Rotatividade dos pneus
Para equilibrar o desgaste do piso, recomenda-se a rotatividade das posições dos pneus a cada 10 000 km (6500 milhas) ou antes, caso surjam desequilíbrios no desgaste.
Durante esta operação, inspecione os pneus para verificar o seu equilíbrio correto.
Quando rodar os pneus, inspecione-os em busca de desgaste ou danos anormais. Normalmente, o desgaste anormal é provocado por uma pressão incorreta dos pneus, um mau alinhamento das rodas, o desequilíbrio das rodas, travagens bruscas ou curvas acentuadas. Procure deformações ou protuberâncias no piso ou no lado dos pneus. Se as encontrar, substitua o(s) pneu(s) em questão. Se o tecido ou a lona de um pneu estiverem à vista, substitua-o também. Depois da operação de rotatividade dos pneus, lembre-se de regular as pressões dos pneus dianteiros e traseiros de acordo com as especificações, e verifique a torção de aperto das rodas.
Consulte Mais detalhes.
Sempre que rodar os pneus, inspecione os calços dos travões de disco em busca de sinais de desgaste.
A rotatividade dos pneus radiais com banda de rodagem assimétrica deve ser realizada de acordo com a seguinte regra: os de trás com os da frente, mas não os da direita com os da esquerda.
-
Não utilize o pneu sobresselente (se instalado) nas operações de rotatividade dos pneus.
-
Não misture nunca pneus de tela diagonal e radial. Esta situação pode gerar caraterísticas de condução anormais, passíveis de resultar em lesões graves ou fatais, ou ainda em danos materiais.