Trocar pneus
-
Estacione o veículo num local plano e engate bem o travão de estacionamento.
-
Engrene a alavanca seletora da caixa de velocidades na posição R (marcha-atrás) (caixa manual) ou na posição P (estacionamento)(caixa automática).
-
Acenda as luzes intermitentes de emergência.
-
Retire a chave de porcas, o macaco, a manivela e o pneu sobresselente do veículo.
-
Bloqueie as partes anterior e posterior da roda diagonalmente oposta à posição do macaco.
Trocar pneus
-
Para impedir o movimento do veículo enquanto troca um pneu, engate sempre devidamente o travão de estacionamento e bloqueie sempre a roda diagonalmente oposta à roda cujo pneu está a ser trocado.
-
Recomenda-se a colocação de calços nas rodas do veículo e a ausência de pessoas dentro de um veículo levantado por um macaco.
-
Desaperte as porcas da roda com uma volta de cada vez no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, mas não retire nenhuma porca até o pneu ser levantado do chão.
-
Coloque o macaco à frente (1) ou atrás (2) da posição do macaco, o mais perto possível do pneu que pretende trocar. Coloque o macaco nos locais indicados, sob a estrutura do veículo. As posições de colocação do macaco são placas soldadas à estrutura do veículo, com duas patilhas e um ponto levantado para assentar o macaco.
Localização do macaco
Para reduzir a possibilidade de sofrer lesões, certifique-se de que utiliza apenas o macaco fornecido com o veículo e na posição correta. Nunca utilize outra parte do veículo para apoiar o macaco.
-
Introduza a manivela do macaco no macaco e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio, levantando o veículo até o pneu ficar ligeiramente acima do chão. Esta medida é de aproximadamente 30 mm. Antes de retirar as porcas da jante, certifique-se de que o veículo está estável e de que não existe possibilidade de se mover ou deslizar.
-
Desaperte as porcas das rodas e retire-as com os dedos. Tire a roda para fora dos pernos e deite-a no chão, para não rolar para longe. Para colocar a roda no cubo, pegue no pneu sobresselente, alinhe os orifícios com os pernos e encaixe a roda nos mesmos.
Se tiver dificuldades em fazê-lo, deslize ligeiramente a roda e alinhe o orifício superior da roda com o perno superior. Depois, mova a roda (para trás e para a frente) até esta encaixar nos restantes pernos.
As rodas podem ter arestas afiadas. Pegue nelas com cuidado, para evitar lesões. Antes de colocar a roda, certifique-se de que não existem impurezas no cubo ou na roda (lama, alcatrão, gravilha, etc.) que impeçam o encaixe firme da roda no respetivo cubo.
Se houver, remova-as da roda ou do cubo. Se não houver bom contacto na superfície de montagem entre a roda e o cubo, as porcas da roda podem desapertar-se e provocar a perda de uma roda em andamento. Esta situação pode resultar na perda de controlo do veículo. e provocar lesões graves ou a morte de pessoas.
-
Para reinstalar a jante, mantenha-a nos pernos, coloque as porcas nos pernos e aperte-as bem com os dedos. As porcas devem ser instaladas com as extremidades afuniladas de diâmetro pequeno diretamente para dentro. Abane o pneu para se certificar de que este assentou totalmente. Depois, volte a apertar as porcas o mais possível com os dedos.
-
Baixe o veículo para o chão rodando as porcas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Em seguida, coloque a chave de rodas como se mostra na figura e aperte as porcas da roda. Certifique-se de que a chave encaixa completamente na porca. Não se apoie no manípulo da chave de rodas nem utilize um tubo de extensão sobre o manípulo da chave. Verifique bem a roda apertando todas as porcas seguindo a ordem numérica indicada na imagem até todas estarem apertadas.
Volte a verificar o aperto de cada roda. Após a substituição de pneus, recomendamos que a manutenção seja realizada por um concessionário Kia.