuir para a perda de controlo do veículo e maiores distâncias de travagem.

Além disso, a circulação contínua com os pneus nesse estado dará origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos.

CUIDADO
  • O indicador pode permanecer aceso após colocar um pneu sobresselente, uma vez que o raio do pneu sobresselente é diferente. Certifique-se de que muda para um pneu normal.

  • Para uma condução segura, tenha em atenção que o TPMS não substitui a manutenção adequada dos pneus. É da responsabilidade do condutor manter a pressão correta dos pneus, e todos os pneus devem ser verificados mensalmente, para manter a pressão recomendada.

  • A luz de aviso poderá acender-se se o sistema não estiver definido nas situações necessárias.

  • Com tempo frio, a luz de aviso de pressão insuficiente dos pneus poderá aceder-se, mesmo que o pneu tenha sido ajustado à pressão adequada. Isto não significa que exista uma avaria no sistema TPMS, visto que a descida da temperatura provoca uma diminuição da pressão do pneu. Verifique os pneus e ajuste à pressão recomendada.

  • O desempenho do sistema poderá diminuir nas situações seguintes.

    • Definição incorreta do sistema

    • Utilizar pneus disponíveis no mercado (recomendados pneus originais)

    • Conduzir em estradas escorregadias, não pavimentadas ou com neve

    • Guinar com força, acelerações rápidas e travagens constantes

    • Conduzir demasiado depressa ou devagar

    • Se o veículo estiver sobrecarregado

    • Se estiverem instalados um pneu sobresselente ou uma corrente de neve

AVISO
  • Conduzir com um pneu que apresenta subenchimento pode sobreaquecê-lo e originar falhas no mesmo. Além disso, reduz também a vida útil do rasto do pneu, a condução do veículo, a capacidade de travagem e a eficiência do combustível, provocando instabilidade no veículo. Neste caso, contate uma oficinal profissional para manter a devida pressão dos pneus. A Kia recomenda que contacte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

  • Danos inesperados nos pneus provocados por fatores externos podem não ser imediatamente detetados. Se o veículo estiver instável, reduza imediatamente a velocidade e pare o veículo num local seguro para inspeção.