Pesquisar apenas por Título
Início > O que fazer em caso de emergência > Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS, se instalado)

Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS, se instalado)

Luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus (1)/Interruptor TPMS SET (definir TPMS) (2)

Visão geral do sistema

O sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) deteta alterações no raio do pneu. Se a pressão dos pneus baixar para menos do que a pressão recomendada, a luz de aviso do sistema ilumina-se.

Para que o sistema funcione corretamente, é da responsabilidade do condutor definir o sistema, seguindo o procedimento adequado, e definir a pressão atual dos pneus.

A luz de aviso irá acender-se no painel quando um ou mais pneus apresentarem subenchimento após a definição do TPMS.

A luz de aviso irá também acender-se para avisar o condutor de avarias do sistema.

Consulte a imagem acima (1) para obter mais informações.

Definição do sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS)

O condutor pode definir o TPMS, seguindo os procedimentos abaixo:

  1. Encha todos os pneus de acordo com a pressão recomendada.

  2. Ligue o motor, certifique-se de que o veículo está imobilizado e prima o interruptor TPMS (2) à esquerda do banco do condutor durante 3 segundos.

  3. Verifique se a luz indicadora de aviso () pisca durante 4 segundos.

* Se a luz de aviso não piscar exibida, repita o processo a partir de 2).

Para a pressão dos pneus recomendada deste veículo, consulte Mais detalhes ou a etiqueta da pressão dos pneus na porta do condutor.

Para o funcionamento correto do TPMS, o condutor tem de definir o sistema nas situações seguintes.

* Situação que requer a definição do TPMS

  • Se os pneus ou as rodas forem reparados ou substituídos

  • Se o pneu ou a roda forem recolocados.

  • Se a pressão do pneu for ajustada.

  • Se a luz de pressão insuficiente se acender.

  • Se a suspensão ou o sistema ESC forem substituídos.

CUIDADO

Se o sistema for definido sem ajustar a pressão, pode ocorrer um falso alarme ou a luz indicadora não será apresentada, mesmo que o veículo apresente subenchimento significativo.

Certifique-se de que todos os pneus são devidamente ajustados à pressão recomendada quando da definição.

Se o sistema não for definido mesmo nas situações necessárias, pode ocorrer um falso alarme ou a luz indicadora não será apresentada, mesmo que o veículo apresente subenchimento significativo.

O sistema não será definido se premir o interruptor SET (definir) (2) durante a condução. Pare o veículo e prima o interruptor (2) durante mais de 3 segundos.

  • Certifique-se de que o pneu está frio antes de o encher com pressão.

    Um pneu frio corresponde a uma imobilização do veículo de 3 horas ou a uma condução de 1,6 km (1 miles).

Indicação de pressão insuficiente dos pneus

A luz indicadora () de aviso irá acender-se quando é indicado o subenchimento de um pneu.

Se a luz de aviso se acender, reduza a velocidade e evite guinar com força e travagens bruscas. Mande inspecionar o veículo numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

Verifique a pressão de todos os pneus e encha à pressão adequada, de acordo com os procedimentos, e, se necessário, substitua ou repare os pneus.

Se não houver uma estação de serviço por perto, pare o veículo num local seguro, verifique todos os pneus e execute o procedimento de definição do TPMS. Se não for possível ajustar a pressão dos pneus, utilize as ferramentas de reparação para reparar ou colocar um pneu sobresselente e contate uma oficina profissional.

A Kia recomenda que contacte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

Poderá não ser possível identificar visualmente a pressão insuficiente dos pneus. Utilize ferramentas de precisão para medir e ajustar a pressão.

Tenha em atenção que um pneu quente devido a condução prolongada terá uma pressão alta. Recomendamos que meça e ajuste a pressão dos pneus depois de conduzir o veículo menos de 1,6 km (1 miles) no período de 3 horas.

CUIDADO
  • O indicador pode permanecer aceso após colocar um pneu sobresselente, uma vez que o raio do pneu sobresselente é diferente. Certifique-se de que muda para um pneu normal.

  • Para uma condução segura, tenha em atenção que o TPMS não substitui a manutenção adequada dos pneus. É da responsabilidade do condutor manter a pressão correta dos pneus, e todos os pneus devem ser verificados mensalmente, para manter a pressão recomendada.

  • A luz de aviso poderá acender-se se o sistema não estiver definido nas situações necessárias.

  • Com tempo frio, a luz de aviso de pressão insuficiente dos pneus poderá aceder-se, mesmo que o pneu tenha sido ajustado à pressão adequada. Isto não significa que exista uma avaria no sistema TPMS, visto que a descida da temperatura provoca uma diminuição da pressão do pneu. Verifique os pneus e ajuste à pressão recomendada.

  • O desempenho do sistema poderá diminuir nas situações seguintes.

    • Definição incorreta do sistema

    • Utilizar pneus disponíveis no mercado (recomendados pneus originais)

    • Conduzir em estradas escorregadias, não pavimentadas ou com neve

    • Guinar com força, acelerações rápidas e travagens constantes

    • Conduzir demasiado depressa ou devagar

    • Se o veículo estiver sobrecarregado

    • Se estiverem instalados um pneu sobresselente ou uma corrente de neve

  • Quando estiver a encher os pneus com mais ar, poderão não se reuniras condições para apagar a luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus. Isto acontece porque existe uma margem de erro no desempenho de um equipamento de enchimento dos pneus. A luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus apaga se a pressão dos pneus for superior à pressão recomendada de enchimento dos pneus.

AVISO
  • Conduzir com um pneu que apresenta subenchimento pode sobreaquecê-lo e originar falhas no mesmo. Além disso, reduz também a vida útil do rasto do pneu, a condução do veículo, a capacidade de travagem e a eficiência do combustível, provocando instabilidade no veículo. Neste caso, contate uma oficinal profissional para manter a devida pressão dos pneus. A Kia recomenda que contacte um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.

  • Danos inesperados nos pneus provocados por fatores externos podem não ser imediatamente detetados. Se o veículo estiver instável, reduza imediatamente a velocidade e pare o veículo num local seguro para inspeção.

Avaria do sistema de monitorização da pressão dos pneus

O indicador de avaria do TPMS irá acender-se () após piscar durante aproximadamente 70 segundos sempre que exista um problema com o Sistema de monitorização da pressão dos pneus. Esta sequência irá continuar em arranques subsequentes do veículo até a avaria ser resolvida.

Se o indicador permanecer iluminado ou se iluminar mesmo após a definição do sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), assegure que o sistema é verificado numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

AVISO
  • Se existir uma avaria no TPMS, a pressão insuficiente dos pneus não será indicada. Neste caso, mande efetuar a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado.

  • Se o sistema não funcionar devido à desmontagem do TPMS ou à instalação de peças relacionadas com uma especificação diferente, tal pode representar um problema aquando das inspeções periódicas.

  • Durante a reparação de peças relacionadas do TPMS, certifique-se de que as substitui por peças com a especificação original ou peças que satisfaçam o regulamento do TPMS.

    • Peças relacionadas com o sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS): pneu, roda, unidade ESC, suspensão

Consulte: Estado da luz indicadora

Estado

Símbolo

Pressão insuficiente

Acende

Avaria do sistema

Acende depois de piscar

(70 segundos)

Configuração

► -

Desliga depois de piscar

(4 segundos)