Sistema imobilizador de arranque (se instalado)
O seu automóvel pode estar equipado com um sistema eletrónico de imobilização do motor, para reduzir o risco de utilização não autorizada do veículo.
O sistema é formado por um pequeno transponder (transmissor-recetor) incorporado no interior da chave da ignição e em diversos elementos eletrónicos no interior do veículo.
Com sistema de imobilizador de arranque, sempre que introduzir a chave da ignição no interruptor da ignição e a rodar para a posição ON (Ligado), o sistema verifica e determina se a chave de ignição é válida ou não.
Se a chave for válida, o motor arranca. Se a chave for inválida, o motor não arranca.
Para desativar o sistema de imobilizador de arranque:
Insira a chave da ignição no respetivo canhão e rode-a para a posição ON (Ligado).
Para ativar o sistema de imobilizador de arranque:
Rode a chave da ignição para a posição OFF (Desligado). O sistema de imobilizador de arranque é automaticamente ativado. Sem uma chave de ignição válida para o seu automóvel, o motor não arranca.
De modo a prevenir o roubo do seu veículo, não deixe as segundas chaves no interior do mesmo. A palavra-passe do seu imobilizador é personalizada e deve ser mantida confidencial. Não deixe este número em nenhum local do seu veículo.
Ao ligar o motor, não utilize a chave com outras chaves do sistema imobilizador por perto. Caso contrário, o motor pode não ligar ou parar de trabalhar pouco depois de ser ligado. Guarde cada uma das chaves separadamente para evitar problemas no arranque.
Não coloque acessórios metálicos junto do canhão da ignição. Se o fizer, o motor pode não pegar em virtude da interrupção da transmissão de sinal do transponder (transmissor-recetor).
Se necessitar de chaves adicionais ou se perder as chaves, a Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços autorizado Kia.
O transponder (transmissor-recetor) da sua chave da ignição é um componente importante do sistema imobilizador.
Foi concebido para proporcionar anos de serviço sem problemas. No entanto, deve evitar exposição a humidade, eletricidade estática e manuseamento descuidado. Caso contrário, poderão surgir avarias no sistema imobilizador.
Não modifique, altere ou ajuste o sistema do imobilizador, uma vez que tal poderá resultar num mau funcionamento do mesmo. Neste caso, mande efetuar a manutenção do sistema numa oficina profissional. A Kia recomenda que visite um concessionário/parceiro de serviços Kia autorizado. As avarias provocadas por alterações, regulações ou modificações incorretas feitas no sistema imobilizador não são cobertas pela garantia do fabricante do veículo.