Pesquisar apenas por Título
Início > Condução do seu veículo > Sistema de travagem > Travões assistidos

Travões assistidos

O seu veículo dispõe de travões assistidos, que se afinam automaticamente com o uso normal.

Caso os travões assistidos percam potência devido ao afogamento do motor ou por outra razão, pode sempre parar o veículo aplicando mais força do que o normal no pedal dos travões. Contudo, a distância de paragem será mais longa.

Com o motor desligado, parte da potência de reserva dos travões esgota-se sempre que aplicar o pedal dos travões. Não pressione e liberte rapidamente o pedal dos travões com a assistência interrompida.

Faça-o apenas quando for necessário, para manter o controlo da direção em pisos escorregadios.

NOTA
  • Quando pressionar o pedal dos travões sob certas condições de condução ou meteorológicas, o carro poderá chiar ou produzir outro tipo de ruídos. Tal não significa que os travões estejam a funcionar mal, pois trata-se de um fenómeno normal.

  • Ao conduzir em estradas às quais foram aplicados produtos químicos de degelo, o veículo pode apresentar ruídos nos travões ou abrasão anormal dos pneus devido a esses produtos químicos. Continue a utilizar os travões, se as condições de circulação forem seguras, de modo a remover os produtos químicos de degelo dos discos e das pastilhas.

AVISO

Travões

  • Não conduza com o pé em cima do pedal dos travões. Isso dá origem a um aquecimento anormal dos travões, a um desgaste excessivo das pastilhas e maxilas dos travões e a maiores distâncias de travagem.

  • Ao percorrer uma descida longa ou íngreme, reduza para uma velocidade inferior e evite aplicar continuamente os travões. Se o fizer, os travões podem sobreaquecer e perder temporariamente a sua eficácia.

  • Se os travões estiverem molhados, o veículo poderá não ter o tempo de abrandamento normal e desviar-se para um dos lados ao acionar os travões. Para saber se os travões estão a funcionar corretamente, trave ligeiramente o veículo. Experimente sempre os travões desta forma depois de atravessar poças fundas de água.

    Para secar os travões, aplique-os ligeiramente a uma velocidade segura até eles voltarem a funcionar normalmente.

  • Antes de iniciar a condução, teste sempre a posição dos pedais do travão e do acelerador. Se não o fizer, poderá carregar inadvertidamente no pedal do acelerador em vez do pedal do travão. E provocar um acidente grave.

Em caso de falha dos travões

Se os travões falharem com o veículo em andamento, pode efetuar uma paragem de emergência com o travão de estacionamento. Contudo, a distância de travagem será muito mais longa do que o normal.

AVISO

Travão de estacionamento

O engate do travão de estacionamento com o veículo em andamento a velocidades normais pode provocar uma perda súbita de controlo do veículo. Se tiver de utilizar o travão de estacionamento para parar o veículo, faça-o com muito cuidado.

Indicador sonoro de desgaste dos travões de disco

Se as pastilhas estiverem gastas e forem necessárias pastilhas novas, ouvirá um som agudo de aviso proveniente dos travões dianteiros ou traseiros. Este som poderá aparecer ou desaparecer ou ocorrer sempre que carrega no pedal do travão.

CUIDADO
  • Para evitar reparações dispendiosas dos travões, não conduza com travões com as pastilhas gastas.

  • Quando substituir as pastilhas ou calços, instale sempre conjuntos de travões dianteiros ou traseiros completos.

AVISO

Desgaste dos travões

O indicador sonoro de desgaste dos travões significa que o seu veículo precisa de assistência. Se ignorar este aviso sonoro, os travões podem perder eficácia de travagem, o que poderá resultar num acidente grave.

Travões do tambor traseiro (se instalado)

Os travões do tambor traseiro não têm indicadores de desgaste. Por conseguinte, mande inspecionar os calços dos travões traseiros se ouvir um ruído de fricção nos mesmos. Mande inspecionar também os travões traseiros sempre que mudar ou rodar os pneus e quando substituir os travões dianteiros.