Sistema de retenção com cintos de segurança
-
Para maximizar a proteção oferecida pelo sistema de retenção, é necessário colocar os cintos de segurança sempre que se viajar no veículo.
-
Os cintos de segurança são mais eficazes com as costas dos bancos na vertical.
-
As crianças de idade igual ou inferior a 13 anos têm sempre de viajar devidamente retidas no banco traseiro. Nunca as deixe viajar no banco do passageiro dianteiro. Se um(a) jovem com mais de 13 anos tiver de se sentar no banco do passageiro da frente, terá de viajar com o cinto de segurança bem colocado e o banco o mais recuado possível.
-
Nunca ponha o cinto do ombro debaixo do braço ou por trás das costas. Um cinto de ombro mal colocado pode causar lesões graves em caso de colisão. O cinto do ombro deve passar a meio deste, sobre a clavícula.
-
Nunca coloque um cinto de segurança sobre objetos frágeis. Se ocorrer uma paragem brusca ou um impacto, o cinto de segurança pode danificá-lo.
-
Evite colocar os cintos de segurança torcidos. Um cinto torcido não é tão eficaz. Numa colisão, pode até infligir cortes no utilizador. Certifique-se de que a correia do cinto está colocada a direito e não torcida.
-
Tenha cuidado para não danificar a correia ou o mecanismo do cinto de segurança. Se isso acontecer, substitua o cinto.
Os cintos de segurança foram concebidos para assentar na estrutura óssea do corpo e devem ser colocados inferiormente, a atravessar a frente da zona pélvica, o tórax e os ombros, consoante o caso. É de evitar a colocação da parte do colo por cima da zona abdominal.
Para oferecerem a proteção a que se destinam, os cintos de segurança devem ajustar-se o mais firmemente possível, mas sem prejudicar o conforto dos utilizadores.
Um cinto de segurança lasso diminui em muito a proteção oferecida ao ocupante.
É necessário cuidado para evitar a contaminação da correia com produtos de polimento, óleos, químicos e, principalmente, ácido da bateria. Para fazer a limpeza em segurança, deverá utilizar um sabão pouco agressivo e água. Se a correia ficar gasta, contaminada ou danificada, o cinto deverá ser substituído.
Mesmo que os danos não sejam evidentes, é fundamental substituir todo o conjunto do cinto depois da sua atuação numa situação de grande impacto. Os cintos não devem ser colocados com as correias torcidas. Cada conjunto de um cinto de segurança só pode ser utilizado por um único ocupante. É perigoso colocar um cinto à volta de uma criança transportada ao colo de um ocupante.
-
O utilizador não deve efetuar quaisquer modificações ou acrescentos que impeçam a atuação dos dispositivos de ajustamento dos cintos de segurança ou o ajustamento do conjunto de um cinto de modo a eliminar a folga.
-
Quando apertar o cinto de segurança, certifique-se de que não introduz a lingueta no retentor correspondente ao cinto de outro banco. Isso seria muito perigoso, pois dessa forma a proteção oferecida pelo cinto não seria a mais adequada.
-
Não desaperte o cinto de segurança e não aperte e desaperte repetidamente o cinto de segurança durante a condução. Isto pode resultar na perda de controlo e num acidente que pode causar ferimentos graves, até mesmo fatais, ou danos materiais.
-
Quando colocar o cinto de segurança, certifique-se de não passou o mesmo por cima de algum objeto duro ou que se possa partir com facilidade.
-
Certifique-se de que não se encontra qualquer corpo estranho dentro do retentor. Que possa prejudicar o fecho adequado do cinto.