Boas práticas de condução
-
Nunca desloque a alavanca seletora da posição P (Estacionamento) ou N (Ponto-morto) para outra posição com o pedal do acelerador sob pressão.
-
Nunca desloque o seletor de mudanças para a posição P (Estacionamento) com o veículo em movimento.
-
Certifique-se de que o veículo está totalmente parado antes de engrenar a posição R (marcha-atrás) ou D (condução).
-
Nunca deixe o veículo em ponto-morto nem rolar com o motor desligado numa descida. Isso poderá ser extremamente perigoso. Deixe sempre o veículo engatado.
-
Não conduza travando constantemente. Pode sobreaquecer o sistema e provocar uma avaria nos travões. Em vez disso, ao percorrer uma longa descida, abrande e reduza para uma velocidade abaixo. Ao fazê-lo, a travagem com o motor ajuda o veículo a abrandar.
-
Abrande antes de fazer uma redução de caixa. Caso contrário, a velocidade abaixo poderá não entrar.
-
Utilize sempre o travão de estacionamento. Não confie na posição P (estacionamento) para impedir o automóvel de andar.
-
Tenha muito cuidado ao conduzir em pisos escorregadios. Em especial ao travar, acelerar ou engrenar mudanças. Num piso escorregadio, uma alteração brusca da velocidade do veículo pode ocasionar a perda de tração das rodas motrizes e a consequente perda de controlo do veículo.
-
Pressionar e libertar devagar o pedal do acelerador permite otimizar a performance e a economia do veículo.
-
Ao conduzir em subidas ou descidas, mude sempre para D (Condução) para avançar ou mude para R (Marcha-atrás) para fazer marcha-atrás e verifique a posição das mudanças indicada no painel antes de conduzir.
Conduzir na direção oposta à da mudança selecionada pode criar uma situação perigosa, pois desliga o motor e afeta o desempenho da travagem.
-
Coloque sempre o cinto de segurança! Numa colisão, um ocupante sem cinto corre muito mais riscos de sofrer lesões graves ou fatais do que um ocupante com o cinto corretamente colocado.
-
Evite curvas ou viragens a alta velocidade.
-
Não faça movimentos bruscos do volante, como no caso de mudanças abruptas de faixa ou viragens rápidas e apertadas.
-
O risco de capotamento é muito maior se perder o controlo do veículo a velocidades próprias de autoestrada.
-
Em muitos casos, o condutor perde o controlo do veículo quando duas ou mais rodas saem da estrada e o condutor efetua uma sobreviragem para retomar a estrada.
-
Se o seu veículo sair da via de rodagem, não faça movimentos bruscos com o volante. Em vez disso, abrande antes de voltar para dentro das marcações da via.
-
Nunca ultrapasse os limites de velocidade afixados na sinalização.
Se o seu veículo ficar preso em neve, lama, areia, etc., tente baloiçá-lo movendo-o para a frente e para trás. Não efetue este procedimento com pessoas ou objetos perto do veículo. Durante este procedimento, o veículo pode andar repentinamente para a frente ou para trás, provocando lesões ou danos materiais nas pessoas ou objetos existentes nas imediações.
Arranque numa subida íngreme
Para arrancar numa subida íngreme, carregue no pedal dos travões e coloque a alavanca seletora na posição D (Condução). Engrene a velocidade apropriada, tendo em conta o peso da carga e a inclinação da subida, e desengate o travão de estacionamento. Depois, carregue gradualmente no pedal do acelerador ao mesmo tempo que vai libertando o pedal dos travões.