Verificar o nível do fluido da caixa de velocidades automática
O nível do fluido da caixa de velocidades automática deve ser verificado regularmente.
Mantenha o veículo num local plano, com o travão de estacionamento aplicado, e verifique o nível do óleo de acordo com o procedimento seguinte.
-
Coloque a alavanca das mudanças na posição N (ponto-morto) e confirme se o motor está a funcionar ao ralenti normal.
-
Após o aquecimento suficiente da caixa de velocidades automática [temperatura do fluido a 70~80 °C (158~176°F)], por exemplo, de 10 minutos de condução normal, desloque a alavanca das mudanças ao longo de todas as posições e coloque-a nas posições N (ponto-morto) ou P (estacionamento).
-
Confirme se o nível do fluido se encontra na parte “HOT (A)” (Quente) do indicador de nível. Se o nível do óleo for inferior, reabasteça com o óleo especificado a partir do orifício de enchimento. Se o nível do óleo for superior, drene o óleo a partir do orifício de drenagem.
-
Se o nível do fluido for verificado num estado frio temperatura do óleo a [20~30 °C (68~86 °F)], reabasteça com fluido até à linha “COLD (B)” (Frio) e volte a verificar o nível do fluido de acordo com o passo 2 acima.
Fluido da caixa de velocidades
O nível do fluido da caixa de velocidades deve ser verificado quando o motor está à temperatura de funcionamento normal. Isto significa que o motor, o radiador, o tubo do radiador, o sistema de escape, etc. estão muito quentes. Tenha muito cuidado para não se queimar durante este procedimento.
-
O baixo nível do fluido provoca o deslizamento das mudanças da caixa de velocidades. O enchimento excessivo pode provocar espuma, perda de fluido e avaria da caixa de velocidades.
-
A utilização de um fluido não recomendado pode provocar o mau funcionamento e a avaria da caixa de velocidades.
Travão de estacionamento
Para evitar movimentos súbitos do veículo, aplique o travão de estacionamento e carregue no pedal dos travões antes de deslocar a alavanca das mudanças.
A parte “COLD” (frio) serve apenas de referência e NÃO deve ser utilizada para determinar o nível do fluido da caixa de velocidades.
O fluido da caixa de velocidades automática novo deve ser vermelho. O corante vermelho é adicionado para que a fábrica de montagem possa identificá-lo como fluido da caixa de velocidades automática e distingui-lo do óleo do motor ou do anticongelante. O corante vermelho, que não é um indicador da qualidade do óleo, não é permanente. Com a rodagem do veículo, o fluido da caixa de velocidades automática vai começando a escurecer. A cor pode apresentar-se castanho-clara. Como tal, mande substituir o fluido da caixa de velocidades automática num concessionário Kia autorizado, de acordo com o Plano de manutenção no início desta secção.
Utilize apenas fluido da caixa de velocidades automática recomendado. (Consulte Mais detalhes.)