Baloiçar o veículo
Se for necessário baloiçar o veículo para o libertar de neve, areia ou lama, comece por rodar o volante para a direita ou para a esquerda para desimpedir a área à frente das rodas dianteiras. Em seguida, vá alternando entre a 1ª velocidade e a marcha-atrás (R) (nos veículos equipados com caixa de velocidades manual), ou a marcha-atrás e qualquer velocidade para a frente nos veículos equipados com caixa de velocidades automática. Não force o motor e faça girar as rodas o menos possível. Se, após várias tentativas, o veículo continuar preso, mande rebocá-lo, para evitar o sobreaquecimento do motor e eventuais danos na caixa de velocidades.
O baloiço prolongado do veículo pode causar o sobreaquecimento do motor, danos ou avarias na caixa de velocidades e danos nos pneus.
Patinagem dos pneus
Não faça derrapar as rodas, principalmente a velocidades superiores a 56 km/h (35 mph). Se fizer girar as rodas a alta velocidade com o veículo parado, pode provocar o sobreaquecimento e rebentamento de um pneu e causar lesões nas pessoas presentes nas imediações.
Antes de baloiçar o veículo, desative o sistema ESC (se instalado).
Se o seu veículo ficar preso em neve, lama, areia, etc., tente baloiçá-lo movendo-o para a frente e para trás. Não efetue este procedimento com pessoas ou objetos perto do veículo. Durante este procedimento, o veículo pode andar repentinamente para a frente ou para trás, provocando lesões ou danos materiais nas pessoas ou objetos existentes nas imediações.