Trocar pneus
-
Estacione o veículo num local plano e engate bem o travão de estacionamento.
-
Engrene a alavanca seletora da caixa de velocidades na posição R (marcha-atrás) (caixa manual) ou na posição P (estacionamento)(caixa automática).
-
Acenda as luzes intermitentes de emergência.

-
Retire a chave de porcas, o macaco, a manivela e o pneu sobresselente do veículo.
-
Bloqueie as partes anterior e posterior da roda diagonalmente oposta à posição do macaco.

AVISOTrocar pneus
-
Para impedir o movimento do veículo enquanto troca um pneu, engate sempre devidamente o travão de estacionamento e bloqueie sempre a roda diagonalmente oposta à roda cujo pneu está a ser trocado.
-
Recomenda-se a colocação de calços nas rodas do veículo e a ausência de pessoas dentro de um veículo levantado por um macaco.
-
-
Desaperte as porcas da roda com uma volta de cada vez no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, mas não retire nenhuma porca até o pneu ser levantado do chão.

-
Coloque o macaco à frente (1) ou atrás (2) da posição do macaco, o mais perto possível do pneu que pretende trocar. Coloque o macaco nos locais indicados, sob a estrutura do veículo. As posições de colocação do macaco são placas soldadas à estrutura do veículo, com duas patilhas e um ponto levantado para assentar o macaco.


AVISOLocalização do macaco
Para reduzir a possibilidade de sofrer lesões, certifique-se de que utiliza apenas o macaco fornecido com o veículo e na posição correta. Nunca utilize outra parte do veículo para apoiar o macaco.
-
Introduza a manivela do macaco no macaco e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio, levantando o veículo até o pneu ficar ligeiramente acima do chão. Esta medição é de aproximadamente 30 mm (1,2 pol.). Antes de retirar as porcas da roda, certifique-se de que o veículo está estável e de que não existe possibilidade de se mover ou deslizar. Consulte Mais detalhesou a etiqueta da pressão dos pneus na porta do condutor.

-
Desaperte as porcas das rodas e retire-as com os dedos. Tire a roda para fora dos pernos e deite-a no chão para não rolar para longe. Para colocar a roda no cubo, pegue no pneu sobresselente, alinhe os orifícios com os pernos e encaixe a roda nos mesmos.
Se tiver dificuldades em fazê-lo, deslize ligeiramente a roda e alinhe o orifício superior da roda com o perno superior. Depois, mova a roda (para trás e para a frente) até esta encaixar nos restantes pernos.
AVISOAs rodas podem ter arestas afiadas. Pegue nelas com cuidado, para evitar lesões. Antes de colocar a roda, certifique-se de que não existem impurezas no cubo ou na roda (lama, alcatrão, gravilha, etc.) que impeçam o encaixe firme da roda no respetivo cubo.
Se houver, remova-as da roda ou do cubo. Se não houver bom contacto na superfície de montagem entre a roda e o cubo, as porcas da roda podem desapertar-se e provocar a perda de uma roda em andamento. Esta situação pode resultar na perda de controlo do veículo. e provocar lesões graves ou a morte de pessoas.
-
Para voltar a colocar a roda, mantenha-a nos pernos, coloque as porcas nos pernos e aperte-as bem com os dedos. Abane o pneu para se certificar de que este assentou totalmente. Depois, volte a apertar as porcas o mais possível com os dedos.
-
Baixe o veículo para o chão rodando as porcas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Em seguida, coloque a chave de rodas como se mostra na figura e aperte as porcas da roda. Certifique-se de que a chave encaixa completamente na porca. Não se apoie no manípulo da chave de rodas nem utilize um tubo de extensão sobre o manípulo da chave. Verifique bem a roda apertando todas as porcas seguindo a ordem numérica indicada na imagem até todas estarem apertadas. Volte a verificar o aperto de cada roda. Depois de mudar as rodas, mande verificar o sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

Torção de aperto das porcas das rodas
Roda de aço e roda de liga de alumínio: 11~13 kgf·m (79~94lbf·ft)
Se tiver um manómetro para medir a pressão dos pneus, retire a carrapeta da válvula e verifique a pressão do ar. Se a pressão for inferior à recomendada, conduza devagar até à estação de serviço mais próxima e encha o(s) pneu(s) com a pressão correta. Se a pressão for demasiado alta, regule-a para o valor correto. Recoloque sempre a carrapeta da válvula depois de verificar ou regular a pressão do pneu. Se não colocar a tampa, o pneu poderá ter fugas de ar. Se perder uma carrapeta, compre outra e coloque-a logo que possível.
Depois de trocar de rodas, arrume bem o pneu vazio e volte a guardar o macaco e as ferramentas nos devidos locais.

O seu veículo tem rodas com pernos e porcas de rosca métrica. Ao retirar uma roda, certifique-se de que recoloca as mesmas porcas ou, se as trocar, de que utiliza porcas de rosca métrica e com o mesmo chanfro. A colocação de uma porca de rosca não-métrica num perno métrico ou vice-versa não fixa devidamente a roda ao cubo e danifica o perno, que terá de ser substituído.
Convém referir que a maioria das porcas não é de rosca métrica. Antes de colocar porcas ou rodas que não as de origem, tenha o cuidado de verificar o seu tipo de rosca.
Em caso de dúvida, consulte uma oficina profissional. A Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Pernos das rodas
Se os pernos estiverem danificados, podem perder capacidade de retenção da roda, o que pode levar à perda da roda e a uma colisão causadora de lesões graves.
Para evitar os ruídos produzidos pela trepidação do macaco, manivela, chave de porcas e pneu sobresselente durante o andamento, arrume-os sempre de forma adequada.

Pressão incorreta dos pneus sobresselentes
Depois de colocar o pneu sobresselente, verifique a pressão de enchimento logo que possível. Ajuste-o à pressão especificada, se necessário. Consulte Mais detalhes.
Importante - Utilização de pneu sobresselente compacto (se instalado)
O seu veículo está equipado com um pneu sobresselente compacto, Que ocupa menos espaço do que um pneu de tamanho normal. O pneu sobresselente compacto é mais pequeno do que um pneu convencional e destina-se apenas a ser temporariamente utilizado.

-
Conduza com cuidado com o pneu sobresselente compacto colocado. Substitua-o por um pneu e uma jante normais logo que puder.
-
Não é permitida a condução do veículo com mais de um pneu sobresselente compacto em simultâneo.

O pneu sobresselente compacto destina-se apenas a situações de emergência. Não circule com o veículo equipado com o pneu sobresselente compacto a velocidade superior a 80 km/h (50 mph). O pneu de origem deve ser reparado ou substituído o mais depressa possível, para evitar problemas no pneu sobresselente passíveis de provocar lesões pessoais ou fatais.
O pneu sobresselente compacto deve ter uma pressão de enchimento de 420 kPa (60 psi).

Depois de colocar o pneu sobresselente, verifique a pressão de enchimento. Se necessário, regule-lhe corretamente a pressão.
Se utilizar um pneu sobresselente compacto, tome as seguintes precauções:
-
Nunca passe dos 80 km/h (50 mph). Uma velocidade mais elevada pode danificar o pneu.
-
Conduza suficientemente devagar, de modo a evitar os seus perigos. Os perigos da estrada, tais como um buraco ou detritos, podem danificar seriamente o pneu sobresselente compacto.
-
A utilização contínua de um pneu deste tipo pode resultar em problemas no mesmo, perda de controlo do veículo e eventuais lesões pessoais.
-
Não exceda o valor máximo de carga ou a capacidade de transporte de carga do veículo indicados na faixa lateral do pneu sobresselente compacto.
-
Evite passar por cima de obstáculos. O diâmetro do pneu sobresselente compacto é inferior ao diâmetro de um pneu normal e diminui a altura mínima ao chão em cerca de 2,5 cm, o que pode originar danos no veículo.
-
Não leve o veículo a uma estação de lavagem automática com o pneu sobresselente compacto colocado.
-
Não coloque correntes no pneu compacto temporário. Devido ao seu menor tamanho, as correntes podem não se ajustar corretamente, o que pode danificar o veículo e resultar na perda das correntes.
-
Se tiver de conduzir o veículo sobre neve ou gelo, não instale o pneu compacto.
-
Não coloque o pneu compacto temporário em nenhum outro veículo. O pneu foi especificamente concebido para o seu veículo.
-
A duração do rasto do pneu compacto temporário é mais curta do que a de um pneu normal. Inspecione regularmente o pneu compacto temporário e substitua um pneu sobresselente compacto gasto por outro com os mesmos tamanho e desenho, a colocar na mesma jante.
-
O pneu compacto temporário não deve ser colocado noutras rodas. De igual modo, não utilize pneus de série, pneus de neve, jantes ou aros com o pneu sobresselente de utilização temporária. Se o tentar fazer, pode danificar estes artigos ou outros componentes do automóvel.
-
Não utilize mais que um pneu compacto temporário em simultâneo.
-
Não reboque um atrelado se tiver um pneu compacto temporário montado.