Cuidados a ter com os cintos de segurança
Os sistemas dos cintos de segurança nunca devem ser desmontados ou alterados. Além disso, é preciso ter cuidado para garantir que os cintos de segurança e os respetivos mecanismos não são danificados pelas dobradiças dos bancos, portas ou outros fatores.
-
Ao recolocar as costas do banco traseiro na vertical, após o seu rebatimento, tenha cuidado para não danificar a correia ou o retentor do cinto de segurança. Não deixe que a correia ou a fivela do cinto fiquem presas ou entaladas no banco traseiro. Um cinto de segurança com uma correia ou retentor danificado não é tão forte, podendo até não atuar devidamente em caso de colisão ou travagem brusca e originar assim lesões graves. Se a correia ou os retentores estiverem danificados, substitua-os imediatamente.
-
Os cintos de segurança podem aquecer num veículo que tenha permanecido fechado num dia de sol e podem queimar bebés e crianças.
Inspeção periódica
Recomenda-se a inspeção periódica de todos os cintos de segurança, para verificar a existência de sinais de desgaste ou danos nos mesmos. As peças danificadas do sistema devem ser substituídas logo que possível.
Mantenha os cintos limpos e secos
Os cintos de segurança devem ser mantidos limpos e secos. Se os cintos ficarem sujos, podem ser limpos utilizando uma solução de sabão não agressivo e água quente. Lixívia, tinta, detergentes agressivos ou abrasivos não devem ser utilizados, uma vez que podem danificar ou enfraquecer o tecido.
Quando substituir os cintos de segurança
Se o veículo tiver sofrido um acidente, deve substituir o conjunto ou conjuntos de cintos de segurança ativados, mesmo que não apresentem danos visíveis. Neste caso, mande substituir o sistema numa oficina profissional.
A Kia recomenda que consulte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.